Num vistoso prospecto da sua campanha eleitoral, Armando Carvalho(AC), que se recandidata à Junta de Freguesia de Riba de Ave pelo PSD/CDS-PP, publica uma carta-aberta dirigida aos "caros ribadavenses", que para além da lengalenga habitual e das sempre repetidas (e nunca cumpridas) promessinhas, fala no investimento dos últimos 8 anos em Riba de Ave - que são os anos de AC na gestão da autarquia - para fazer afirmações mirabolantes. Uma, é que tal investimento é de "montante superior a todo o valor das obras realizadas em Riba de Ave desde o 25 de Abril". Só paleio, claro, e isto de paleio, e sobretudo quando vem de "criaturinhas" que mal sabem do que falam, já não merece que se perca muito tempo com ele. Mesmo assim, o AC, responsável que é pela autarquia local, deveria concretizar o que afirma, ou seja: deveria demonstrar, claramente, sem recorrer a generalizações e "frases feitas", qual o investimento promovido em Riba de Ave nos 8 anos do seu exercício como presidente da Junta. É que, do que se fala em Riba de Ave e se critica severamente, é da falta de investimento na terra, sendo essa uma queixa generalizada de toda a população, que diz mesmo que Riba de Ave não passa de um dormitório, sem quaisquer atractivos que ajudem a fixar cá as pessoas, do que vai resultando o atraso da vida sócio-cultural e a morte lenta do pequeno comércio local. A segunda nota interessante da "cartinha" de AC, é que ele refere como partidos que passaram pelo poder, em Riba de Ave, o PSD - com os seus 8 anos de governação - e, com ar de distanciamento e amesquinhamento, "um partido que se opõe a esta Coligação(a dele) nestas eleições, e que - continuamos a citar - "nos parece sempre se ter oposto a Riba de Ave, pois nunca investiu na nossa freguesia". Do nome desse partido não falou. A que partido quer referir-se? Sem, rosto, portanto, esse partido fantasma deverá tratar-se de um qualquer pesadelo, dos muitos que devem ensombrar a "mente" de AC. Viu-se ao espelho o AC, e não se reviu na imagem que o espelho lhe reflectiu. Não é de estranhar. Normalmente, os homens pequenos só sabem mirar-se no próprio umbigo. É que, pegando na história das eleições locais desde o 25 de Abril de 1974, vê-se que o PSD é que andou escondido até 1989 - durante 15 anos - pois só nesse ano se apresentou a sufrágio com a sua sigla. Até aí, foi sempre o "inimigo de estimação" do PS, a sua bengala, por ter dificuldade em mostrar-se a um eleitorado que o fundia com o regime anterior. Pois é! AC mirou-se ao espelho, e o fantasma de um(?) partido de que não "sabe" o nome era o do seu próprio partido e o do seu próprio rosto. Há regras na Democracia que até um autarca como AC é obrigado a respeitar. Os adversários não são "sombras", e a mentira não é uma postura ética. Mas o povo tem razão: "não vale a pena gastar cera com fraco defunto". AC é um pequeno "acidente de percurso", que a história local se encarregará de apagará!
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas para que mais serve o Armando, do que para dar lustro às botas dos donos? Então não anda ele a fingir que é contra a nova estação de lixo, quando são os seus "compadres" da câmara a patrocinar o projecto? Para sacristão é que ele estava bem...
ResponderEliminarCaros Ribadavenses,
ResponderEliminarSou um jovem residente em Riba de Ave, desde sempre, que gosta muito da sua terra e como é óbvio quer o melhor para ela.
Aproxima-se mais uma eleição para a nossa Junta de Freguesia. Quero, desde já, realçar que não me encontro ligado a nenhuma das listas candidatas ou forças partidárias, apenas um cidadão, com alguma cultura, que está "por fora" mas que acompanha o desenrolar dos acontecimentos em Riba de Ave.
Em minha opinião, existem somente 2 candidatos com hipóteses de liderar os destinos da nossa vila nos próximos 4 anos, são eles: Armando Carvalho (PSD) e Amaro Araújo (PS). E digo somente 2 candidatos, dado que no lado oposto teremos mais 2 candidatos, mas a lutar pelo 3ºlugar nestas mesmas eleições: Miguel Lopes (CDU) e Adelino Mota (BE). Juntos no passado, até 2001, estes 2 últimos ribadavenses pouco ou nada fizeram pela nossa vila, no entanto a nota mais importante a realçar é que tal como em 2005, as suas candidaturas, agora por partidos diferentes, provocou e continuará a provocar divisões nos eleitores. Assim, pode-se dizer neste momento que a CDU em Riba de Ave "morreu"! É bastante provável que o BE em Riba de Ave aumente o número de votos, em relação a 2005, a ponto de equilibrar as contas com a CDU, mas nunca com hipóteses de discutir a vitória.
Mas avançando, e passando para os verdadeiros candidatos... Armando Carvalho (PSD) encontra-se há 8 anos no poder local, sendo que muito pouco tem sido feito em prol da nossa Vila, outrora a freguesia com maior destaque no concelho de V.N. Famalicão. Infelizmente, podemos dizer que Riba de Ave foi largamente ultrapassada em termos de desenvolvimento por diversas freguesias famalicenses, onde à cabeça se destacam Joane e Ribeirão. Não existem obras de verdadeira importância na nossa vila!
Lembro, por exemplo, que a conclusão do Saneamento Básico nem se pode considerar uma promessa cumprida, dado que em pleno século XXI é quase obrigatória a sua implementação na luta pelas questões ambientais. Esta decisão peca até por tardia!
Grandes obras, em Riba de Ave, precisam-se: novo Quartel dos Bombeiros, novo Quartel da GNR, modernizar Cine-Teatro, novo Cemitério, requalificar o enorme espaço de Sampaio Ferreira, espaços de lazer, locais onde os jovens possam praticar desportos em geral, Lar de idosos, despoluição do Rio Ave e espaço envolvente, etc, etc, etc.
Riba de Ave não pode viver somente de arranjos de passeios ou de paragens de autocarro, precisamos de Muito, Muito Mais!!
Em Outubro de 2005 foi colocado um cartaz, em local conhecido, a indicar "Futuro Quartel dos Bombeiros de Riba de Ave". Até hoje sr.Armando... Nada! A isto chama-se mentir aos Ribadavenses!
A freguesia de Joane correu lado a lado com Riba de Ave para a aquisição de um novo Quartel da GNR. Neste momento Joane está servida, Riba de Ave tem um Quartel a cair de podre e com espaços improvisados! Nada sr.Armando!
A aquisição de um terreno para ampliação do cemitério actual, serve unicamente para remediar o problemas mas também para beneficiar terceiros, afinal 115.000€ para o terreno em causa é muito dinheiro! Haverá comissões?? Muito provavelmente...
Sobre esta matéria, uma pequena nota: Miguel Lopes defende nas suas propostas, a aquisição de um novo terreno para a construção de um novo cemitério, mas o que POUCOS devem saber é que ele e a sua representante (Sara Machado) votaram favoravelmente, em conjunto com o PSD, para a aquisição deste terreno do qual Crispim Abreu é herdeiro.
O antigo Cine-Teatro seria modernizado e até um pólo da Casa das Artes. Blá, Blá, Blá… Até hoje sr.Armando... Nada!
Sendo eu jovem, onde posso praticar desporto em Riba de Ave?? Por onde anda o protocolo assinado entre a Junta de Freguesia e o Externato Delfim Ferreira para a utilização do respectivo Pavilhão pelas associações Ribadavenses?? Estou "por fora" mas sei disto, sr.Armando!
(continua)
(continuação)
ResponderEliminarE agora pergunto: dado que desde sempre o actual Presidente da Junta provou uma arrogância e voz autoritária, que tenta resolver tudo nem que seja à pancada e sem democracia, como pode a sua equipa provavelmente com maior capacidade, ficar também indiferente ao marasmo e falta de desenvolvimento instalado??
Em 2005, o PSD de Armando Carvalho venceu o PS de Pedro Cunha por míseros 59 votos... Foi pena!
Os Ribadavenses, principalmente os jovens, devem acordar e lutar contra erros do passado recente e lutar contra o atrito instalado na nossa vila. Temos de ter ambição, ser reivindicativos, pois, independentemente da cor partidária, o mais importante é criar grandes condições para que as pessoas se sintam bem na sua terra. Pouco se constrói, os empreiteiros não investem em Riba de Ave, quem procura comprar casa necessita de se deslocar para freguesias circunvizinhas, enfim uma vila completamente parada!
No dia 04/10/2009, apareceram os muros do cemitério escritos com apelos da população. Considero que tal forma de protesto seja de lamentar, pois em democracia haverá outras formas de expressar indignações, no entanto também acredito que actualmente os Ribadavenses se sintam saturados e revoltados com tamanha falta de competência do actual Presidente da Junta.
Para não cairmos em erros do passado, considero que Amaro Araújo (PS) e a sua equipa reúnem melhores condições para liderar os destinos da minha, da vossa vila Ribadavense. Será nele que irei votar, um voto útil de MUDANÇA, com a esperança que desta vez os Ribadavenses irão pensar primeiro nos reais interesses para a sua terra e não irão estar agarrados a forças partidárias.
Por isso, dia 11 de Outubro vamos todos apoiar o Sr.Amaro, um homem conhecido de todos, com provas dadas na nossa freguesia, com propostas interessantes e ousadas, capaz de lutar contra a apatia instalada em Riba de Ave nos últimos anos.
Pensem bem, se é esta a freguesia que querem para vocês e para os vossos filhos ou se querem voltar a sentir ORGULHO de viver em Riba de Ave!
Por Riba de Ave, sempre!
Abraço Amigo,
Opash
Politicos e economistas não servem para governar.
ResponderEliminarPois o estado é uma pessoa de direito.
A economia não defende os direitos dos cidadãos pois Salazar era economista.
ResponderEliminar