"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, pela sua origem, pelo seu credo religioso ou político. Para odiar, as pessoas precisam de aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".
Nelson Mandela
Primeira tentativa de criar um jornal em Riba de Ave, teve um único número, publicado em Dezembro de 1952. É a memória desse título, desse projecto que "pretendia galgar as barreiras do atraso cultural do povo", que queremos homenagear,aprofundando o exercício da democracia e cidadania, nos caminhos que Abril abriu.
Violentamente reprimido e massacrado pelo governo do apartheid da África do Sul, Nelson Mandela foi libertado pelo então presidente Le Klerk, em 1990, numa altura em que a luta do ANC(Congresso Nacional Afrcano)se radicalizava e consolidava. A partir de 1994, já como presidente da nação sul-africana, este combatente incansável pelos direitos elementares dos cidadãos negros, conquista o respeito do Mundo e a sua voz passa a ocupar um espaço relevante na resolução de um conjunto de conflitos que afectam o continente africano e não só.
ResponderEliminarÉ neste contexto que o seu pensamento (pensamentos (I)) divulgado neste blog me merece a maior atenção. Enquanto professora, utilizo-o muitas vezes para sensibilizar os meus alunos para os valores supremos da IGUALDADE, da SOLIDARIEDADE e da JUSTIÇA. Enquanto cidadã, daqui faço o meu apelo para que todos sejamos capazes de ensinar e aprender a amar.Só assim inverteremos o rumo do ódio ao serviço de interesses poderosos... no sentido de uma paz duradoura ao serviço do MUNDO.