quarta-feira, 26 de maio de 2010

Freguesia de São Mateus - V. N. Famalicão

NÓS A TRABALHAR SÃO MATEUS A GANHAR

Foi com esta palavra de ordem que o meu amigo Carlos Repente apresentou a sua candidatura nas autárquicas 2009, candidatura "independente" denominada - Cidadãos por São Mateus CPSM XVIII, (apoiada pelo ppd/psd) inúmera no programa eleitoral com que se apresentou ao acto eleitoral um conjunto de obras muito vago, mal explicadas e uma grande parte delas da responsabilidade da Câmara Municipal que podem ser ou não efectuadas pela JF conforme sejam ou não subscritos protocolos de acordo entre as partes.
Numa manifesta caça ao voto refere a realização duma série de obras e benfeitorias, umas da responsabilidade da JF, (não do seu presidente) outras resultantes de protocolos e outras avocadas às relizadas pela CM.
Faz ainda menção às instituiçõs, revela o seu empenhamento, participação pessoal e orgulho na concretização destes projectos. Eu tenho o maior respeito pelo voluntarismo pessoal do Carlos Repente mas os subsídios atribuidos, o terreno doado pela JF, não são nem empenhamento, nem participação pessoal, nem orgulho do Carlos Repente mas constituiem obrigações repartidas pelos orgãos autárquicos AF, JF, AM e CM e de que os famalicenses se orgulham e o Povo de São Mateus se regozija.
No ponto de apoios do seu programa e no que ainda há muito trabalho a fazer repete as promessas às instituições e repete as obras da responsabilidade da JF, as que resultam dos protocolos e avoca de novo as que são feitas pela CM
No que ainda concerne ao seu programa eleitoral diz: "vamos continuar atentos às dificuldades económicas, de fome e doença assim como outra necessidades" . Este foi o plouro do antigo tesoureiro e que lhe valeu a duplicação de votos e ser a segunda força mais votada na Freguesia e contribuiu com o seu trabalho para a maioria absoluta da lista "independente do Carlos Repente.
Numa carta à população de São Mateus com a palavra de ordem "POR SÃO MATEUS HOJE E SEMPRE CARLOS REPENTE" o actual PJ escrevia: "Aproveito, também para agradecer a todos quanto me têm apoiado, desde membros das Assembleias da Junta à população em geral, tanto no passado como no presente, e acredito qua assim também será no FUTURO". Nós sabemos que o PJ agradeceu da pior maneira. Mas como diz o nosso Povo: "Quem semeia ventos colhe tempestades" e tem sido um pouco isso que tem acontecido nas últimas AF.
Importa colocar algumas questões que não tem nada com o facto onde está ou foi vista a carrinha da Junta mas que são muito mais pertinentes e a ser verdadeiras são muito mais graves que o uso que o ps julga que está a ser dado à carrinha a saber:
1. a questão dos tarefeiros tem que ser vista à lupa não porque este não quer trabalhar com aquele mas para saber se estes tarefeiros passam recibos das importancias recebidas pela venda da sua força de trabalho. O exame minucioso das contas não é revelador. Por isso, torna-se necessário que esta questão seja esclarecida?
2. como são pagos os alugueres do trator do tarefeiro?
3. a pavimentação do passeio que vai da piscina até à igreja resulta dum protocolo ou administração directa de obra pela JF. O que importa saber é onde estão os recibos do tarefeiro que executou o trabalho?
4. ou como parece resultar das contas, (não contestadas pelos eleitos) os gastos em gasóleo devem ter uma muito difícil explicação analítica ou então servem para pagar tudo isto!
5. conviria explicar também uma autorização (ilegal) de ligação à rede de aguas pluviais dum cano de saneamento!
6. para terminar torna-se necessário saber como foi possível que um tanque ou poça e bica de àgua públicos tenham passado a propriedade privada.
Quem souber que responda?

Sérgio Ribeiro

5 comentários:

  1. Sérgio Ribeiro27/5/10 9:35 da tarde

    Os meus "amigos anónimos" de Olv. S. Mateus, gostam mais de escrever à volta das questões concretas do que sobre os problemas de facto.

    SR

    ResponderEliminar
  2. não venhas agora atrapalhado com o que se passa na junta porque tu eras um apoiante deles e até tratavas os membros da junta como amigos agora lá se foi o teu partido agora já fazes barulho isso não é honesto

    ResponderEliminar
  3. Relativamente ás questões colocadas pelo Sérgio, vou tentar responder com o conhecimento que tenho das mesmas.
    1 - Todos sabemos que o(s) tarefeiros da Junta de Freguesia, não são trabalhadores colectados, são por isso trabalhadores em situação de ilegalidade, da mesma forma como é ilegal a remuneração que lhes é atribuida. Ora, há luz da legislação Portuguesa, todas as retribuições auferidas pela contrapartida de trabalho, são sugeitas a contribuições e impostos, logo.... Mas esta situação arrasta-se desde longos anos, sem que até hoje alguem questione a legalidade da coisa.
    2 - Mais do mesmo. Certamente com vales de caixa, que depois os (i)responsáveis da Junta assinam sem questionar. Não sabem mais.
    3 - Idem aspas.
    4 - É isso mesmo, serve para tudo. Ás tantas até para o que não devia.
    5 - Nada sei sobre isso, portanto não vou comentar, mas vou tentar saber o que se passa.
    6 - Da mesma forma. Não percebi muito bem o que se passa, mas já parti para a investigação e prometo que logo que souber, voltarei ao assunto.
    Ora, mas para álem disto, outras questões há que se levantam.
    1 - O Sérgio, não acha relevante, mas para mim é muito importante saber, qual o "poder" do tarefeiro Chefe, no executivo da freguesia. Como é que lhe permitem, ser ele a decidir, que executa ou não serviços para a Junta de freguesia. Que raio saberá, que lhe dá tanto poder???
    Existe ainda outra situação gravissima, não questionada até hoje, mas que vale a pena trazer á praça publica, e é assim:
    1- Como foi publicitada, a abertura de concurso para as obras da 2ª fase das Piscinas?
    2 - Quantas empresas apareceram a concurso?
    3 - Quantos orçamentos apresentados?
    4 - Qual e como, foi aprovado o Orçamento do "vencedor" do concurso?
    5 - Onde está o Caderno de Encargos da obra?
    Ui, tantas perguntas sem resposta. Quem souber alguma coisa, responda por favor.

    Zé D'Olhão

    ResponderEliminar
  4. É uma tristeza constactar, que os "opinadores" que normalmente aparecem por aqui, apenas se aproveitam do espaço, para crónicas de escárnio e maldizer.
    Quando alguem tráz á liça, assuntos com alguma sériedade, para serem debatidos, práticamente toda a gente "mete a viola ao saco" e já nada têm a acrescentar ao que lhes é proposto.
    Não quero com isto dizer, que sou detentor da verdade única, ou que porventura tenha razão nas questões colocadas, mas há que convir que as mesmas são pelo menos pertinentes e de alguma forma polémicas. E então, onde páram os apoiantes da actual Junta de Freguesia? E os próprios eleitos, nada têm a dizer sobre a néboa criada á volta destes assuntos?
    Algo vai mal, no reino da Democracia!

    Deitem cá pr'a fora!!!

    Zé D'Olhão

    ResponderEliminar
  5. O anónimo do dia 27/5/10 9:35 PM, escreveu:

    "não venhas agora atrapalhado com o que se passa na junta porque tu eras um apoiante deles e até tratavas os membros da junta como amigos" - "agora lá se foi o teu partido agora já fazes barulho isso não é honesto"

    É do conhecimento de todos o meu apoio à lista do Adão Coelho, apresentada pela CDU.

    É do conhecimento de todos a afeição recíproca entre mim o Carlos Repente, o Toninho e outros membros da lista independente apoiada pelo ppd/psd. Eu não escolho os amigos em função da ciência da formação das ideias de cada um. Eu, percebo a petulância do anónimo até pelo trato indelicado que tem comigo. Não é meu amigo quer quer. É meu amigo quem eu quero.

    Depois, o meu partido não se foi. Está na oposição e faz um bom trabalho. Como já tinha feito quando integrava o executivo e, o resultada alcançado no acto eleitoral espelha isso mesmo. Se fazer perguntas acerca da gestão da coisa pública é "fazer barulho" eu então vou ter que fazer muito barulho. A freguesia não é uma quinta privada? É de todos. Por isso, tenho que lhe restituir a insinuação de que: "isso não é honesto"

    SR

    ResponderEliminar