Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Primeira tentativa de criar um jornal em Riba de Ave, teve um único número, publicado em Dezembro de 1952. É a memória desse título, desse projecto que "pretendia galgar as barreiras do atraso cultural do povo", que queremos homenagear,aprofundando o exercício da democracia e cidadania, nos caminhos que Abril abriu.
Ora cá está uma lista que promete obra. Há aqui gente com capacidade, como o António Manuel, a Joana, o Arruda, o Sérgio e outros. È preciso renovar, e esta lista é uma promessa animadora. Vamos votar nela e passar a palavra.
ResponderEliminarRealmente a luta promete, mas para o 3ºlugar!
ResponderEliminarEntre o Mota e o Miguel Lopes quem ficará à frente? lol
Caros Ribadavenses,
ResponderEliminarSou um jovem residente em Riba de Ave, desde sempre, que gosta muito da sua terra e como é óbvio quer o melhor para ela.
Aproxima-se mais uma eleição para a nossa Junta de Freguesia. Quero, desde já, realçar que não me encontro ligado a nenhuma das listas candidatas ou forças partidárias, apenas um cidadão, com alguma cultura, que está "por fora" mas que acompanha o desenrolar dos acontecimentos em Riba de Ave.
Em minha opinião, existem somente 2 candidatos com hipóteses de liderar os destinos da nossa vila nos próximos 4 anos, são eles: Armando Carvalho (PSD) e Amaro Araújo (PS). E digo somente 2 candidatos, dado que no lado oposto teremos mais 2 candidatos, mas a lutar pelo 3ºlugar nestas mesmas eleições: Miguel Lopes (CDU) e Adelino Mota (BE). Juntos no passado, até 2001, estes 2 últimos ribadavenses pouco ou nada fizeram pela nossa vila, no entanto a nota mais importante a realçar é que tal como em 2005, as suas candidaturas, agora por partidos diferentes, provocou e continuará a provocar divisões nos eleitores. Assim, pode-se dizer neste momento que a CDU em Riba de Ave "morreu"! É bastante provável que o BE em Riba de Ave aumente o número de votos, em relação a 2005, a ponto de equilibrar as contas com a CDU, mas nunca com hipóteses de discutir a vitória.
Mas avançando, e passando para os verdadeiros candidatos... Armando Carvalho (PSD) encontra-se há 8 anos no poder local, sendo que muito pouco tem sido feito em prol da nossa Vila, outrora a freguesia com maior destaque no concelho de V.N. Famalicão.
Infelizmente, podemos dizer que Riba de Ave foi largamente ultrapassada em termos de desenvolvimento por diversas freguesias famalicenses, onde à cabeça se destacam Joane e Ribeirão. Não existem obras de verdadeira importância na nossa vila!
Lembro, por exemplo, que a conclusão do Saneamento Básico nem se pode considerar uma promessa cumprida, dado que em pleno século XXI é quase obrigatória a sua implementação na luta pelas questões ambientais. Esta decisão peca até por tardia!
Grandes obras, em Riba de Ave, precisam-se: novo Quartel dos Bombeiros, novo Quartel da GNR, modernizar Cine-Teatro, novo Cemitério, requalificar o enorme espaço de Sampaio Ferreira, espaços de lazer, locais onde os jovens possam praticar desportos em geral, Lar de idosos, despoluição do Rio Ave e espaço envolvente, etc, etc, etc.
Riba de Ave não pode viver somente de arranjos de passeios ou de paragens de autocarro, precisamos de Muito, Muito Mais!!
Em Outubro de 2005 foi colocado um cartaz, em local conhecido, a indicar "Futuro Quartel dos Bombeiros de Riba de Ave". Até hoje sr.Armando... Nada! A isto chama-se mentir aos Ribadavenses!
A freguesia de Joane correu lado a lado com Riba de Ave para a aquisição de um novo Quartel da GNR. Neste momento Joane está servida, Riba de Ave tem um Quartel a cair de podre e com espaços improvisados! Nada sr.Armando!
A aquisição de um terreno para ampliação do cemitério actual, serve unicamente para remediar o problemas mas também para beneficiar terceiros, afinal 115.000€ para o terreno em causa é muito dinheiro! Haverá comissões?? Muito provavelmente...
Sobre esta matéria, uma pequena nota: Miguel Lopes defende nas suas propostas, a aquisição de um novo terreno para a construção de um novo cemitério, mas o que POUCOS devem saber é que ele e a sua representante (Sara Machado) votaram favoravelmente, em conjunto com o PSD, para a aquisição deste terreno do qual Crispim Abreu é herdeiro.
O antigo Cine-Teatro seria modernizado e até um pólo da Casa das Artes. Blá, Blá, Blá… Até hoje sr.Armando... Nada!
Sendo eu jovem, onde posso praticar desporto em Riba de Ave?? Por onde anda o protocolo assinado entre a Junta de Freguesia e o Externato Delfim Ferreira para a utilização do respectivo Pavilhão pelas associações Ribadavenses?? Estou "por fora" mas sei disto, sr.Armando!
(continua)