segunda-feira, 30 de novembro de 2009

2,8 mil milhões de euros em paraísos fiscais

O Boletim Estatístico do mês de Novembro, publicado pelo Banco de Portugal, revela que 2009 poderá ser o ano em que os portugueses mais investiram em paraísos fiscais.

Só nos primeiros nove meses do ano, a verba que corresponde ao saldo entre os valores aplicados e retirados destes veículos foi de 2,8 mil milhões de euros. Desde o início da divulgação deste indicador em 1996, cerca de 16 mil milhões de euros já saíram de Portugal para contas em offshore, um valor superior ao que foi investido em países como a Alemanha e a Espanha. Os investimentos em paraísos fiscais já correspondem a cerca de 10% do investimento total deste ano.

Segundo o Fundo Monetário Internacional, as ilhas Caimão têm sido o principal destino escolhido pelos portugueses, inclusive do próprio estado português, que até o final de 2007 mantinha no território britânico 87 milhões de dólares. Na compilação divulgada pelo Banco de Portugal não é possível determinar a fonte institucional - empresas, famílias, estado, etc - e nem qual o destino específico, visto que os investimentos em offshore não estão desagregados por destino.

Os paraísos fiscais, também conhecidos como offshores, são regiões ou estados que possuem regimes fiscais extremamente baixos e permissivos e têm sido o principal instrumento utilizado nos diversos ilícitos financeiros revelados com a crise económica. Em Portugal, os famosos casos do BCP e do BPN, revelaram que os veículos offshore foram largamente utilizados para manipular os mercados e ocultar operações ilícitas.

Fonte: esquerda.net



Sem comentários:

Enviar um comentário