sexta-feira, 7 de outubro de 2011

5 de Outubro de 1910 - O TRIUNFO DA RÉPUBLICA


































































5 de outubro de 1910 - O triunfo da Républica



Ruas da ConspiraçãoO Rossio e o Café Gelo "A grande sala revolucionária"como lhe chamava Aquilino Ribeiro, encontravam-se regularmente republicanos.



Além do Café Gelo houve em Lisboa vários outros cafés que são referidos como ponto de encontro de revolucionários republicanos. De acordo com uma reportagem publicada em 1911 na Ilustração Portuguesa, havia também o “café dos anarquistas”,na travessa da Trindade, e “A Brazileira, onde se reuniram diversos revolucionários”ou ainda o “Café Colon”, na Travessa da Palha, também ponto de reuniãode revolucionários.



Imagens da República em cima.

MULHERES NA REPÚBLICACAROLINA BEATRIZ ÂNGELO (1877-1911)



Médica e militante nas primeiras organizações de mulheres queem Portugal lutaram por direitos civis e políticos, Carolina Beatriz Ângelo teve uma vida breve mas muito intensa. Pioneira em várias frentes, foi a primeira médica no país a exercer aprática cirúrgica e a primeira mulher em Portugal a exercer o direito de voto, numa época em que o sufrágio feminino era reclamado no país, mas não reconhecido. Aproveitando uma omissão na primeira lei eleitoral da República- que não contemplava nem excluía o sufrágio feminino - Carolina Beatriz Ângelo, viúva ecom uma filha a cargo, conseguiu, ao fim de uma batalha jurídica, ser incluída nos cadernos eleitorais, alegando ser economicamente independente, como requeria a lei.



E a 28 de Maio de 1911, na freguesia de S. Jorge de Arroios,onde foi inscrita com o nº 2.513, exerceu o seu direito de voto para a Assembleia Nacional Constituinte. " Fui assistir à abertura das Constituintes e digo-lhe que nunca em minha vida senti tamanha comoção. Sim, o que eu senti, o que todos sentimos só se experimenta uma vez na vida.



"( CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO, IN CARTA A ANA DE C. OSÓRIO, DE 2/7/1911 )



Enviado por Sérgio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário