sábado, 25 de julho de 2009

A "estabilização" socratiana do desemprego


Os dados do Instituto de Emprego e Formação Proffissional revelam que se tem verificado um aumento significativo do número de desempregados que estão a ser eliminados dos ficheiros dos Centros de Emprego. Nos dois primeiros meses deste ano foram eliminados 34.932 desempregados por mês, enquanto nos últimos quatro meses foram eliminados 46.740 por cada mês, ou seja, um aumento de 33,8%. O presidente do IEFP disse há tempos, num debate televisivo, que as razões por que são eliminados essas centenas de milhar de desempregados dos ficheiros dos Centros de Emprego se deviam ao facto deles não responderem à carta que lhes é enviada(51,5%), por auto-colocação ou se encontrarem em acções de formação profissional. Ora, tendo a CGTP proposto que a carta enviada aos desempregados fosse registada(para haver a certeza de que chegam), o presidente do IEFP recusou. Desta forma se manipulam estatísticas e se mente aos portugueses. Voltar a acreditar?...

Fonte: Eugénio Rosa

2 comentários:

  1. E lá para o final de Setembro ainda vai aumentar mais o número de desempregados. Eles quantos são, no Governo e nos tachos que deram? Isso não vai tudo para a rua? Se calhar o que lhes vai valer é o diploma das novas oportunidades. Pelo menos o "chefe", como maratonista - com a avaliação do costume - pode ter futuro. Quanto à avaliação do povo, já começou a ver-se qual é. Ou me engano muito, ou já não há manipulação que lhes valha.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, mesmo que nas próximas eleições de Setembro, o povo dê uma lição séria a estes "senhores" que nos (des)governam e se governam, empurrando-os para fora dos cargos que ocupam,eles não irão aumentar a lista de desempregados. Todos sabemos, pela experiência dos sucessivos governos do pós 25 de Novembro de 1975, que "corridos do governo", de imediato são colocados em cargos de gestores em empresas públicas e privadas, com salários escandalosos e arrastando atrás de si escândalos de corrupção que ninguém está interessado em resolver (repare-se no caso Mota Engils e dos contentores do Porto de Lisboa). Como refere a notícia do blog, os números são manipulados propositadamente, através de argumentos falaciosos que manifestam um total desprezo pela dignidade humana. Obrigar um desempregado a deslocar-se quinzenalmente ao Centro de Emprego para "marcar presença" é quase mantê-lo em prisão domiciliária.Talvez com uma pulseira electrónica resolvessem o problema e, quem sabe... isso não seja um grande negócio.
    Como diz o comentador Manuel Pires, o povo terá a sua oportunidade de avaliar. Só espero que avalie bem, não se esquecendo de que o país tem sido governado alternadamente pelo PS e pelo PSD (sozinhos ou em coligação sempre à direita)e os resultados estão à vista... O fosso entre os ricos e os pobres é cada vez mais fundo. Por isso, analisemos bem o nosso universo partidário e pensemos BEM antes de votar.

    ResponderEliminar