quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Manuel Joaquim Costa empossado para mais um mandato na Junta de Arnoso Santa Eulália


Liderada de novo por Manuel Joaquim Costa, a Junta de Freguesia de Arnoso Santa Eulália foi empossada para mais um mandato. Esta freguesia é a única que a CDU detém no concelho, graças ao trabalho vivo e dialogante do seu presidente, que não se compadece com "asfixias", abrindo-se à comunidade, sem sectarismos. Um exemplo para reflectir e compreender "as motivações que estão na base das discrepantes votações eleitorais". A Junta de Freguesia de Arnoso Santa Eulália é composta, para além do seu presidente, por Pedro Miguel da Cruz Araújo e Maria da Conceição Vilaça Araújo Abreu. Por sua vez, a mesa da Assembleia é composta por Manuel Augusto Martins de Araújo(presidente), Vitor Manuel Oliveira Faria e Maria Teresa Machado Veloso Gomes Mália, secretários.
Fonte: Jornal Opinião Pública

5 comentários:

  1. Assim se vê que o autoritarismo e o sectarismo não ajudam a ganhar eleitores. Comparando Arnoso Santa Eulália, onde um cidadão aberto à opinião dos outros e atento aos problemas da freguesia, para os resolver, com o Calendário, onde a queda eleitoral tem vindo a ser constante, apesar da concorrência a todos os actos eleitorais nos últimos anos, de uma figura dita "histórica", logo ressalta como a atitude dialogante(ainda que firme), é aquela que congrega adesões e não afasta ninguém. A história da "esquerda" e principalmente do partido comunista está cheia de exemplos que só não vê quem não quer. E agora, que fazer?

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão este comentarista. Gente nova, arejada, é precisa. A vida é feita de mudança, para renovar-se. Sim senhor, estou de acordo com mais abertura sem quebra dos valores. Conheço muitos a pensar como eu...

    ResponderEliminar
  3. Manuel Joaquim Costa empossado para mais um mandato na Junta de Arnoso Santa Eulália. Este é um facto que deve ser assinalado e que resulta dum trabalho vivo e dialogante encetado com a população de Arnoso Santa Eulália.

    O definhamento do PCP e os maus resultados da CDU mesmo que se diga que se aumentou o n°. de votos e a percentagem a verdade é que a CDU obteve em 2005 para AR 433369 votos, 7,54 por cento e elegeu 14 deputados. Em 2009, obteve 446174 votos, 7,88 por cento e elegeu 15 deputados. Mas passou da terceira força na AR em 2005 para a quinta força na AR em 2009. Se tivermos em conta que o PS perdeu 500.000 votos e que havia cerca de 600.000 novos eleitores em 2009 a CDU fez um mau resultado.

    No PE em 2004 obteve 309401 votos, 9,09 por cento e elegeu 2 deputados. Em 2009, 379000 votos, 10,66 por cento e elegeu dois deputados. Mais uma vez a CDU obtêm um mau resultado passa aqui de terceira para quarta força política.

    Nas eleições autárquicas, entre os resultados de 2005 e os obtidos em 2009, constatamos que onde a democracia participativa é uma realidade a CDU aguentou. Muitos dos que numa obediência cega aos ditames dos "responsáveis" políticos optaram pela democracia representativa foram castigados. Tomemos como exemplo Barbosa da Siva identificado pelos Jornais como o militante "histórico"
    que aderiu ao PCP depois do 25 de Abril de 1974. Fez uma alinça contra-natura no Calendário em 2001, foi castigado em 2005, terminando por não ser eleito em 2009. Tendo perdido o seu protagonismo concelhio primeiro e o local agora, escreveu um artigo de opinião no Jornal Opinião Pública intitulado "ASFIXIAS".

    Da sua leitura resulta claro que BS não se resigna nem se conforma com o que julga ser a sua qualidade de dinossauro ou de militante "histórico". Ora BS não é nem dinnossauro nem militante "histórico". Tem, isso sim a responsabilidade histórica da situação em que se encontra a organização do PCP no concelho de VNF. Mas agora diz por aí que está mais preocupado com a organização do PCP (da qual foi responsável durante muitos anos) que com o recuo da CDU.

    A asfixia que sente BS é deteminada pela sua vaidade. Vaidade que o cega e lhe turba a memória como escreveu Vasco Pulido Valente:

    "O regime de liberdade, aliás relativa, em que vivemos permite ao primeiro transeunte evacuar o espírito de toda a espécie de tralha. É um privilégio que devemos intransigentemente defender."

    Apesar dos pesares que são muito é com coragem e convicção de que as coisas podem mudar que me despeço,

    Umbelina

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro Manel
    Parabéns por mais esta aventura de "blogares" e já agora um agradecimento sincero por te lembrares cá do pessoal de Santa Eulália. É que "daqueles gajos lá do campo da feira" como tu costumas dizer, ainda não ouvi um pio sequer. Compreende-se. Por um lado devem andar atarefadissimos com as tomadas de posse dos eleitos da CDU no concelho. Por outro lado, como o "respeitinho é muito lindo" e o senhor BS acompanhado de outros camaradas teve a "amabilidade" de a poucos dias da entrega das Listas para as Eleições Autárquicas se ter deslocado à minha freguesia e investido não sei de que poderes, ter afirmado perempetóriamente que por ele estava expressamente vedada a possibilidade de eu encabeçar a Lista para a Assembleia de Freguesia de Arnoso Sta Eulália, é natural que aqueles que ainda o vão apoiando, tolerando, ou aceitando se "aninhem" e não tenham a coragem de mandar esse senhor calçar as pantufas e mandá-lo bugiar para a Castela (Lugar de Calendário),coisa que ele deveria fazer se tivesse um minimo de dignidade e ética política. (É que em termos de autarcas CDU, Calendário;0 - Santa Eulália;8)
    Quando recentemente vi aquelas imagens da queda do "muro", e sem estar a meter nisto o Charles Chaplin, dei comigo a pensar se devemos continuar com a cabeça enterrada na areia e fazer de conta que estes pequenos e grandes ditadores só pertencem ao imaginário dos anti-... ou se não haverá alturas na nossa vida que devemos ter a coragem de chutar de certas convicções para a "prateleira das nossas memórias".
    ManuelSe me permites utilizar mais um pouco deste teu espaço, deixa-me só mandar um cumprimento e transmitir a minha satisfação ao meu colega de Calendário... Snr. Armindo Gomes, Presidente da Junta por se ver livre daquela "praga", embora "de vez em quando" o vá aturar na imprensa. Nas reuniões da Assembleia de Freguesia... já sabe. Faça como o seu colega Dr. Nuno Melo e antes de ele começar a parlar que escreva um papelzinho.
    Manel de Riba d'Ave, um abraço e votos de boa saúde deste Manel de Arnoso Sta Eulália.
    Até sempre!

    ResponderEliminar
  5. Lamentável, mas verdadeiro. No blogue fp(famalicão e política), que só hoje vi, estão publicados vários comentários que dão da CDU uma imagem que não é sua, mas que é a imagem dos responsáveis de há anos, pelo PC em Famalicão. Há mesmo quem fale em "passeatas" e "mariscadas", lá para o lado do Calendário, quando no executivo da junta estava um autarca da CDU. O historial dos resultados da CDU no concelho, nas últimas eleições, também é lá contado. Este retrato da CDU não corresponde à realidade. Será o retrato dos responsáveis que têm por lá andado, "intocáveis" como manda o "centralismo burocrático". Estranho é que ao nível da direcção do PC não se dê conta desta desfiguração do partido(e da CDU), e se deixe correr as coisas até à queda total. Por isso é que aqui na cidade ninguém quer nada com tal gente.

    ResponderEliminar