sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Morreu José Machado(Noronha)


Faleceu hoje o "Noronha", como era conhecido. Tinha 80 anos. Foi operário têxtil na fábrica Oliveira Ferreira durante largos anos. Velho militante do PCP, foi candidato às Eleições Legislativas, pelo círculo de Braga, no ano de 1976. Activista político desde cedo, participou na campanha eleitoral do General Humberto Delgado e posteriormente em todas as campanhas da Oposição democrática do distrito de Braga, integrado no MDP/CDE. Foi também activista sindical, com intensa actividade , como delegado e dirigente do Sindicato Têxtil. Colaborou na organização da Conferência Unitária dos Trabalhadores Têxteis do Distrito de Braga e foi, várias vezes, Delegado aos Congressos dos Têxteis. Na empresa onde sempre trabalhou, era muito estimado pelos seus colegas, que o tinham como um camarada dedicado. Foi ainda membro durante anos, da Comissão de Freguesia de Riba de Ave do PCP, que tinha nele uma referência honrosa. São operários desta estirpe que asseguram a vitalidade dos movimentos e partidos operários.

4 comentários:

  1. MANUEL ABREU CASTRO6/12/09 7:32 da tarde

    As minhas primeiras palavras são de sentido pesames á familia e á estrutura do PCP de Riba de Ave é con tristeza que vejo partir um companheiro de luta quer antes do 25 de Abril quer depois. O MACHADO apesar de ser bastante mais velho doque eu e de termos algumas devergências o MACHADO estava sempre pronto a ajudar numca se negava a dar-me conselhos quando os pedia. ZÉ ATÉ SEMPRE.

    ResponderEliminar
  2. Tive a permissão especial de Conviver com o Noronha, de com ele discutir das muitas lutas travadas e de ser testemunha da sua dedicação aos seus ideais de comunista e de militante sindical.

    São Homens como o Noronha, o Zé da Quelha,
    que forjaram as suas vidas na observância rigorosa dos deveres e da justiça que lhes pemitiu ter uma conciência de classe de antes de quebrar que torcer.

    Granjearam o respeito e admiração dos seus companheiros de jornada.

    Sentido pesames à família.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Lembra-me muito bem destes très grandes senhores,que eram trabalhores texteis, e delegados sindicais,e politicos,e estou inteiramente de acordo na homenagem destes Grandes que tanto fizeram por nos trabalhores fabrication, mereçem mesmo ruas em seu nome. Bravo pela ideia ��

    ResponderEliminar