sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Muitas promessas no programa eleitoral do PS


Na apresentação do programa eleitoral, Reis Campos, candidato do PS à Câmara, promete criar 1000 novos postos de trabalho durante o próximo mandato, e anunciou a atribuição de 500 euros por cada filho que nasça em famílias com dificuldades. Nas cinco medidas imediatas para "reiniciar o desenvolvimento de Famalicão" e cinco linhas programáticas para "mudar a política" do município, que o partido socialista inscreve no seu programa eleitoral, há mais propostas, como a implementação de um programa temporário de apoio às famílias e empresas, com a finalidade de minimizar o impacto da crise; a redução da taxa do IMI e a isenção da derrama para micro e pequenas empresas, bem assim como a redução da factura da água para as famílias mais carenciadas. No âmbito do urbanismo, Reis Campos reclama a revisão do PDM, e a concretização dos planos urbanísticos para Delães, Riba de Ave, Joane, Pousada, Ribeirão e Lousado, áreas que considera críticas no concelho, e defende que a cidade deve crescer para norte, promovendo uma nova centralidade na zona do novo tribunal. Também o "Parque da Cidade" a "Casa da Juventude" o "Museu de Surrealismo", o "Arquivo Histórico Municipal" e a passagem inferior na avenida 9 de Julho, infra-estruturas que "não foram realizadas nos últimos anos por incapacidade da actual Câmara", serão concretizadas pelo executivo socialista, garante Reis Campos. Por fim, no plano desportivo, destaque para a criação de uma nova zona desportiva, não a construção de um novo estádio municipal, mas para a instalação de novas infra-estruturas destinadas às modalidades amadoras.
Com promessas assim, principalmente a da criação de novos 1000 empregos, ganhou Sócrates as eleições legislativas de 2005, e o resultado foi o que se conhece: como as promessas ficaram na gaveta, perdeu as eleições europeias, perdeu a maioria absoluta, perdeu deputados, perdeu eleitorado. Razão tem o amigo que comentou estas promessas da seguinte maneira: com um PS tão generoso, talvez já não baste ao Armindo Costa a "Cidade Verde", virtual, pintada no Boletim Municipal, que tanto indignou o Dr.António Cândido.
À memória ocorrem-nos os versos de António Aleixo: "Vós que lá do vosso império/ Prometeis um mundo novo/ Calai-vos, que pode o povo/ Querer um mundo novo a sério".

Fonte: Jornal "Cidade Hoje"

Sem comentários:

Enviar um comentário