LEMMA foi a primeira tentativa de criar um jornal em Riba de Ave. Teve um número único, publicado em Dezembro de 1952. É a memória desse título, desse projecto que "pretendia galgar as barreiras do atraso da vida cultural do povo", que queremos homenagear, animados também pelo propósito de contribuir, na situação actual já bem diferente daquela outra, para que o povo aprofunde a democracia e o exercício da cidadania - caminhos que Abril abriu - e se torne cada vez mais soberano e dono do seu destino. Quero contar o que vivi. Falarei muitas vezes na primeira pessoa, não para escrever memórias, mas para mostrar retratos de homens inseridos no colectivo. Os eventos, as estórias, não obedecerão a uma ordem cronológica. Serão contados à medida que aflorarem à memória, não só a do autor do blogue como a de todos os que nele queiram colaborar - para o que já ficam convidados - pois este será um blogue aberto à participação de quantos o desejarem fazer, com plena liberdade de opinião e tendo apenas como limites as regras do respeito pelo outro, e a não permissão do obsceno, da pornografia e da pedofilia. Falaremos de eventos passados e presentes, locais uns mais universais outros, políticos, culturais, recreativos, sociais e desportivos, de tudo o que possa enriquecer o nosso património cultural e histórico. Este blogue será, portanto, um espaço para relatar eventos, debater ideias, comentar acontecimentos. Oxalá ele possa enriquecer-se com muita e variada colaboração.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Avô é só uma experiência.
ResponderEliminarEste comentário chegar-lhe-á primeiro ao e-mail e depois o avô autoriza ou não que ele seja posto no blog.
Neste caso, tratando-se de uma experiência, o avô não permita que vá para o blog.
Abraço
Pai. Gosto do blog. Muito interessante. Talvez a notícia sobre o título dele, Lemma, devesse estar em primeiro lugar´. beijinho se o comentário chegar diz me
ResponderEliminarMeu caro Cunha,
ResponderEliminarEu gostei muito da apresentação do blog. Estou certo que com este instrumento vai ser possível
dispor e gardar para memória futura todo um conjunto de relatos de acontecimentos passados e prever o desenvolvimento de outros.
Como a Lena também penso que a notícia sobre o título dele, Lemma, deve ir para a janela do título do teu blog. em substituição dos "retalhos".
Bom trabalho e um grande abraço,
Sérgio Ribeiro
Cunha,
ResponderEliminarpara ser mais claro quanto ao que entendo por "notícia aqui vai:
LEMMA
foi a primeira tentativa de criar um jornal em Riba de Ave. Teve um número único, publicado em Dezembro de 1952. É a memória desse título, desse projecto que "pretendia galgar as barreiras do atraso da vida cultural do povo", que queremos homenagear, animados também pelo propósito de contribuir, na situação actual já bem diferente daquela outra, para que o povo aprofunde a democracia e o exercício da cidadania - caminhos que Abril abriu - e se torne cada vez mais soberano e dono do seu destino
Um abraço,
Sérgio Ribeiro