sábado, 26 de dezembro de 2009

Limpeza de ficheiros no IEFP


- Eliminaram 49.501 desempregados só em Novembro/2009
- Conseguiram assim um registo de "apenas" 523.181 desempregados

O desemprego registado divulgado mensalmente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) não inclui a totalidade dos desempregados, pois não abrange os desempregados que não tomaram a iniciativa de se inscreverem nos Centros de Emprego. E há muitos desempregados nesta situação. Mesmo assim o IEFP procura reduzir todos os meses os números do desemprego registado para assim reduzir a gravidade da situação aos olhos da opinião publica, e justificar a insuficiência das medidas tomadas pelo governo.

O IEFP acabou de divulgar o número de desempregados que estavam inscritos no fim do mês de Novembro de 2009, ou seja, o desemprego registado. E de acordo com a "Informação Mensal do Mercado de Emprego" de Novembro de 2009 (a nº 11 de 2009), o número de desempregados registados nos Centros de Emprego, em 30/11/2009, atingiu 523.680 quando, no mês anterior (Outubro/2009) era 517.526, o que não deixa de ser um numero muito elevado com um crescimento continuo. No entanto, mesmo aquele número de desempregados – 523.680 – só não é muito mais elevado porque o IEFP faz todos os meses uma limpeza sistemática dos ficheiros dos Centros de Emprego não se dando ao trabalho de apresentar qualquer justificação na "Informação Mensal" que publica indicando as razões dessa "limpeza".

O quadro seguinte, construído com dados constantes dessa "Informação" do IEFP, mostra a dimensão da "limpeza" feita nos ficheiros dos Centros de Emprego apenas no mês de Novembro de 2009

1- Desemprego registado em 31/10/2009 (o existente em 01/11/2009) 517.526
2- Desempregados que se inscreveram durante Novembro nos Centros de Emprego +61.204
3- Desempregados que os Centros de Emprego arranjaram emprego em Novembro -5.549
4- DESEMPREGO EFECTIVO REGISTADO (1+2-3) 573.181
5- DESEMPREGO OFICIAL REGISTADO divulgado pelo IEFP (aquele que o IEFP informou existir após limpeza dos ficheiros) 523.680
6- Número de desempregados que foram eliminados pelo IEFP dos ficheiros dos Centros de Emprego só em Novembro (5-4) -49.501
Fonte: Os dados utilizados são da "Informação Mensal do Mercado de Emprego, Novembro, 2009, Nº 11, Instituto de Emprego e Formação Profissional

No último dia de Outubro de 2009, existiam registados nos ficheiros dos Centros de Emprego 517.526 desempregados, de acordo com o próprio IEFP. Durante o mês de Novembro inscreveram mais 61.204 desempregados, e os Centros de Emprego colocaram (arranjaram emprego) para 5.549 desempregados. Portanto, se somarmos aos 517.526 desempregados que transitaram de Outubro para Novembro o numero de desempregados que se inscreveram durante o mês de Novembro (61.204) e se depois retirarmos à soma assim obtida aqueles que os Centros de Emprego arranjaram emprego (5.549), obtém-se 573.181, que era o número de desempregados que devia existir no fim de Novembro de 2009.

No entanto, o IEFP divulgou na sua "Informação Mensal do Mercado do Trabalho" que estavam inscritos nos Centros de Emprego no fim do mês de Novembro apenas 523.680 desempregados, o que significa que desapareceram dos ficheiros dos Centros de Emprego 49.501 desempregados (573.181-523.680), sem que o IEFP apresente qualquer justificação na "Informação" que divulgou.

Ao ter esse comportamento, o IEFP apenas mostra que não se sente à vontade para tornar pública as razões que o levaram a eliminar elevado número de desempregados que estavam inscritos, ou então porque está convencido que a opinião pública e os media não notam a diferença. Infelizmente os grandes órgãos de comunicação social, incluindo TV, que divulgaram os números do desemprego registado, acabaram por participar nesse campanha de engano da opinião pública na medida em que não chamaram a atenção para essa diferença importante nos números do desemprego registado. Desta forma procura-se ocultar a gravidade extrema da situação social e justificar a falta de mais medidas para combater o problema social mais grave.
Fonte: resistir.info(Eugénio Rosa, Economista)


11 comentários:

  1. investiguem o que se passa na junta de freguesia de Oliveira S. Mateus vejam no blog famalicão politica

    ResponderEliminar
  2. o problema é que o própio presidente de junta acusou outras pessoas de distribuir os comunicados anónimos e afinal foi ele e os seus colegas é uma vergonha andar a publicar a sua própia vida não tem caracter mas ao menos o povo ficou a saber que tipo de homem tem á frente da junta

    ResponderEliminar
  3. eu mandei como anónimo porque ele é vingativo porque é homem de fazer chantagem

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos, há graves problemas na Junta de Freguesia de Oliv S. Mateus. Pergunta-se: e porquê? Pela saída do Adão Coelho? Ou são outros problemas políticos? Seria bom esclarecer melhor o que se passa, para que as pessoas possam analisar e julgar. Mas convém tratar os problemas na perspectiva política, pois é de política que se trata. Saber quem é quem e como se comportam no exercício dos cargos para que são eleitos. Como cidadão de S.Mateus, exijo informações sérias sobre a gestão da Junta. Pelo que vejo,não há uma postura correcta, e não foi para isso que o povo votou.

    ResponderEliminar
  5. não sei o que se passa mas boa coisa não é deve ser coisas graves que se passam porque não há fogo sem fumo mas o sr.Adão deve saber muita coisa pois foi tesoureiro da junta e ele sabe como falou na assembleia que esclareça o povo de S.Mateus ou passa a ser como ele pois o sr. Adão tem alguma credivilidade e assim perde-a, nas questões de dinheiros o sr.Adão deve saber não o pode encobrir é um crime que comete.

    ResponderEliminar
  6. Olá alguma coisa grave se passa na junta de freguesia de OLIVEIRA S.MATEUS pelo que tenho lido nos blogs. Pergunto o porquê só agora? Alguma coisa está mal o que estiveram a fazer os partidos com ele coligados ao longo deste tempo todo, eram como ele só queriam tacho senão denunciavam-no. O povo tem de saber tudo o que se passa em S.M. na nossa terra não existe oposição são iguais ao partido que governa é tempo das autoridades agir.Viva uma lista de jovens verdadeiramente independentes.

    ResponderEliminar
  7. Sérgio Ribeiro1/1/10 9:52 da tarde

    EM OLIVEIRA S. MATEUS - PORQUÊ
    A tensão no terreno da pré-campanha e campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2009 na Freguesia de Oliveira S. Mateus entre as três candidaturas em liça, deixava antever alterações nos resultados eleitorais.

    O executivo que até aí funcionou de forma coesa e era suportado na A. F por uma maioria composta por uma candidatura "independente" liderada pelo Carlos Repente e a candidatura do Adão Coelho apoiado pela CDU.

    Estes dois personagens fortes do executivo personalizaram a gestão da autarquia e eram vistos juntos em missas, procissões, funerais ou em conversas com o pároco da freguesia e com o edil famalicense.

    Na madrugada, noite e no último dia da campanha eleitoral dois factos ensombraram a coabitação pacifica destes dois personagens a saber:

    a) a distribuição dum comunicado anónimo recontando uma estória relativa à vida pessoal do edil local; e

    b) o encontro da caravana da candidatura do Adão Coelho, apoiado pela CDU, com apoiantes da candidatura "independente" do Carlos Repente.

    Quanto ao primeiro caso:

    É lamentável que em pleno século XXI, pela surdina da noite, ainda haja energúmenos capazes de lançarem da forma mais soez comunicados anónimos, atentatórios do bom nome e dignidade pessoal e familiar dum qualquer cidadão.

    Quanto ao segundo caso:

    É lamentável o carácter irracional manifestado pelo coutinho ao cruzar a caravana do Adão Coelho, proferindo insultos e impropérios, atentatórios do bom nome e dignidade pessoal e familiar dum qualquer cidadão.
    Como foi lamentável que a candidatura
    "independente" do Carlos Repente não tenha tomado uma posição a desaprovar atitudes como a do coutinho.

    Foi neste ambiente que se disputaram as eleições autárquicas de 2009, em Oliveira S. Mateus e que deram a maioria absoluta à lista "independente" liderada pelo Carlos Repente. Catapultaram a lista do Adão Coelho, apoiada pela CDU para segundo lugar e relegaram a lista do PS para o último lugar desta disputa.

    Importa analisar como se conseguiram estes resultados:

    1 - a maioria absoluta da lista
    "independente" do Carlos Repente é obtida graças ao retardamento e de algumas obras e melhoramentos na Freguesia cuja feitura contou com o acompanhamento e presença diária ora do candidato da lista
    "independente" Carlos Repente, ora da candidatura do Adão Coelho, apoiado pela CDU e do apoio e presença em Oliveira S. Mateus do edil famalicense à candidatura
    "independente" do Carlos Repente; e

    2 - Deve-se também ao trabalho social desenvolvido pelo Adão Coelho junto da população mais carenciada de Oliveira S. Mateus e que lhe mereceu dos seus detractores o cognome de "assistente social" ou "sacristão" e que deu a maioria absoluta à candidatura "independente do Carlos Repente e catapultou a candidatura do Adão Coelho, apoiado pela CDU para o segundo lugar.
    .../... (continua)

    ResponderEliminar
  8. Sérgio Ribeiro1/1/10 9:55 da tarde

    .../... (continuação)

    Com estes resultados, o candidato
    "independente" Carlos Repente continuava na presidência da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus e os restantes eleitos haviam de reunir quando fosse convocada a Assembleia de Freguesia para eleger os outros dois membros do executivo e o Presidente e os Secretários da Assembleia de Freguesia.

    Eu sei que gente próxima e amiga do Presidente eleito o "independente" Carlos Repente o aconselhou a guardar o eleito Adão Coelho apoiado pela CDU no executivo.
    Eu mesmo, depois de ter falado com o eleito Adão Coelho, apoiado pela CDU, tendo em conta o contributo que deu por via do seu trabalho quotidiano junto da população durante o mandato (2005/2009) para a maioria absoluta da candidatura
    "independente" do Carlos Repente.
    Falei com o meu amigo Carlos Repente a quem aconselhei também a guardar o meu amigo Adão Coelho no executivo tendo especialmente em conta os resultados obtidos pelo mesmo e os que ajudou a obter ao candidato
    "independente" Carlos Repente graças ao trabalho do "assistente social" ou
    "sacristão" Adão Coelho e que a não se verificar, os factos que ensombraram a coabitação pacifica destes dois personagens teria repercussões futuras.

    Moral da estória:

    Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades

    É verdade que o eleito Adão Coelho, apoiado pela CDU, não está imune de responsabilidades se forem verdadeiras as acusações que agora faz ao "independente" Presidente eleito Carlos Repente. Na sua qualidade de Tesoureiro do executivo cessante calou o que agora denúncia.

    Eu pessoalmente vou verificar próximamente se a recubertura dum muro com azulejos de casa de banho numa rua principal do Centro Residencial do Quinteiro já foram retirados e se foram feitas cedências ao lóbi da cruz vermelha na instalação dos contentores do lixo.
    Quero manifestar a minha solidariedade aos eleitos do poder local. Mas não contem comigo para calar atropelos e irregularidades.

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  9. O meu amigo Sérgio Ribeiro não está ao corrente doque se tem passado nas assembleias ao falar assim,o presidente no 1º comunicado ( o Senhor por acaso até o tem que eu sei) acusava que tinha sido a oposição que o tinha lançado e que tinha entregue o caso a PJ, na ultima assembleia do ultimo mandato, houve um habitante de S. Mateus que lhe perguntou como estava a situação, o presidente ficou muito erritado e disse " eu ajudei muita gente e eles distribuem cumunicados" e ainda mais nervoso quaze que dizia que foi esse habitante que os lançou dizendo;"houve gente que te viu com os comunicados á beira dos contentores ás 7 horas da manhã" logo esse habitante lhe respondeu "veja lá o que diz senão terá de povar isso" e ele logo respondeu "não estou adizer que foste tu"portanto meu amigo permite-me que te trate assim veja o tipo de homem que ele é, agora que se descobriu que foi ele e os seus amigos, quando voltares eu irei conversar um pouco contigo para desfazer alguns equivocos que tenhas.

    ResponderEliminar
  10. Para concentrar a discussão deste tema, agradecia que os comentários, a partir de agora,fossem inseridos no tema "A ausência da CDU nos executivos autárquicos das freguesias do concelho, enfraquece o poder local". Contudo, podem continuar a enviar para este tema, se o desejarem, mas causa algumas dificuldades óbvias. Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Afalta da cdu no executivo deve-se á propia coligação pois á muito tempo sabia que o presidente se andava a aproveitar do seu trabalho a Cdu em certas alturas foram a muleta dos "independentes" o presidente não aparecia á junta ,não ia ás reuniões da ass. camara,não ia á tomada de posse da direcção dos bombeirosetc. a CDU nunca o denuciou pouco tempo antes das eleições começaram ã fazer festas com o dinheiro da junta nada até diziam que eles eram sérios, vejam lá arreceberam 10 mil euros das marchas de Famalicãofoi todo só sobraram 70 euros e até esse foi gasto em gasoleoportanto a CDu assim não merece estar no executivo agerençia é quase igual.

    ResponderEliminar