sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Votar para vivermos melhor e como afirmação de cidadania, exige não votar às cegas




De novo a decisão está na mão dos eleitores. Dentro de poucas horas encerra esta campanha eleitoral autárquica e os portugueses e portuguesas vão às urnas no próximo domingo, desta vez para eleger os órgãos de poder local, que é um património valioso do nosso sistema político, a primeira trincheira do exercício participativo e democrático das populações. O poder local é hoje uma realidade dignificadora e o mais importante instrumento de luta para a melhoria das condições de vida materiais e culturais das populações e espaço por excelência para a participação quotidiana dos cidadãos na coisa pública, na afirmação de cidadania que deve reforçar-se todos os dias. Não faltam infelizmente os exemplos repugnantes de cidadãos em quem o povo votou e que não só não corresponderam à confiança neles depositada, como se tornaram criaturas abjectas, marcadas pelo abuso e pela corrupção. O factor proximidade ajuda a ter um melhor conhecimento dos candidatos, das suas capacidades e da sua ética. Os eleitores devem saber escolher tendo em conta esses conceitos de apreciação, sem se deixarem turvar pelas promessas fáceis ou pelo mediatismo das candidaturas, algumas delas utilizando meios que chocam pelo exibicionismo que fazem de um novo riquismo só possível à custa de muito dinheiro, tanto dele retirado aos cofres do erário público, que é dinheiro do povo. Ainda que estas eleições autárquicas sejam diferentes das legislativas no que respeita a políticas nacionais, certo é que nelas se jogam interesses muito concretos das populações locais. Basta olhar o levantamento de alguns problemas em Riba de Ave, os protestos vindos a lume por sectores da população relativamente a resoluções que não servem os seus interesses, para se ter a ideia clara de que não é a mesma coisa eleger esta ou aquela lista, enfeudadas que estão umas a interesses estranhos ao interesse real da população, enquanto outras mergulham raízes nos interesses colectivos, no interesse de todos. O povo vai fazer a sua escolha. A sua arma é o voto. Saber usá-lo é não só contribuir para uma vida melhor da comunidade, como será uma prova de maturidade, que os "mandantes" sempre quiseram recusar ao povo. Não vote às cegas!...

3 comentários:

  1. Boa noite!

    É verdade, domingo os Ribadavenses irão fazer a sua escolha. A sua arma é o voto!

    Já muito escrevi, aqui, e não só sobre a importância desta votação para o futuro de Riba de Ave.

    Não me quero tornar repetitivo, mas considero que os Ribadavenses não devem cair em erros do passado recente! Neste campo, 3 dos candidatos já fizeram parte do executivo.

    Daí que domingo irei votar no PS de Amaro Araújo, uma pessoa capaz de comandar os destinos de Riba de Ave rumo ao progresso!

    Espero que haja adesão em massa, nesse sentido, pois só assim será possível tirar o PSD do poder. A divisão de votos por PS, CDU e BE não será benéfica para esse objectivo.

    Ribadavenses votem pela vossa cabeça, em consciência, sem pressões e decidam!

    Abraço amigo!

    Opash

    ResponderEliminar
  2. Aprecio essa vontade de afirmação. Mas não estamos apenas perante a necessidade de derrotar o Armando. É fundamental vermos a alternativa melhor - e a alternativa é política e não apenas aritmética - de quem é capaz de conduzir os destinos de Riba de Ave rumo a um futuro que vai ser exigente face aos problemas que já se lhe colocam. Não tenho nada contra o Amaro, que tenho-o até na conta de um "bom homem". Mas isso não chega. Vai ser preciso mobilizar vontades, para assegurarmos um lugar no próximo futuro que já nos bate à porta. É aí que reside a questão. É que a divisão de que fala também é contabilizada noutra equação. Os votos no Amaro, que independentemente da pessoa,também dividem e enfraquecem o candidato que se me afigura ser o melhor para este momento, e que é o Mota. Pensa nisso amigo, e veja lá se ultrapassa a visão redutora e dogmática de só ver no Amaro o sol da redenção. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Depois de tantos anos de governação autárquica do PSD, a população de Riba de Ave vai saber escolher... votando no candidato Adelino Mota. Este é o voto capaz de garantir a mudança e premiar os interesses da Terra.

    ResponderEliminar