sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Miguel Lopes, candidato da CDU, dirige-se aos ribadavenses


A CDU, como era já público, voltou a candidatar Miguel Lopes em Riba de Ave. A população local vai mais uma vez avaliar da justeza da escolha de um cidadão que geriu a Junta durante 12 anos, tendo atravessado a luta dos ribadavenses contra a instalação da lixeira, quando o PS presidia aos destinos da Câmara Municipal. A CDU perdeu força em Riba de Ave, como o demonstram os resultados eleitorais de várias eleições dos últimos anos. As transformações sociológicas no mundo do trabalho, com o encerramento de muitas empresas e a deslocalização de muitos operários, juntamente com o desemprego e a precariedade do trabalho, foram alterações profundas, que necessáriamente tinham de produzir efeitos perversos e desagregadores numa força política com raízes fundas no operariado. As eleições autárquicas não são propriamente o espaço onde se coloca a luta pelos interesses e direitos dos trabalhadores. Mas não deixam de ser um campo em que se confrontam e digladiam opções diferenciadas do maior interesse das comunidades e dos cidadãos. Miguel Lopes diz que se candidata com a firme convicção de que pode,"tal como no passado", prestar o melhor serviço à terra, e que sendo preciso mudar Riba de Ave, a sua candidatura é uma garantia para os ribadavenses.

6 comentários:

  1. Apresentando-se como uma candidatura credível e capaz de "prestar o melhor serviço à terra", Miguel Lopes,que, como refere o autor do blog, já foi presidente da Junta de Riba de Ave durante 12 anos, surge, nesta campanha, com o lema "Mudar de Rumo". Gerida nos últimos anos pelo PSD, Riba de Ave, cujas tradição democrática remonta ao tempo da ditadura, estagnou numa paralisia que tem impedido o seu desenvolvimento em aspectos relevantes para a população. É neste contexto, associado ao factor do aumento do desemprego devido à falência da indústria central da região, que a mudança se impõe. A população de Riba de Ave, estou certa, saberá reconhecer a vontade de mudar da candidatura da CDU e a honestidade do candidato do BE, o Adelino Mota, dando-lhes o único voto que permitirá que esta Terra possa sorrir de novo.
    Que os interesses partidários não frustrem a vontade popular... e que a Esquerda (CDU/BE) cumpra o seu papel.

    ResponderEliminar
  2. "Mudar de Rumo"

    D José, viu passar o ministro das obras públicas Arantes de Oliveira junto da sua estátua, chamou-o e pedtu-lhe um cavalo novo! Intrigado foi para S. Bento e contou o sucedido a dois burros velhos que lá cogitavam a forma de manter Portugal amordaçado. Estes riram-se incrédulos e foram ver se o D josé tinha ou não feito o pedido ao Arantes. Quqndo se apróximaram da estátua escutou~se uma voz que dizia: "Arantes eu pedi um cavalo novo! Não pedi dois burros velhos".

    Para "Mudar de Rumo" também o Povo de Riba de Ave quer um Candidato novo e o Miguel Lopes é um "candidato" velho.

    No próximo domingo vou votar BE. VOTO ADELINO MOTA.

    Umbelina

    ResponderEliminar
  3. Eu é que gosto do ar de modernidade do bloco...
    Então o Miguel lopes é velho e o mota moderno....

    E já agora, e esquecendo as idades, o mota não foi do executivo da junta??? e quem era presidente???
    (e agora até cairia bem uma piada de mau gosto sobre o que as pessoas fazem para ter poleiro, mas não...)

    Se as pessoas pensassem antes de escrever...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Caros Ribadavenses,

    Sou um jovem residente em Riba de Ave, desde sempre, que gosta muito da sua terra e como é óbvio quer o melhor para ela.

    Aproxima-se mais uma eleição para a nossa Junta de Freguesia. Quero, desde já, realçar que não me encontro ligado a nenhuma das listas candidatas ou forças partidárias, apenas um cidadão, com alguma cultura, que está "por fora" mas que acompanha o desenrolar dos acontecimentos em Riba de Ave.

    Em minha opinião, existem somente 2 candidatos com hipóteses de liderar os destinos da nossa vila nos próximos 4 anos, são eles: Armando Carvalho (PSD) e Amaro Araújo (PS). E digo somente 2 candidatos, dado que no lado oposto teremos mais 2 candidatos, mas a lutar pelo 3ºlugar nestas mesmas eleições: Miguel Lopes (CDU) e Adelino Mota (BE). Juntos no passado, até 2001, estes 2 últimos ribadavenses pouco ou nada fizeram pela nossa vila, no entanto a nota mais importante a realçar é que tal como em 2005, as suas candidaturas, agora por partidos diferentes, provocou e continuará a provocar divisões nos eleitores. Assim, pode-se dizer neste momento que a CDU em Riba de Ave "morreu"! É bastante provável que o BE em Riba de Ave aumente o número de votos, em relação a 2005, a ponto de equilibrar as contas com a CDU, mas nunca com hipóteses de discutir a vitória.

    Mas avançando, e passando para os verdadeiros candidatos... Armando Carvalho (PSD) encontra-se há 8 anos no poder local, sendo que muito pouco tem sido feito em prol da nossa Vila, outrora a freguesia com maior destaque no concelho de V.N. Famalicão.

    Infelizmente, podemos dizer que Riba de Ave foi largamente ultrapassada em termos de desenvolvimento por diversas freguesias famalicenses, onde à cabeça se destacam Joane e Ribeirão. Não existem obras de verdadeira importância na nossa vila!

    Lembro, por exemplo, que a conclusão do Saneamento Básico nem se pode considerar uma promessa cumprida, dado que em pleno século XXI é quase obrigatória a sua implementação na luta pelas questões ambientais. Esta decisão peca até por tardia!

    Grandes obras, em Riba de Ave, precisam-se: novo Quartel dos Bombeiros, novo Quartel da GNR, modernizar Cine-Teatro, novo Cemitério, requalificar o enorme espaço de Sampaio Ferreira, espaços de lazer, locais onde os jovens possam praticar desportos em geral, Lar de idosos, despoluição do Rio Ave e espaço envolvente, etc, etc, etc.

    Riba de Ave não pode viver somente de arranjos de passeios ou de paragens de autocarro, precisamos de Muito, Muito Mais!!

    Em Outubro de 2005 foi colocado um cartaz, em local conhecido, a indicar "Futuro Quartel dos Bombeiros de Riba de Ave". Até hoje sr.Armando... Nada! A isto chama-se mentir aos Ribadavenses!

    A freguesia de Joane correu lado a lado com Riba de Ave para a aquisição de um novo Quartel da GNR. Neste momento Joane está servida, Riba de Ave tem um Quartel a cair de podre e com espaços improvisados! Nada sr.Armando!

    A aquisição de um terreno para ampliação do cemitério actual, serve unicamente para remediar o problemas mas também para beneficiar terceiros, afinal 115.000€ para o terreno em causa é muito dinheiro! Haverá comissões?? Muito provavelmente...

    Sobre esta matéria, uma pequena nota: Miguel Lopes defende nas suas propostas, a aquisição de um novo terreno para a construção de um novo cemitério, mas o que POUCOS devem saber é que ele e a sua representante (Sara Machado) votaram favoravelmente, em conjunto com o PSD, para a aquisição deste terreno do qual Crispim Abreu é herdeiro.

    O antigo Cine-Teatro seria modernizado e até um pólo da Casa das Artes. Blá, Blá, Blá… Até hoje sr.Armando... Nada!

    Sendo eu jovem, onde posso praticar desporto em Riba de Ave?? Por onde anda o protocolo assinado entre a Junta de Freguesia e o Externato Delfim Ferreira para a utilização do respectivo Pavilhão pelas associações Ribadavenses?? Estou "por fora" mas sei disto, sr.Armando!

    (continua)

    ResponderEliminar
  6. (continuação)

    E agora pergunto: dado que desde sempre o actual Presidente da Junta provou uma arrogância e voz autoritária, que tenta resolver tudo nem que seja à pancada e sem democracia, como pode a sua equipa provavelmente com maior capacidade, ficar também indiferente ao marasmo e falta de desenvolvimento instalado??

    Em 2005, o PSD de Armando Carvalho venceu o PS de Pedro Cunha por míseros 59 votos... Foi pena!

    Os Ribadavenses, principalmente os jovens, devem acordar e lutar contra erros do passado recente e lutar contra o atrito instalado na nossa vila. Temos de ter ambição, ser reivindicativos, pois, independentemente da cor partidária, o mais importante é criar grandes condições para que as pessoas se sintam bem na sua terra. Pouco se constrói, os empreiteiros não investem em Riba de Ave, quem procura comprar casa necessita de se deslocar para freguesias circunvizinhas, enfim uma vila completamente parada!

    No dia 04/10/2009, apareceram os muros do cemitério escritos com apelos da população. Considero que tal forma de protesto seja de lamentar, pois em democracia haverá outras formas de expressar indignações, no entanto também acredito que actualmente os Ribadavenses se sintam saturados e revoltados com tamanha falta de competência do actual Presidente da Junta.

    Para não cairmos em erros do passado, considero que Amaro Araújo (PS) e a sua equipa reúnem melhores condições para liderar os destinos da minha, da vossa vila Ribadavense. Será nele que irei votar, um voto útil de MUDANÇA, com a esperança que desta vez os Ribadavenses irão pensar primeiro nos reais interesses para a sua terra e não irão estar agarrados a forças partidárias.

    Por isso, dia 11 de Outubro vamos todos apoiar o Sr.Amaro, um homem conhecido de todos, com provas dadas na nossa freguesia, com propostas interessantes e ousadas, capaz de lutar contra a apatia instalada em Riba de Ave nos últimos anos.

    Pensem bem, se é esta a freguesia que querem para vocês e para os vossos filhos ou se querem voltar a sentir ORGULHO de viver em Riba de Ave!

    Por Riba de Ave, sempre!

    Abraço Amigo,

    Opash

    ResponderEliminar