quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comemorar Abril por Sérgio Ribeiro


Caro Cunha, o longo caminho que percorremos juntos, a amizade, camaradagem e consideração mútua, faz com que todos os dias visite o teu Blogue. É esta forma virtual de te visitar e de te falar que vai aplacar o vazio e a saudade que a tua partida inesperada e repentina nos deixou. Foi a tua grata lembrança meu caro amigo que me levou ao "fugitivo" para duma forma solidária comemorar Abril.
Pude confraternizar com amigos e camaradas, reviver o simbolismo das "revoluções" de faca e garfo como aquelas em que participamosciclicamente muitas vezes nos 5 de Outubro ou 31 de Janeiro.
Esperava que esta comemoração fosse uma manifestação popular e solidária que os seus mentores e responsáveis vindos do n°. 200 do Campo da Feira em VNF, de Braga e com o beneplácito do membro do CC presente não fossem "vesgos", capazes de transformar a comemoração do 25 de Abril num comício do PCP com uma intervenção política concelhia e outra distrital com citações justas dos poetas mas esquecendo aqueles que partiram e que são os primeiros a estar de pé ao nosso lado.
E convêm recordar pelo contributo que cada um deu para que as portas que Abril abriu ninguém mais as cerrará:
O Zé da Quelha, o Noronha, o Agostinho, o Tarciso e o Manuel Cunha.
No teu caso Camarada os do n°. 200 do Campo da Feira vão ter que explicar, pois, ainda não disseram porque não estiveram presentes no dia em que nos deixaste. Como a Zé Peixoto escreve e eu subscrevo.
Que saudades Amigo, que saudades!
Sérgio Ribeiro

1 comentário:

  1. Sérgio,
    Comoveram-me as tuas palavras de homenagem ao meu pai. Como muitas outras que foram escritas e postadas neste espaço, as tuas palavras são a prova da amizade e do respeito que lhe dedicavam... pessoas e instituições e que "escurecem" comportamentos inaceitáveis e questionáveis. Depois falaremos.
    Neste momento, em que a presença dele é uma constante na minha memória, quero lembrá-lo como o pai que nunca abandonou os filhos, como um homem de causas e como o grande lutador que sempre foi.
    Um obrigada, amigo... pela amizade que lhe dedicaste.

    ResponderEliminar