Amanhã, 4ª.feira, o Bloco de Esquerda realiza em Riba de Ave, uma sessão pública, pelas 21,30 H., na sede da Junta de Freguesia, que contará com a presença de Francisco Louçã, líder do partido, e Pedro Soares, deputado do BE na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Braga nas eleições do passado dia 27. A sessão despertou um especial interesse, dado o prestígio de Louçã junto dos eleitores e das classes trabalhadoras, com particular empenhamento nos problemas do Vale do Ave. O candidato do BE em Riba de Ave, Adelino Mota, será também orador nesta sessão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Caros Ribadavenses,
ResponderEliminarSou um jovem residente em Riba de Ave, desde sempre, que gosta muito da sua terra e como é óbvio quer o melhor para ela.
Aproxima-se mais uma eleição para a nossa Junta de Freguesia. Quero, desde já, realçar que não me encontro ligado a nenhuma das listas candidatas ou forças partidárias, apenas um cidadão, com alguma cultura, que está "por fora" mas que acompanha o desenrolar dos acontecimentos em Riba de Ave.
Em minha opinião, existem somente 2 candidatos com hipóteses de liderar os destinos da nossa vila nos próximos 4 anos, são eles: Armando Carvalho (PSD) e Amaro Araújo (PS). E digo somente 2 candidatos, dado que no lado oposto teremos mais 2 candidatos, mas a lutar pelo 3ºlugar nestas mesmas eleições: Miguel Lopes (CDU) e Adelino Mota (BE). Juntos no passado, até 2001, estes 2 últimos ribadavenses pouco ou nada fizeram pela nossa vila, no entanto a nota mais importante a realçar é que tal como em 2005, as suas candidaturas, agora por partidos diferentes, provocou e continuará a provocar divisões nos eleitores. Assim, pode-se dizer neste momento que a CDU em Riba de Ave "morreu"! É bastante provável que o BE em Riba de Ave aumente o número de votos, em relação a 2005, a ponto de equilibrar as contas com a CDU, mas nunca com hipóteses de discutir a vitória.
Mas avançando, e passando para os verdadeiros candidatos... Armando Carvalho (PSD) encontra-se há 8 anos no poder local, sendo que muito pouco tem sido feito em prol da nossa Vila, outrora a freguesia com maior destaque no concelho de V.N. Famalicão.
Infelizmente, podemos dizer que Riba de Ave foi largamente ultrapassada em termos de desenvolvimento por diversas freguesias famalicenses, onde à cabeça se destacam Joane e Ribeirão. Não existem obras de verdadeira importância na nossa vila!
Lembro, por exemplo, que a conclusão do Saneamento Básico nem se pode considerar uma promessa cumprida, dado que em pleno século XXI é quase obrigatória a sua implementação na luta pelas questões ambientais. Esta decisão peca até por tardia!
Grandes obras, em Riba de Ave, precisam-se: novo Quartel dos Bombeiros, novo Quartel da GNR, modernizar Cine-Teatro, novo Cemitério, requalificar o enorme espaço de Sampaio Ferreira, espaços de lazer, locais onde os jovens possam praticar desportos em geral, Lar de idosos, despoluição do Rio Ave e espaço envolvente, etc, etc, etc.
Riba de Ave não pode viver somente de arranjos de passeios ou de paragens de autocarro, precisamos de Muito, Muito Mais!!
Em Outubro de 2005 foi colocado um cartaz, em local conhecido, a indicar "Futuro Quartel dos Bombeiros de Riba de Ave". Até hoje sr.Armando... Nada! A isto chama-se mentir aos Ribadavenses!
A freguesia de Joane correu lado a lado com Riba de Ave para a aquisição de um novo Quartel da GNR. Neste momento Joane está servida, Riba de Ave tem um Quartel a cair de podre e com espaços improvisados! Nada sr.Armando!
A aquisição de um terreno para ampliação do cemitério actual, serve unicamente para remediar o problemas mas também para beneficiar terceiros, afinal 115.000€ para o terreno em causa é muito dinheiro! Haverá comissões?? Muito provavelmente...
Sobre esta matéria, uma pequena nota: Miguel Lopes defende nas suas propostas, a aquisição de um novo terreno para a construção de um novo cemitério, mas o que POUCOS devem saber é que ele e a sua representante (Sara Machado) votaram favoravelmente, em conjunto com o PSD, para a aquisição deste terreno do qual Crispim Abreu é herdeiro.
O antigo Cine-Teatro seria modernizado e até um pólo da Casa das Artes. Blá, Blá, Blá… Até hoje sr.Armando... Nada!
Sendo eu jovem, onde posso praticar desporto em Riba de Ave?? Por onde anda o protocolo assinado entre a Junta de Freguesia e o Externato Delfim Ferreira para a utilização do respectivo Pavilhão pelas associações Ribadavenses?? Estou "por fora" mas sei disto, sr.Armando!
(continua)
(continuação)
ResponderEliminarE agora pergunto: dado que desde sempre o actual Presidente da Junta provou uma arrogância e voz autoritária, que tenta resolver tudo nem que seja à pancada e sem democracia, como pode a sua equipa provavelmente com maior capacidade, ficar também indiferente ao marasmo e falta de desenvolvimento instalado??
Em 2005, o PSD de Armando Carvalho venceu o PS de Pedro Cunha por míseros 59 votos... Foi pena!
Os Ribadavenses, principalmente os jovens, devem acordar e lutar contra erros do passado recente e lutar contra o atrito instalado na nossa vila. Temos de ter ambição, ser reivindicativos, pois, independentemente da cor partidária, o mais importante é criar grandes condições para que as pessoas se sintam bem na sua terra. Pouco se constrói, os empreiteiros não investem em Riba de Ave, quem procura comprar casa necessita de se deslocar para freguesias circunvizinhas, enfim uma vila completamente parada!
No dia 04/10/2009, apareceram os muros do cemitério escritos com apelos da população. Considero que tal forma de protesto seja de lamentar, pois em democracia haverá outras formas de expressar indignações, no entanto também acredito que actualmente os Ribadavenses se sintam saturados e revoltados com tamanha falta de competência do actual Presidente da Junta.
Para não cairmos em erros do passado, considero que Amaro Araújo (PS) e a sua equipa reúnem melhores condições para liderar os destinos da minha, da vossa vila Ribadavense. Será nele que irei votar, um voto útil de MUDANÇA, com a esperança que desta vez os Ribadavenses irão pensar primeiro nos reais interesses para a sua terra e não irão estar agarrados a forças partidárias.
Por isso, dia 11 de Outubro vamos todos apoiar o Sr.Amaro, um homem conhecido de todos, com provas dadas na nossa freguesia, com propostas interessantes e ousadas, capaz de lutar contra a apatia instalada em Riba de Ave nos últimos anos.
Pensem bem, se é esta a freguesia que querem para vocês e para os vossos filhos ou se querem voltar a sentir ORGULHO de viver em Riba de Ave!
Por Riba de Ave, sempre!
Abraço Amigo,
Opash
Caro jóvem: estou-lhe grato pelo seu comentário, que oxalá incentiva outras participações jóvens. Gostaria de vê-lo continuar aqui a comentar. Mas só uma "coisinha", por favor: não envie o comentário iguais para todos os temas, porque isso causa-me problemas técnicos e funcionais. Está bem? Um abraço - M.Cunha
ResponderEliminarConcerteza sr. M.Cunha, Peço desculpa por tal facto.
ResponderEliminarO motivo que, se calhar, me levou a fazê-lo foi também o facto de tentar aumentar a promoção do debate.
Infelizmente tenho constacttado que os Ribadavenses não estão muito para aí virados.
Aliás acho que todos os candidatos e partidos políticos têm feito uma muito fraca campanha eleitorar. É pena! Riba de Ave merecia mais...
O presidentente da junta nada faz e julgo que a oposição devia ter um papel mais activo para derrotar, de vez, Armando Carvalho.
Já agora, qual a sua opinião sobre isso sr.Cunha?
Como disse antes irei votar em Amaro Araújo (PS), pois é o que estará mais bem colocado para fazer frente ao PSD.
Considero que votar em Miguel Lopes ou Adelino Mota são votos desperdiçados, pois estes nunca poderão alcançar a vitória!
Abraço amigo,
Opash
Ao comentador anterior, dito "Jovem" é pena não se identificar para poder com ele discutir algumas questões que levanta, como é anónimo não vou dialogar com ele, se quiser identificar-se é com todo o gosto que debato as questões que colocou.
ResponderEliminarNo entanto e porque o "jovem" se refer a alguns factos em que envolve o meu nome, quero repor a verdade para que todos os que visitam este blog saibam o que se passou.
Fui secretario da junta de 1990 a 1997, se o amigo se identificar esclareço e debato o trabalho que desenvolvi. De 1997 a 2001 a Junta de Freguesia foi composta pelo Miguel Lopes Presidente, José Salgado secretario,eleito pelo PS e actual candidato da lista de que o Amaro Araujo è lider, e como Tesoureiro o José Brandão actual membro da Assembleia de Freguesia e candidato pelo PSD.Por isso o "jovem" comentador não só não sabe do que fala como ainda por cima mente.
Sobre a opinião que a lista do PS é a melhor é a sua opinião, eu penso exactamente o contrario entendo que o PS apresenta a pior lista dos últimos actos eleitorais, e caro "jovem" ser boa pessoa não segnifica capacidade para resolver os problemas de Riba de Ave.
Meu Caro "jovem" se quiser identificar-se e se o autor do blog o permitir é com todo o gosto que discuto consigo os problemas de Riba de Ave.
Caso contrario até nunca.
Caro Opash: Já deve ter lido a minha declaração a favor do voto no Adelino Mota. Eu não sou militante do Bloco, mas francamente acho que para Riba de Ave é ele o melhor candidato. Ando na política há muitos anos e sei reconhecer as qualidades dos homens. Distingo bem um cidadão que actua em função de valores da fraternidade, daquele outro que age por interesses e que se dispõe a servir donos. Não quero influenciar o seu voto, pois já me deu indicações de maioridade política e intelectual para decidir por si. Espero que o faça, com plena consciência. Quanto às suas observações sobre a fraca intervenção dos ribadavenses na campanha eleitoral, concordo inteiramente consigo. De facto participam muito pouco. Trata-se de um problema cultural, que infelizmente demorará tempo a alterar. Mas somos nós, eu, você e outros, que temos a obrigação de provocar o debate, levando-os a compreender que só serão gente quando ousarem ter opinião, uma opinião livre, que sirva os interesses das populações desprotegidas e marginalizadas. Com outro abraço e ao seu dispor para continuarmos a conversar.
ResponderEliminarManuel Cunha
Meu caro Adelino Mota, seja benvindo!
ResponderEliminarComeço por lhe dizer que tenho tentado comentar no seu blogue, mas infelizmente os comentários não tem sido aceites quer seja para criticar ou elogiar! Era importante ver o que se passa...
Relativamente às datas, em concreto, que fez parte do executivo, você melhor que ninguém as saberá indicar. De qualquer forma, assumo o erro!
Independentemente disso, sobre a sua passagem e a de Miguel Lopes pela Junta, tenho a dizer-lhe que é um passado que os Ribadavenses não muito se orgulham pelo pouco que foi feito por Riba de Ave.
Das duas uma Sr.Adelino Mota, ou eu sou muito novo nisto ou vocês (quem por lá passa) são muito pouco ambiciosos!
Sobre as listas candidatas, valem o que valem. Mas sobre a sua em concreto também não se pode orgulhar muito, é a lista possível, certo?
E no caso da sua lista ter caras não significa ter opiniões...
Vamos ser objectivos sr.Adelino: o senhor sabe, que eu sei, que a sua lista jamais poderá ganhar tal eleição! Apresenta-se com intenção clara de fazer crescer o Bloco de Esquerda, quer a nível local, quer nacional. Somente!
Tenho a certeza absoluta que BE e CDU lutarão unicamente pelo 3ºlugar! Assuma-o também, se tiver coragem.
Por exclusão de partes sobram 2 candidatos... Como os Ribadavenses não andam a dormir e já viram a grande incompetência de Armando Carvalho (PSD), que sempre a teve, ou votam em Amaro Araújo (PS), ou andaremos mais 4 anos perdidos, à deriva!
Será uma opção das pessoas!
Relativamente ao anonimato, foi uma opção, pois como disse não estou nem quero estar ligado a nenhum partido. Apenas um cidadão que quer o melhor para a sua terra!
Mas com a certeza que, na sua lista ou na dos outros partidos, faria melhor que muitos!
Despeço-me com a esperança que o possa ver mais vezes por estes "debates".
Abraço amigo!
Opash
Uma grande sessão. A presença animadora de muitos jovens, um salão a abarrotar. Uma intervenção de Louçã vibrante, a mostrar um líder que hoje não tem comparação. Agora, é votar no Mota, para reforçar esta força nova e pujante que é o Bloco.
ResponderEliminarAntes de mais quero dar os parabéns ao Sr. Manuel Cunha pela criação deste este espaço, onde divulga a informação dos vários candidatos a Junta de Freguesia, o qual vejo que é muito participativo inclusive com candidatos a junta de freguesia de Riba de Ave.
ResponderEliminarUma vez que assim é, gostaria de aproveitar para perguntar ao sr. Adelino Mota, aquando da sua passagem pela Junta de Freguesia de Riba de Ave. Tinha prometido que caso fosse eleito, como veio a acontecer, abdicaria do seu vencimento em benefício dos problemas de riba de ave
Gostaria que esclarece-se os Ribadavenses, o que o levou a não concretizar este seu compromisso?
Cumprimentos
Joaquim Filipe
Caro Amigo Joaquim Filipe, durante o tempo em que fui secretário da Junta de Freguesia, não recebi a avença a que tinha direito, tendo o dinheiro revertido a favor da junta de freguesia, sendo aplicado naquilo que o executivo melhor entendeu.
ResponderEliminarA verdade é que nas eleições de 1997 tendo a CDU ganho sem maioria absluta fui "corrido" do executivo da junta pela coligação PS/PSD que elegeu o actual candidato do PS José Salgado, para secretario e o actual candidato do PSD josé Brandão para tesoureiro.esses sim receberam o dinheiro do mandato.
Uma vez não fazendo parte do executivo e porque não acreditava na gestão do executivo seguinte solicitei que me fosse pago a avença desse ano 1997, e foi a unica quantia que recebi.
Espero ter esclarecido não só o Joaquim Filipe mas todos aqueles que há falta de argumentação politica para me combater, entram na calunia e provocação, duma coisa podem ter a certeza não sou facil de Vergar.
Vamos tirar o Armando da junta. Ele e a sua lista já mostrou que não valem nada...
ResponderEliminarHoje recebi em casa uma carta individual. o homem anda desesperado
Fora o PSD. RUA.
Na minha opinião, é uma falsa questão essa dos vencimentos dos autarcas. Primeiro, porque eles se colocam a um nível que muitas vezes nem sequer dá para as despesas que o exercício do cargo acarreta; segundo, porque havendo vencimentos a partir do Presidente da República, Ministros e outros cargos públicos, não se compreenderia que os cargos de base, como são os de freguesia, não tivessem uma qualquer compensação remuneratória. Condenável é que haja gente a comportar-se como tantos que vemos na comunicação social todos os dias, a "roubarem" os dinheiros públicos e a poderem gozá-los calmamente numa vida de provocação aos pobres e aos trabalhadores. Ainda ontem Francisco Louçã, no vibrante e concorrido comício realizado na Junta, disse que "subsídio-dependentes foram os governantes do PSD que passaram pela administração do BPN e levaram 17 milhões de euros sem passar recibo". Destes e outros casos semelhantes é que é preciso falar, porque é dinheiro de todos que é sacado por alguns. Vamo-nos deixar de "querelas" pequenas e sem consistência e "malhar" no sítio onde lhes doi, a eles, os que sujam as mãos na corrupção.
ResponderEliminarCaro Sr. Adelino Mota, será mesmo que não recebeu a avença a que tinha direito, durante o tempo em que foi secretário da Junta de Freguesia? Pode provar isso? ou depois do ano 1997 levantou também as avenças anteriores? é que entre o dizer e o fazer vai muito...
ResponderEliminarJoaquim Filipe
Caríssimos,
ResponderEliminarAcerca da avença de Adelino Mota enquanto secretário da junta de freguesia, o próprio já esclareceu o assunto. Cabe a cada um e a cada uma acreditar ou não. Lamento é usarem a demagogia, nesta altura, para denegrir a imagem de uns e para favorecer a de outros.
Quanto ao facto de aqui se ter dito que o Bloco de Esquerda apresenta uma lista a Riba de Ave da qual não se pode orgulhar, permitam-me discordar. Pertenço à lista e com muito orgulho. É com pessoas de esquerda, com pessoas corajosas, com pessoas de valor que quero ter a meu lado para colocar Riba de Ave na rota do futuro... A lista do Bloco de Esquerda de Riba de Ave é composta por pessoas capazes de o fazer, por jovens interessados em melhorar a nossa vila! Essas pessoas têm cara e têm opiniões. Dizer o contrário é não conhecer as pessoas nem o nosso trabalho, além de ser uma tremenda falta de respeito, de um tremendo oportunismo e de uma tremenda demagogia.
Cumprimentos a todos e a todas,
Joana Oliveira
Boa noite!
ResponderEliminarSr. Manuel Cunha, parece que aos poucos estamos a conseguir pôr o povo a dar opinião!
Somente uma pequena intervenção para o sr.Adelino Mota:
Relativamente ao comentário que coloquei (8/10/09 12:26 AM) gostaria que nos indicasse frontalmente qual o seu objectivo para estas eleições?? Ganhar, ficar à frente de àlguem em especial... Diga-nos!!
Sobre o vencimento, ou não, isso é muito relativo, pois uns aproveitam-se dessa questão para tentar mostrar que são mais sérios que outros. Apesar disso ser importante, sendo um direito, mais importante é mostrar obra enquanto se lá está!
Já agora sr.Adelino Mota, caso fosse possível a vitória nestas eleições, assumia, desde já, ficar sem vencimento??
Mais objectividade é importante!
Aguardo respostas e debate!
Abraço,
Opash
Visitem:
ResponderEliminarhttp://ribadeave2009.hi5.com
e leiam...
Para terminar, e como sei o que se passou, quero esclarecer o seguinte:
ResponderEliminarEra do conhecimento geral que o Sr. Adelino Mota abdicaria do seu vencimento, mas quando foi verificado o contrário, confrontaram o próprio que classificou isso "como uma atitude pidesca" por irem verificar se realmente assim tinha sido ou não...
Fica por aqui as minhas intervenções
Nem tudo o que parece é...
Abraço Amigo
Joaquim Filipe
Grande Opash!! :-)
ResponderEliminarQuem assim escreve devia ser valorizado.
É deste tipo de pessoas que precisavamos para a nossa vila.
Os meus PARABÉNS!
Cumprimentos,
João