quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oliveira S. Mateus por uma melhor justiça!


Um ano já passado da eleição do actual executivo, e o balanço da actividade do mesmo, nunca foi tão fácil de fazer. Na verdade, não fosse o respeito que a população de Oliveira S. Mateus nos merece, e seria para nós suficiente, afixar esta singela folha de papel sem nada escrito, e o balanço do trabalho da actual Junta de Freguesia, estava feito, dado que, depois das eleições, nada de relevante se passou nem nada se fez.

Do plano de actividades apresentado pela coligação PSD/CDS versus CSPM, nada para dizer, até porque, quando o mesmo foi apresentado, a CDU manifestou de imediato, tratar-se de um projecto utópico, irrealista e completamente irrealizável, que, em português corrente quer dizer, que existia muita parra, e pouca uva.

Ora, para nós, eleitos da CDU, não houve propriamente nenhuma surpresa na confirmação da inoperância deste executivo, e na ineficácia de execução do plano de actividades para 2010, dado que sabíamos daquilo que são ou não capazes, pois servimos-lhe de “reboque” durante quatro anos, para que o trabalho com maior ou menor dificuldade se fosse realizando, algumas vezes até, à revelia do Presidente da Junta, por isso, até aqui, nada de novo. O que sinceramente nos chateia, é o recurso constante à mentira, ás “fugas para a frente”, ao já habitual, “não sei o que se passa mas vou ver isso”.

Para alem disso, lamentamos a insensatez, a falta de humildade e a falta de respeito deste executivo, pelas regras democráticas. TODAS as questões legitimamente levantadas pela oposição nas Assembleias de Freguesia durante este mandato, não mereceram nunca deste executivo respostas sérias e transparentes, apesar da importância das mesmas, quer para a população quer para a Freguesia.

Das ruas a necessitar de intervenção urgente e absolutamente inadiável (algumas a ficar quase intransitáveis), da rede de saneamento e água, da iluminação etc, nem vale a pena falar, dada a inércia deste executivo. A limpeza da Freguesia, que era o cavalo de batalha do executivo anterior, hoje não passa de uma quimera. Tirando o Centro Residencial, onde o tarefeiro vai passando uma vassoura de vez em quando, o lixo vai-se acumulando por toda a Freguesia, sem que a Junta tome medidas. Nada foi feito, e certamente no futuro com muita pena nossa, pouco se irá fazer, pois S. Mateus não tem um timoneiro capaz de levar o barco a bom porto. Mas, diga-se em abono da verdade, que a culpa não é só do executivo e da sua incapacidade.

Os eleitores de Oliveira S. Mateus, que confiaram e permanentemente confiam o seu voto a esta coligação PSD/CDS, tinham e têm a responsabilidade de pedir contas aos seus eleitos, pelo marasmo da freguesia. Não podem deixar que fique impune, quem prometeu mundos e fundos e acaba por nada fazer. Da nossa parte, CDU, continuaremos a fazer o nosso trabalho, apresentando sugestões ao executivo, e denunciando a falta de ambição, rigor no trabalho e transparência na gestão da nossa Freguesia.

Oliveira S. Mateus, 2010-10-22 A CDU DE OLIVEIRA S. MATEUS
Enviado por Sérgio Ribeiro

2 comentários:

  1. Mão amiga fez chegar até mim o comunicado dos eleitos da CDU em Oliveira S. Mateus e que agora me proponho dissecar.

    "Um ano já passado da eleição do actual executivo, nada de relevante se passou nem nada se fez."

    Também o PS, numa nota à imprensa, fez um balanço negativo do desempenho da Junta de Freguesia, referindo que no actual mandato o executivo ficou parado.

    Fica assim claro que os conselhos que foram feitos ao actual Presidente da Junta de Freguesia que devia guardar o Adão Coelho no executivo estavam certos. A lista do CSPM, obteve a maoiria absoluta graças ao trabalho do Adão Coelho que também viu recompensado o esforço despendido, passando para a segunda força mais votada.

    Para os "eleitos da CDU, não houve propriamente nenhuma surpresa na confirmação da inoperância deste executivo, e na ineficácia de execução do plano de actividades para 2010."

    É verdade que quer os eleitos da CDU quer o ps estão de acordo quanto à ineficácia deste executivo e que uma inspecção futura das respectivas contas farão com que se desmorone antes do fim do mandato. O PSD e o CDS que através das sombras chinesas também estão representados no executivo dão mostras de mau estar dentro do executivo. O modo de vestir do Secretário no acompanhamento das "marchas de S. Mateus" é uma boa maneira de se disfarçar para que pareça ser outro. É bonito, fica-lhe bem. O seu uso, devia ser obrigatório por todos os membros do executivo para que o Povo melhor identificasse os bufões da Freguesia.

    "a falta de humildade e a falta de respeito deste executivo, pelas regras democráticas." e que constitui um mau exemplo a venda dum tractor que era propriedade da Junta de Freguesia e se passou a alugar o do Sr. Sousa e que o pagamento destes alugueres se fazem por via da sobre-facturação de gasóleo, ou ainda que o Sr. Sousa não passa recibo das importâncias que lhe são pagas pelos serviços prestados quer na sua actividade de cantoneiro, de varredor da feira ou cobrador da mesma, que é este mesmo Sr. Sousa quem contrata os seus ajudantes para proceder limpeza do recinto da feira, que são efectuadas outra obras cujas despesas com o pessoal também não tem recibo passado.

    Quanto aos arruamentos "a necessitar de intervenção urgente e absolutamente inadiável (algumas a ficar quase intransitáveis), da rede de saneamento e água, da iluminação etc, nem vale a pena falar, dada a inércia deste executivo. A limpeza da Freguesia, que era o cavalo de batalha do executivo anterior, hoje não passa de uma quimera. Tirando o Centro Residencial, onde o tarefeiro vai passando uma vassoura de vez em quando, o lixo vai-se acumulando por toda a Freguesia, sem que a Junta tome medidas. Nada foi feito, e certamente no futuro com muita pena nossa, pouco se irá fazer." Para o ano de 2011 Juntas de Freguesia sem protocolos. O ano de 2011 vai ser de “fome” para as juntas de freguesia do concelho famalicense não vão poder contar com protocolos da câmara para fazer as eventuais obras.

    Não podem ficar impunes os que tudo prometeram e acabam por nada fazer. Por tudo isto, são necessárias eleições urgentes e que o voto desta vez seja dado aos que trabalham com honestidade e competência e menos aconselhado confessionalmente.

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Pois é!
    Assino por baixo, quer o comunicado da CDU, quer os comentários do Sérgio ao mesmo, quer pela oportunidade, quer pelo sentido critico, mas construtivo. Álias, se tivermos em conta o "ensurdecedor silêncio" do actual executivo, aos comunicados da oposição (tanto da CDU, como do PS), concluimos, que até "eles" concordam com a razoavilidade das criticas efectuadas, e aceitam a sua incapacidade e incompetencia. Na verdade, nada a apontar aos "defeitos" do actual executivo de Oliveira S. Mateus, que é efectivamente incompetente, inerte, e não respeita os valores da Democracia nem os valores do poder local pluripartidário.
    Da falta de brio na limpeza da Freguesia, penso apenas que o tarefeiro deveria aproveitar, para dar uma vassourada a fundo no actual executivo, pois para álem do que este executivo não fez, a grande curiosidade vai ser perceber, onde foi gasto o dinheiro entrado (e já mais que saído) dos cofres da Junta. Isto porque, se não há obra, deveria haver dinheiro, mas, sinceramente não me cheira.
    Mas não adianta especular para já. Vamos aguardar pacientemete a apresentação de contas, para esmiuçar-mos o assunto.
    Até lá, " A luta continua..."

    Zé D'Olhão

    ResponderEliminar