sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COOPRAVE - Quando o sonho comanda a vida


Face à carestia de vida que atormentava os operários e também para possibilitar actividades associativas e recreativo-culturais que o regime reprimia, elementos da CDE, que liderava a luta contra o fascismo em Riba de Ave, criaram em 1971 a "Cooprave", Cooperativa de Consumo, cujas actividades haveriam de provocar a atenção da PIDE/DGS, ao gerarem situações de afrontamento ao sistema, fechado no seu imobilismo e isolamento. Colóquios, debates, cinema, espectáculos musicais, foram muitas das actividades desenvolvidas pela COOPRAVE, para além dos serviços de venda de produtos sem fins lucrativos, a justificarem a grande adesão que a iniciativa mereceu por parte dos trabalhadores da região. O espectáculo com Zeca Afonso, que a PIDE impediu, foi uma das iniciativas da cooperativa. Foi esse um tempo em que o sonho marcou a vida de uma geração, que acreditava num mundo melhor através da adesão activa a um projecto de dignidade para a vida. A experiência é rica como paradigma da força dos trabalhadores, quando unidos para o exercício de uma democracia social. Voltaremos a ele... Na foto, o início das obras de adaptação do prédio onde foi instalada a Cooperativa, com o trabalho voluntário de muitos aderentes.

4 comentários:

  1. josé manuel barbosa22/8/09 12:59 da tarde

    Oi, Cunha: a nossa utopia de mudar o mundo foi um sonho bonito. Valeu a pena sonhá-lo, embora hoje saibamos que a "mudança" é tarefa bem mais complexa. Acho bem que juntes todos os episódios desse tempo, para memória de que os homens podem ser diferentes daquilo que vemos hoje por aí. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O desejo de mudar o mundo e de criar uma sociedade mais fraterna e mais justa remonta a tempos longínquos. Desse desejo são exemplos, entre outros, os livros " A República" escrito por Platão, no ano de 370 a.C. e " A Utopia" , escrito, em 1516, pelo grande humanista Thomas Morus, nos quais defendiam e imaginavam uma sociedade mais igual, em que todos trabalhavam em prol da comunidade. Projectando-se ao longo dos tempos, este desejo de um mundo livre da opressão tem tido avanços ( os diversos movimentos revolucionários levados a cabo no mundo inteiro e as pequenas/grandes conquistas que grupos de cidadãos vão conseguindo nos seus locais de trabalho, de residência, etc ) e atrasos (os golpes militares que impõem ditaduras e, as tentativas sistemáticas de destruir e anular as regalias sociais) sendo neste contexto que a notícia sobre a Cooprave ganha relevância e pertinência. Trinta oito anos depois, muitos de nós que participámos nesse sonho de construir um micro mundo novo na pequena aldeia de Riba de Ave (nessa altura bem debaixo do olho ameaçador da PIDE), caminhamos revolucionariamente ao lado do autor do blog nesta homenagem que nos reaviva a memória e nos manterá em alerta.

    ResponderEliminar
  3. Na qualidade de Ribadavense queria deixar uma sugestão ao dignissimo Sr Cunha, que creio que em tempos já foi nosso autarca, seria o seguinte propor ao actual presidente junta renascer o nosso jornal LEMMA, e pelas qualidades que lhe são reconhecidasao nivel da escrita seria um optimo editor/escritor.

    ResponderEliminar
  4. Respondo a este anónimo, cuja sugestão é deveras amável,mas impraticável neste momento, devido à idade e às grandes transformações que se registam nos media, a exigirem grandes meios e recursos, percorrendo mesmo um caminho que ninguém prevê com rigor. De qualquer forma, quero manifestar a minha gratidão pela sugestão, que me honra.

    ResponderEliminar