quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Acordo PSD/PP e CDU viabiliza constituição dos órgãos autárquicos de Riba de Ave

PSD/PP e CDU chegaram acordo, em Riba de Ave, para a constituição dos órgãos autárquicos locais. Depois dos rumores que correram sobre uma negociação CDU-PS no sentido de inviabilizar uma solução com o PSD e obrigar a eleições intercalares, rumores que geraram muitas expectativas, já era mais ou menos tida como saída para a crise, nos últimos dias, esta solução de acordo com a CDU. Em reunião da Assembleia de Freguesia, da passada segunda-feira, foi formalmente estabelecida a aliança, pela qual a CDU assume a presidência da Assembleia de Freguesia e um lugar no Executivo. Solução precária, sem dúvida alguma, pois ela apenas resolveu a constituição dos órgãos da autarquia, mas a coligação PSD/CDS continua a ser dominante neles. Ora, não se tendo negociado, que se saiba, projectos de trabalho ou estratégias de governação da Junta, o acordo estabelecido não se afigura com condições de ser muito produtivo. Aliás, já existiu no exercício de 2001/2005 um acordo idêntico e o resultado foi zero.
Esperemos que este renda mais.

14 comentários:

  1. Ò Cunha o objectivo deste acordo é só um, dinheiro. É pena mas para muitos ribadaveses o Miguel Lopes é um vendido?

    ResponderEliminar
  2. Então, expliquem lá: o Tribunal de Contas manda fazer cortes nos serviços sociais das autarquias e ouvi hoje dizer que os membros da Junta de Riba de Ave, que só agora foram empossados, vão receber ordenados retroactivos. Se isto é verdade, é mais uma pouca vergonha a juntar a outras, e, a ser verdade, é preciso responsabilizar a presidente da assembleia de freguesia por não impedir este abuso. É por estas "massas" que eles querem ser eleitos? Depois, vêm dizer que é tudo a bem da nação, como dizia o Salazar. Vamos lá moralizar os cargos públicos e dar à política uma concepção ética. Assim, não

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, que solução apresentam ou defendiam??? mandar larachas não chega...

    E depois virem para aqui com esta treta da moralização, de chamar bandidos aos outros, de virem dizer que é so dinheiro... é de uma baixaria inacreditavel...

    Aposto que se se tivesse avançado para a "lista unitaria" o miguel era o cabeça de lista e nesse cenario era o melhor do mundo.

    ResponderEliminar
  4. pela cidadania5/2/10 5:39 da tarde

    A moralização dos cargos públicos não é "treta", é uma ética imposta pelo exercício do próprio cargo, infelizmente muitas vezes deitada ao lixo. Mas as contas podem ser fiscalizadas, é questão de reclamá-lo. Os membros da assembleia têm obrigação de fiscalizar e usar os mecanismos legais para fazer cumprir a lei. E se não forem eles, qualquer cidadão o poderá fazer... Só assim se demonstra a superioridade moral da democracia sobre um qualquer sistema autocrata.Não costumo fazer aqui comentários, mas francamente não gostei do deste "anónimo" que me antecede. É de uma pesporrência inaceitável.

    ResponderEliminar
  5. Carissimo, até posso ser arrogante, mas volto a colocar a questão, e qual era a solução para riba d'ave, ou concorda com os insultos gratuitos sem fundamentos?

    É que pode tecer os comentarios que quiser sobre o meu comentario e a minha pessoa, mas de facto, na sua pseudo resposta, não diz nada de novo, e aparenta nem sequer ter entendido ao que me referia.

    É que o principio, ou principios, que enuncia, são apenas principios universais de bom senso contra os quais ninguém advoga e os quais eu defendo.
    Parece-me que o seu comentario, esse sim, é apenas um belo exercicio de pesporrência.

    ResponderEliminar
  6. isto faz-me lembrar alei das finanças regionais vejam lá ao que isto chegou é istórico a cdu dizia que João Alberto Jardim era um fascista e agora deitam a favor dele os membros da cdu o que querem é tacho

    ResponderEliminar
  7. Um anónimo escreveu: "os membros da Junta de Riba de Ave, que só agora foram empossados, vão receber ordenados retroactivos. Se isto é verdade, é mais uma pouca vergonha" O anónimo 4/2/10 12:23 PM, não sabe que a contabilidade não é uma ciência exacta? E que o resultado das contas é o que em primeira mão o que o tesoureiro quizer e finalmente o que o executivo acordar.

    Um outro anónimo escreve: "Aposto que se se tivesse avançado para a "lista unitaria o miguel era o cabeça de lista e nesse cenario era o melhor do mundo" Como pode o anónimo 4/2/10 9:21 PM, escrever uma enormidade dessas! O miguel lopes numa lista unitária não tinha lugar.

    Finalmente o escriva "pela cidadania" com uma prosápia balofa escreveu: "A moralização dos cargos públicos não é "treta" é uma ética imposta pelo exercício do próprio cargo" e acrescentou uma verdade de La Palisse "infelizmente muitas vezes deitada ao lixo."

    Com os meus respeitosos cumprimentos aos anónimos,

    Asdinho

    ResponderEliminar
  8. Perante estes comentários que leio aqui neste blog fico muito espantado com certas opinioes. Se alguma vez a esquerda teve força aqui em Riba de Ave foi principalmente por culpa do Miguel Lopes, caso contrário nunca teria chegado ao poder e se tambem se lembram foi quando Riba de Ave evoluiu mais.
    O que eu vejo aqui é muita inveja de quem queria ter estado no lugar dele mas temos pena meus senhores a capacidade de liderar, arguemntar e reivindicar é uma capacidade só ao alcance de alguns; porque criticar é muito fácil ir para a luta dar a cara e ser criticado e julgado é bem mais dificil, de "treinadores de bancada" está o pais cheio.

    ResponderEliminar
  9. Tantos "rodriguinhos" para acabar tudo naquilo que se já advinhava desde o principio... palhaçada!

    ResponderEliminar
  10. Tenho muita pena que o autor deste blog não divulgue o meu comentário feito na sexta feira á noite, talvez porque seria o mais interessado a estar no lugar que sempre foi do Miguel Lopes e com todo o mérito próprio.

    ResponderEliminar
  11. Resposta ao Anónimo 4:39PM
    Não sei a qual comentário se refere. Não vejo que haja qualquer comentário por moderar. Não passo 24 h. a trabalhar no blogue, sendo natural que alguma publicação se atrase um pouco. Mas seria bom que esclarecesse melhor o que pretende dizer... Mas faça-o assumindo o que diz, pois como "Anónimo" não me merecerá mais qualquer atenção, podendo, embora continuar a enviar os comentários que quiser, que todos serão publicados, salvo se não respeitarem o estatuto do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Eu simplesmente acho que quem votou na CDU, não estava a espera desta aliança com o PSD...Isto so vem provar que o Miguel Lopes sempre foi um PSD fantasiado de Comunista.

    Joaquim Filipe

    ResponderEliminar
  13. Finalmente, uma dedução correcta. Estou de acordo com o joaquim(filipe): o miguel lopes foi sempre um ppd, travestido de comunista, coisa que ele nem sabe o que é. Claro que alguns votos ele rende, na "beatada". O que fez a junta com ele e o armando carvalho há anos atrás? Só burrices... E volta para lá a que propósito? Por espírito de missão? Só por piada! Pena foi que no PS houvesse quem acreditasse que ele honraria a palavra com que se comprometeu, de aliar-se a uma frente contra o Armando... Agora que "casaram",pouco mais haverá a fazer do que vigiar bem os passos seguintes. Grotesca coisa esta de estar a Junta nas mãos de dois "direitinhas"...

    ResponderEliminar
  14. Eu realmente vejo que existe muito leigo nesta materia!
    Antes de opinarem sobre um assunto, deviam primeiro informar-se sobre esse assunto.
    Primeiro, "ppd, travestido de comunista, coisa que ele nem sabe o que é", ó amigo Rocha e amigo Joaquim (Filipe), Miguel Lopes faz parte da CDU e que eu saiba para fazer parte da CDU não é preciso ser comunista, a CDU é uma lista de independentes, verdes e comunistas, e o Miguel concorre como independente apoiado pela CDU, entenderam?? Ainda bem...
    Segundo, ó amigo rocha, que eu saiba nunca houve nenhum acordo entre CDU e PS, aliás o PS foi o primeiro a admitir que nunca haveria nenhum acordo com a CDU, se não sabe vá ler o jornal. E mais, segundo a nova lei nunca seria possivel ir para eleições intercalares, apenas se o PSD renunciasse é que poderia haver eleições, entendeu?? Ainda bem...
    Terceiro, "estar a Junta nas mãos de dois "direitinhas"", provavelmente não conhece Miguel Lopes, ou se calhar conhece mas...

    Asdinho, numa lista unitária (que nunca seria possivel segundo o PS) o unico com capacidade para liderar, entre CDU e PS, seria mesmo Miguel Lopes. Por este comentário da-me a sensação que não vive a muito tempo em Riba de Ave, provavelmente estou enganado, mas é a sensação que me dá pois, caso contrário, nao diria isso.

    Depois, virem para aqui dizer que Miguel Lopes é um vendido e que só quer tacho, das duas uma, ou têm memória curta, ou então não sabem do que falam, pois Miguel lopes e o seu executivo (Adelino Mota e Lurdes Cunha) estiveram a presidir a junta cerca de 4 anos sem receber um tostão e o senhor Manuel Cunha não me deixa mentir, portanto esse comentário é desmerecido...

    Os elemento da junta vão receber ordenados retroactivos?? Se calhar foi o Espirito Santo que lhe disse, porque essa é nova e provavelmente é mentira porque o "ouvi dizer" e o "diz que disse" tem muito que se lhe diga.

    Meus amigos ja vi que têm muito boas intenções mas delas está o inferno cheio.

    Cumprimentos...

    ResponderEliminar