quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Silva Lopes traça quadro preocupante para a economia portuguesa


Silva Lopes, ex-governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças, traçou um cenário preocupante para a economia portuguesa. Na sua intervenção na conferência "O direito e a economia: que lições depois da crise", Silva Lopes chamou a atenção para o baixo crescimento esperado para Portugal nos próximos anos, aliado a uma dívida pública e uma dívida externa crescentes. Disse que o desemprego vai chegar aos 10% no próximo ano, e que o país vai voltar, em 2011, para a cauda dos parceiros económicos em termos de crescimento da riqueza. Com tal situação, disse, "as despesas sociais, incluindo as pensões da Segurança Social e saúde não poderão aumentar mais do que 1% ao ano, o que vai fazer aumentar muito a instabilidade política". Finalmente, pediu seriedade e mais reflexão quanto aos investimentos.

2 comentários:

  1. Estes banqueiros são uns patuscos. Dão o lamiré para o Sócrates avançar com as medidas restritivas. Quando se trata de defender os bancos, então a conversa é outra. Reparem lá nos aumentos das pensões anunciadas ontem pelo Governo e vejam se elas vêm ou não na linha do que diz este Silva Lopes. Estamos é bem tramados com toda esta gente.

    ResponderEliminar
  2. Pois é! Este Silva Lopes o que não tem é vergonha na cara. Ele e os seus amigalhotes. Administrador do Montepio geral, saiu de lá com uma indemnização de 400.000 Euros. Logo que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP Renováveis. Tem várias reformas, uma das quais do Banco de Portugal. Que lata tem este para vir afirmar ser necessário o congelamento de salários e o não aumento do salário mínimo nacional, por causa da competitividade da economia portuguesa. E se fossem congeladas as mordomias chorudas que tem, para quantos salários mínimos não dava. Isto vai uma pouca vergonha, a que é preciso por cobro. Com este regabofe, onde vai o país parar?

    ResponderEliminar