domingo, 29 de novembro de 2009

Publicado o II Volume do livro de Filipa Sousa Lopes


Depois da edição em 2004 do primeiro volume, Filipa Sousa Lopes completou a sua tese de Mestrado e publicou o 2º.volume do seu trabalho "Momentos da Oposição em Famalicão", estendendo-o agora ao período entre 1959 e 1973. É um valioso estudo este da Filipa Lopes, que veio trazer às lutas antifascistas em Famalicão uma visão mais de conjunto, com o aprofundamento de vários factos e episódios, que expressam com outra dimensão a "longa noite de quarenta e oito anos de autoritarismo e de obscurantismo, em que as liberdades públicas e os direitos fundamentais de cidadania, foram confiscadas ao povo português", citando palavras de Sá da Costa, no prefácio do livro. Esta visão de conjunto das lutas políticas da oposição à ditadura de Salazar/Marcelo em Famalicão tem enormes virtualidades, diz ainda Sá da Costa. Na verdade, pode-se agora conhecer melhor "quem foi quem", e as ligações dos poderes locais com o sistema fascista, que têm estado opacos na história dos acointecimentos políticos do tempo. De realçar, a intervenção de muitos cidadãos de Riba de Ave nas lutas desenvolvidas pela Oposição do distrito de Braga, principalmente no seio do MDP/CDE.
Filipa Sousa Lopes vive na cidade de Vila Nova de Famalicão, onde nasceu em 1969. Licenciou-se em Ensino de História e Ciências Sociais, no ano de 1993, pela Universidade do Minho. Ingressou nocurso de Mestrado em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea da mesma Universidade, prestando provas públicas em Maio de 2001, com a dissertação sobre "A Oposição à Ditadura no concelho de Vila Nova de Famalicão - Da década de quarenta aos finais da década de cinquenta". É Professora do Ensino Básico e Secundário.

1 comentário:

  1. Um bom trabalho de investigação da autora, que merece todos os aplausos. Afinal, os professores trabalham e mostram obra. Terá a ex-ministra alguma coisa parecida com esta investigação para mostrar? Duvido bem que não! Este livro da Filipa Lopes deve ser divulgado, para que se tome conhecimento da heroica luta dos resistentes anti-fascistas, em que os operários e trabalhadores tiveram um importante papel activo. Bem haja, Filipa

    ResponderEliminar