terça-feira, 1 de junho de 2010

A maior manifestação das últimas décadas

Mais de 300 mil contra a política de direita


Mais de 300 mil pessoas ocuparam o centro de Lisboa contra a política de desastre nacional do PS e PSD. Com as avenidas Fontes Pereira de Melo, António Augusto Aguiar cheias, assim como a praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade até aos Restauradores, uma massa imensa de indignação, protesto e luta, respondeu ao apelo da CGTP-IN.

Foi a maior manifestação das últimas décadas, uma clara demonstração da força, unidade e determinação da classe operária e de todos os trabalhadores, que contou com a solidariedade e empenho do PCP.


Esta impressionante jornada de luta, reforçou a convicção de que é possível derrotar a política de desastre nacional, de abdicação dos interesses do país, de agravamento da exploração que o PS, o PSD e CDS querem impor aos trabalhadores e ao Povo.


Perante a escalada de medidas contra os trabalhadores, o Povo e o país decididas nos últimos meses, esta foi a resposta do Povo português, às pretensões dos grupos económicos e financeiros, do PS, do PSD e do CDS, uma clara exigência de ruptura com a política de direita, de mudança na vida nacional.


Uma jornada que ficará inscrita na história da luta do Povo português, uma afirmação patriótica e de classe, um sinal de confiança e esperança que se projectará no futuro.


A Luta continua!


Mais fotos aqui:

3 comentários:

  1. Eu estive na manifestação... com o orgulho que decorre da minha vontade de pôr um ponto final nesta escumalha que, a cada dia que passa, nos empobrece mais, roubando-nos as condições para que vivamos com o mínimo de dignidade humana.
    “É preciso combater o deficit” diz o governo e os partidos que com ele fazem coro(PS/PSD/CDS). Mas entretanto decidem e votam aumentos para si próprios e para os deputados, nomeadamente as ajudas de custo. Isto para não falar na tal sala de fumo, cujo custo escandaloso é justificado pelo deputado socialista, José Lello, em nome da dignidade do espaço. Vejam só! Os srs. deputados têm de fumar um cigarro digno, mesmo que para isso a maioria da população tenha de “inventar” diariamente formas de enfrentar as dificuldades resultantes do seu empobrecimento.
    No maior ataque perpetrado contra os trabalhadores portugueses, desde o 25 de Abril, os governos de Sócrates (orgulhosamente sós, quando detinham a maioria absoluta, orgulhosamente acompanhados pelos seus comparsas do PSD/CDS, agora em maioria relativa) atiraram para a miséria os que já eram pobres, enxovalharam os funcionários públicos(e já agora pergunto: esses senhores são o quê? A que regras contratuais obedecem quando toca a discutir as suas regalias salariais e outras?...)destruíram a classe média, proletarizando profissões como as de advogado, médico, enfermeiro, professor, entre outras. (1)
    Obedecendo, sem reserva, à voz do dono neo-liberal, estes novos vampiros “comem tudo”, não hesitando em manter no limiar da miséria mais de dois milhões de portugueses. Tudo vale para “salvar” o deficit. Tudo vale menos tocar no bolso deles… como se a responsabilidade da crise não fosse exactamente deles e não de quem sempre trabalhou.

    Eu estive na manifestação. Fui apenas mais uma entre os mais de 300.000 mil que, com uma alegria triste, impuseram a sua presença na capital para dizerem que estão fartos desta política mentirosa e atentatória da dignidade de quem trabalha. Foi um aviso que, estou certa, se vai tornar realidade.
    ESTAMOS FARTOS DE SI, SR.SÓCRATES. DA SUA ARROGÂNCIA DESELEGANTE(quem diria??? Só veste alta costura!), DA SUA CARRANCA , DAS SUAS TRAPALHADAS, DO SEU “ERA E NÃO ERA”, DO SEU “FAZ-SE E NÃO SE FAZ”… enfim ESTAMOS FARTOS DE UMA GOVERNANÇA SEM CREDIBILIDADE , PERMANENTEMENTE DEBAIXO DE SUSPEITA E ASSENTE NA MENTIRA.
    Por isso, não espere que o derrubem… e saia pelos seus próprios pés. Mas rapidamente, senão será empurrado.

    EU ESTIVE NA MANIFESTAÇÃO… com o orgulho de ter contribuído para dar ALMA à contestação e à revolta.

    (1) Sobre a proletarização da advocacia, por exemplo, aconselho a leitura de um artigo inserto no “Le Monde Diplomatique” de Maio, da autoria de Rita Loureiro, licenciada em Direito.

    ResponderEliminar
  2. O pc e o bloco qual foi o sentido de voto deles no aumento dos deputados por fabor informe-me e já agora quanto ganha na China um advogado um professor um médico em suma um funcionário publico esse pais que a camarada tanto gostava

    ResponderEliminar
  3. O mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança. É sempre arrepiante ver as pessoas tomarem o destino nas suas mãos. Esse é o LEMMA...Não estive lá, mas foi como se tivesse estado.

    Um grande abraço!
    João Martins

    ResponderEliminar