CROMO P´RA TROCA
Enviado por Sérgio Ribeiro
Primeira tentativa de criar um jornal em Riba de Ave, teve um único número, publicado em Dezembro de 1952. É a memória desse título, desse projecto que "pretendia galgar as barreiras do atraso cultural do povo", que queremos homenagear,aprofundando o exercício da democracia e cidadania, nos caminhos que Abril abriu.


O FMI e o Banco Mundial, reuniram-se no sábado dia 12-4-2008, em Washington, para discutir o problema da inflação ou escalada de preços dos alimentos, com 185 ministros da Economia e das Finanças que marcaram presença (no seu encontro semestral habitual) que teve como mote a política alimentar.
O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, e o director do FMI, Dominque Strauss-Kahn, defenderam medidas urgentes para travar o preço dos alimentos que vão subindo e colocam em causa, de imediato, 100 milhões de pessoas no Mundo se a inflação não parar. A situação é grave, porquanto desde 2005 os preços subiram mais de 83%.
As principais causas desta inflação desenfreada deve-se à crise financeira actual e do aumento dos combustíveis que é geral.
A verdade, é que começam a surgir no mundo os primeiros reflexos das alterações climáticas sobre a alimentação devido ás secas nuns lados e enxurradas diluvianas de outros, alterando a produção normal de alimentos, nomeadamente os cereais que sofreram uma diminuição substancial, sendo que os paises mais pobres (onde a fome e miséria já é habitual) serão sempre os mais afectados.