quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ferreira Gullar








O POETA E DRAMATURGO BRASILEIRO CONTEMPLADO COM O PRÉMIO CAMÕES – PRÉMIO MAIOR DA LÍNGUA PORTUGUESA


Ferreira Gullar, pseudónimo de José Ribamar Ferreira, poeta e dramaturgo brasileiro, natural da capital do Maranhão, São Luís, foi, esta segunda feira, galardoado com o Prémio Camões.

Reconhecido no universo intelectual como um dos grandes nomes da poesia brasileira, Ferreira Gullar, de 79 anos, deu também corpo e alma a textos que suportam vários registos, desde o registo musical de Ney Matogrosso (Homem com H) ao registo cinematográfico (filme Cidade de Deus, de Fernando Meireles) com as conhecidas frases "Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come”.

Com este prémio, Ferreira Gullar sucede ao escritor cabo-verdiano Arménio Vieira e é mais um a associar-se ao conjunto dos eleitos que, desde a criação do prémio, em 1989, têm sido honrosamente contemplados pelos diversos júris, sendo os seguintes, os autores galardoados: Miguel Torga (Portugal), João Cabral de Melo Neto (Brasil) José Craveirinha (Moçambique),Vergílio Ferreira (Portugal) Rachel de Queiroz (Brasil), Jorge Amado (Brasil), José Saramago (Portugal), Eduardo Lourenço (Portugal), Pepetela(Angola), António Cândido de Mello e Sousa(Brasil), Sophia de Mello Breyner (Portugal), Autran Dourado(Brasil),Eugénio de Andrade (Portugal), Maria Velho da Costa(Portugal), Ruben Fonseca (Brasil), Agustina Bessa Luís (Portugal), Lygia Fagundes Telles (Brasil),Luandino Vieira (Angola - recusou o prémio por razões pessoais), António Lobo Antunes (Portugal), João Ubaldo Ribeiro (Brasil), Arménio Vieira (cabo Verde).

Crítico literário, jornalista e revisor do jornal “Estado de S. Paulo”, Gullar foi sempre um lutador contra a ditadura que usou a arma da escrita para denunciar as atrocidades do regime militar brasileiro. Esta determinação e “ousadia” liga-o para sempre a uma postura revolucionária que o obrigou a abandonar o seu país e a viver exilado em Moscovo, Santiago do Chile, Lima e Buenos Aires.



Lua Cunha
(Fotos google)

Sem comentários:

Enviar um comentário