quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Acordo entre PS e CDU gorado em Riba de Ave?

O jornal "Opinião Pública" dá conta, na sua edição de hoje, de que poderá estar em risco o acordo que existia entre o PS e a CDU, no âmbito da constituição dos órgãos autárquicos locais, que ia no sentido de se apresentarem a eventuais eleições intercalares coligados num movimento independente dos partidos. Como se sabe, a coligação PSD/CDS-PP ganhou as últimas eleições autárquicas, mas sem maioria absoluta, pelo que a Assembleia de Freguesia terá uma maioria dos partidos vencidos. Têm decorrido negociações para um entendimento que permita empossar o executivo mas, passados três meses, esse entendimento não foi alcançado. Segundo o semanário citado, o autarca Armando de Carvalho, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, afirmou ao jornal já ter abandonado as conversações com o PS, por não haver possibilidade de chegarem a qualquer acordo, estando agora a tentar chegar a acordo com a CDU. Em que medida o acordo que existia entre o PS e a CDU vai obstar uma solução diferente daquela que havia sido tornada pública, e como vai reagir o PS, são coisas para se saber dentro de pouco tempo. Para já, registe-se a dificuldade de aplicar uma solução inovadora e pedagógica, que seria a de gerir os órgãos autárquicos em co-responsabilidade de todos os partidos(Bloco de Esquerda incluido), experiência bem possível quando, como é o caso, os programas eleitorais dos partidos não são substancialmente diferentes, como aliás o reconheceu há tempos um dos negociadores. Há quem veja neste impasse a interferência de interesses estranhos aos da população de Riba de Ave, cuja votação nas eleições demonstrou a vontade de sentar todos os partidos nos órgãos da autarquia, hierarquizados óbviamente consoante os votos obtidos por cada um. Se acabar por malograr-se esta expectativa, será uma oportunidade perdida para experimentar uma gestão verdadeiramente unitária, cujo paradigma não deixaria de pesar no exercício do poder local. Por outro lado, confirmará que no plano do concelho e ainda que a longa distância, começam a ser perceptíveis posições e atitudes que têm no horizonte as eleições autárquicas de 2013, que vão realizar-se num cenário político inteiramente diferente daquele que existia no ano passado.

26 comentários:

  1. Não há por aqui nenhum ruído... Como é hábito, só os "iluminados" têm acesso às discussões. O povão que se lixe... Mas o mais certo será a CDU fazer um "acordito", esquecendo S.Mateus e Calendário.

    ResponderEliminar
  2. PRINCÍPIOS SÃO PRINCÍPIOS

    Em Riba d' Ave, os jornais locais noticiaram que emtre o PS e CDU, existia um acordo tácito para a constituição dum executivo tri-partido.

    Espanto meu quando leio nos mesmos jornais locais uma declaração do escorropicha galhetas da coligação ppd/cds em que afirma que tinha terminado as conversas com o PS e que estas não conduziram à constituição dum executivo por falta de acordo. É de louvar a atitude dos amigos socialistas pela firmeza manifestada aos princípios estabelecidos no acordo tácito referido.

    O mesmo escorropicha galhetas nas declarações prestadas ao jornal local dizia que ia iniciar conversaçõs com a CDU para ver da possibilidade de constituir um executivo. Ora, a CDU aparece aqui como a segunda escolha do escorropicha galhetas. Mas convêm lembrar que a CDU está obrigada tácitamente ao acordo que estabeleceu com o PS.

    Num esclarecimento do Sr. Governador Civil de Braga, em que este alude os problemas da Lei e em que são manifestas as respectivas consequências para a Freguesia e para a população de Riba d' Ave se o escorropicha galhetas mantiver este apego ao poder pelo poder (e que o último mandato dele muito bem espelha) em vez de o compartilhar como deve com o PS e a CDU como forma de corresponder á vontade popular que lhe negou uma maioria que lhe permitisse sozinho gerir os destinos da Freguesia.

    Admitindo mas não concedendo a possibilidade de a CDU vir a fazer um acordo com o escorropicha galhetas este será sempre contranaturo e fará dos seus mentores, o capacho da coligação ppd/cds.

    Os exemplos são mais que muitos, Riba d' ave, Calendario, Vermoim e Oliveira S. Mateus. Defendo por isso, o recurso a novas eleições e um entendimento emtre o PS, a CDU e o BE porque Riba d' Ave merece.

    Umbelina

    ResponderEliminar
  3. É pertinente a análise da Umbelina. Mas é preciso ter muita "crença" para não ver já aí feito um acordo da CDU com o PPD. Já lá vai o tempo dos militantes terem uma palavra a dizer. Agora, são dois ou três recadeiros a decidirem. Os militantes só servem para votar, e votar segundo as indicações que recebem. É uma tristeza. É a nova face da "carneirada" do tempo do fascismo. Não importa que em S.Mateus e Calendário a CDU tenha sido empurrada para fora do executivo pelo PSD. O que interessa é acomodar-se num "lugarzito" (a que preço?) seja onde for e em que circunstâncias for. Quem ganha(politicamente) com isso? O que se sente por aí é um sentimento anti-Armando. Como explicará a CDU a inserção na sua lista, tanto mais que deixou correr a ideia de estar comprometida com o PS numa frente contra o PSD/CDS-PP? E como fugir às responsabilidades de uma co-gestão oportunística, quando se sabe que há problemas sérios a enfrentar, os quais o PSD não está interessado em combater? Desemprego, Incineração, Taxas, Impostos, e outros... Ó, Umbelina, isto o que dá é vontade de mandá-los...

    ResponderEliminar
  4. Da mesma forma que o "comentarista" anterior, tambem concordo com o pensamento da Umbelina, em relação ao momento plitico de Riba de Ave, bem como com a "solução" a encontrar para o impasse que se vive no momento.
    Contudo, penso que se está a gerar uma confusão enorme, relativamente aos acontecimentos de Oliveira S. Mateus. Na verdade, a CDU, nesta freguesia, não "foi corrida" do executivo, dado que, não reuniu votos suficientes para lá chegar, e o Carlos Repente obteve a maioria absoluta. É verdade, que se o Carlos pensasse, rápidamente iria perceber, que essa maioria se devia á presença do Adão Coelho no executivo anterior. Só que, a capacidade de analise do Carlos, é muito curta para lá chegar, e os seus acompanhantes, não têm arcaboiço politico para esse tipo de leitura dos resultados eleitorais, até porque o Rui Guimarães, é bom rapaz e deixou-se ultrapassar pelo Carlos na sua própria lista, e a Paula é muito "verde" nestas andanças, pois só agora cá chegou, e não faz ideia alguma, de que forma funciona esta "coisa da politica". Os restantes elementos, estão lá, para abanar a cabeça, e votar favorávelmente, quando a isso são chamados. Assim, com esta equipa, não surpreende a atitude do Carlos.
    Bom, mas voltando a Riba de Ave, tambem acho que o Miguel/CDU, não ficará muito bem na fotografia, se entrar em "panelinhas" com o AC, embora não estranhe muito, que, tal como o anterior comentarista, "as coisas já estejam alinhavadas", porque de verdade, as jogadas de bastidores têm sido mais que muitas, e os contactos entre "as cúpulas" dos partidos politicos (CDU e PSD)foram-se acentuando nos últimos dias, de forma a chegarem a um acordo, pondo completamente de lado o P.S.
    O lamentável desta história toda, é que os reais interesses de Riba de Ave, e dos seus habitantes, são ignorados em prol do interesse politico de momento. Ao Miguel, de quem sou amigo, aconselho vivamente não entrar nestas jogadas de pessoas que se estão maribando para os interesses de Riba de Ave, cuja única motivação é o destaque politico, e a manter-se fiel ao compromisso com os eleitores de Riba de Ave, que claramente disseram NÃO, a uma maioria PSD. A leitura dos resultados eleitorais, demonstra um claro sentimento duma gestão da freguesia, alargada ás forças politicas mais representativas, que são três. Portanto, ou um elenco tri-partidário ou novas eleições.
    Se assim não acontecer, os eleitores terão todos os motivos para se sentirem enganados, e por isso, como dizia o anónimo de 22/01/10 das 11:19, é mandá-los......
    Zé D'olhão

    ResponderEliminar
  5. Há livro de reclamações na Junta?
    Quero lavrar o meu protesto. Todos os ribadavenses estão conta o Armando. A sua vitória foi um grande equívoco. De facto, não há por parte da Junta um tratamento igual para todos ribadavenses. Basta ver a actuação dos serviços externos para logo se verificar que uns são cidadãos de primeira e outros cidadãos de segunda. Tal como no tempo do fascismo. Em alguns lugares, chega a ser de luxo o tratamento dado pelos serviços da Junta; noutros, pouco mais do que nada. Naqueles, vive uma classe média-alta, a que o AC se sujeita; nos outros sítios, é o povo humilde, que ele engana nas eleições. Ora, a vivência urbana deverá ser hoje de outro tipo, sem discriminações. Vivemos em Democracia, somos todos iguais perante o poder público. A população de Riba de Ave é principalmente constituida por gente trabalhadora, carecida de apoios. E o que se vê é um presidente balofo, de joelhos perante os antigos e novos "donos". Um capacha, dizem alguns, quando comentam a sua subserviência. Claro que assim, Riba de Ave não tem progredido e não poderá progredir, não sendo de estranhar a apagada e vil tristeza em que vivemos. Não ésó nossa esta opinião. Quem nos visita fica admirado de tanta tacanhez. Estamos na cauda das freguesias do concelho. Promessas, algumas. Obras, zero. Só propaganda. Visitinhas muitas, realizações nenhumas. Bombeiros, GNR, empregos, é tudo bla, bla, bla. A minha sugestão é que não apareça por aí uma qualquer "muleta" para aguentar o AC a troco de um qualquer cargo. Os ribadavenses não aceitariam ser frustrados com uma solução dessas. É mandar o AC bugiar e realizar novas eleições, para que o povo tenha a palavra e alguns possam rectificar o erro de ter votado nele. Venha o livro de reclamações, quero lá colocar esta reclamação...

    ResponderEliminar
  6. Acho uma piada a que certos e determinados individuos que não participam em qualquer reunião do PCP há mais de 10 anos, não pagam cotas desde o seculo passado, não compram o avante, dizem constantemente mal da estrutura em que não participam, e em que alguns até apoiaram o armindo costa em 2001 contra a candidatura da CDU, apareçam agora a querer serem tidos e achados para verem se integram o mota no executivo para o qual não teve votos que chegue.
    É preciso ter lata...

    só para que saibam a estrutura local da CDU, (os que efectivamente são militantes) reuniram já por 3 vezes para localmente decidirem a melhor solução para Riba D'Ave, cupulas a interferir, não me façam rir... deixem-se lá de teorias conspiração...

    Se quiserem a porta do PCP está aberta, é so virem ao numero 200 no campo da feira e apresentar as vossas razões de ex-camaradas.

    ResponderEliminar
  7. Estou admirado! Então o "centralismo democrático", que se diz não deixar nenhum "camarada" abrir o bico, mesmo no período de Congressos, incluindo no Avante, e que no tal "campo da feira" sujeita tudo e todos às decisões do plotiburo caseiro, já se abriu aos "ex-camaradas"? A ser assim, grandes progressos vão por aí... O melhor será informar bem e explicar como "ex-camaradas" podem ser ouvidos no campo da feira.

    ResponderEliminar
  8. Só não compreendo uma coisa o povo pôs o psd em minoria agora a cdu vem-lhe dar essa maioria então porque criticam tanto o ps por negociar com o psd o orçamento de estadoeram melhor estarem calados porque traidores sabemos que são á muito tempo são mais papistas que o papa estão sempre á espera de apunhalar o povo pelas costas que o digam os trabalhadores das fábricas desta terra

    ResponderEliminar
  9. 1º-Camaradas, ex-camaradas, Ex-qualquer coisa, ex-coisa nenhuma, simpatizantes de outros paridos, cidadãos sem partido, podem dirigir-se ao PCP, nos centros de trabalho do PCP, que continuam a ser casas de porta aberta a todos que venham por bem, por carta dirigida aos organismos de direcção do PCP, concelhios, distritais ou nacionais, e nos dias de hoje para maior comodidade, pasme o amigo... até pode contactar o PCP por correio electronico!!!!
    a sua "admiração" para além dos comentários em relação ao centralismo democratico, os congessos e a possibilidade dos militantes do PCP expressarem as suas opiniões, só revelam para alem de má fé, uma ignorancia profunda no que diz respeito ao PCP, a sua estrutura, organização e funcionamento interno.

    2º- esteja certo que o PCP é e continuará a ser dirigido pelos seus militantes, e entre congressos ou assembleias de organização, pelos organismos por eles eleitos. nunca foi, e não será dirigido em Riba d´Ave ou em qualquer outro lado, de fora para dentro por quem quer que seja, ostente ou não um titulo de Ex-qulquer coisa. as decisões em qulaquer outra organização, como no PCP são tomadas com que está nelas organizado, e não com quem esteve ou hipoteticamente um dia venha a estar.

    3º-continuam a atacar (ou a procurar faze-lo)e a denegrir o PCP, mas a melhor prova de este é um grande partido,é o facto de muitos, saidos por razões diversas do PCP, á 10, 15, 20 ou mais anos ainda hoje "ostentam orgulhosos" o titulo de Ex-militante do PCP! incapazes de "refazer a vida e identidade politica" mais parecendo almas que se perderam no limbo e nunca encontraram o seu caminho para o ceu e a gloria eterna que lhes foi prometida, continuam ali no meio do caminho entre o ceu e terra a vagear. já não são militantes comunistas, mas ainda não sabem o que são, socialistas, sociais democratas!? o que fazer...
    foi assim criada uma nova "classe", para alem daquilo que se conhecia até então, cidadãos independentes e sem filiação partidaria, e os militantes de partidos politicos, nasceram então os Ex-militantes, curioso que este titulo só se aplique aqueles que deixaram o PCP, não se vê contantemente essa referencia aos que sairam do PS, PSD, CDS, BE... e foram muitos tambem. va-se lá saber porque! eu até sei mas... não me vou alongar mais. e no caso dos ex-comunistas para alem desse "estatuto" ainda lhes querem atribuir a faculdade de poderem decidir do futuro do PCP com tanta ou mais propriedade que os que são militantes sem o estatuto de EX.
    Pense nisso...

    ResponderEliminar
  10. Dum Camarada pros camaradas do campo da feira,

    "Se quiserem a porta do PCP está aberta, é so virem ao numero 200 no campo da feira"

    era tempo efectivamente de arejar o antro das asfixias.

    Eu também "Acho uma piada" ao escriva anónimo
    do 25/1/10 10:10 AM, que usando as novas técnologias paga cotas e compra o avante, (militância oblige) e esquece que o avante se pode ler via internete.

    Quanto a: - "certos e determinados individuos que não participam em qualquer reunião do PCP há mais de 10 anos" não é a mim que o camarada se refere. Mas é verdade que existem Camaradas que não tendo do partido a concepção de seita (grupo organizado de carácter fechado) o manifestaram por diversas vezes, nas reuniões em que participavam mas o grupo de paus mandados dos dirigentes locais e regionais lá se encarregavam de os empurrar para fora das organizações acusando-os de não serem obedientes e submissos e, assim, incorrerem, num "delito de opinião".

    Quanto a: - "para que saibam a estrutura local da CDU, (os que efectivamente são militantes) reuniram já por 3 vezes para localmente decidirem a melhor solução para Riba D'Ave" esta é a anedota que li nos últimos tempos que mais riso me provocou! Nem para a estruturação da lista os militantes da organização de Riba d' Ave foram consultdos. O lenine local interpelado por um Camarada sobre o assunto respondeu:
    "a lista já está constituida e entregue em Famalicão". Isto não são "as cupulas a interferir" são os paus mandados locais e concelhios a trabalhar do modo que sabem.

    Quanto a: - "dizem constantemente mal da estrutura em que não participam, e em que alguns até apoiaram o armindo costa em 2001"
    não se pode dizer mal duma espécie de "estrutura" e o apoio público conhecido ao "armindo" foi em 1979 (ano em que este perdeu as eleições para o PS) e não em 2001.

    A inclusão do Mota numa lista unitária, não é uma pretenão descabida se se for para novas eleições.

    Camarada

    ResponderEliminar
  11. Sem querer entrar em polemicas que me parecem não ter aqui lugar, sugiro apenas a todos aqueles que sintam curiosidade que não se deixem levar por velhos do restelo do pensamento unico (os velhos do restelo são obviamente os também chamados de ex-qualquer coisa).

    A organização concelhia do PCP hoje, não é a mesma de 1974, nem de 1975, muito menos a de 1991 ou de 2001. Falar da estrutura local do PCP nos termos aqui apresentados é demonstrar que desconhecem completamente a estrutura concelhia, e ainda pensam que esta tudo na mesma desde a altura em que sairam pelos mais variados motivos.
    Felizmente a saida de alguns não impediu que por ca continuassemos, bem pelo contrario, e a esses so me apetece dizer "o mundo não gira à vossa volta.".
    Mais uma vez o numero 200 esta à vossa espera, mesmo sendo ex, independentes e outros que tais. Para o debate à sempre tempo.

    E já agora, se os eleitos do PSD não se demitem (nem os da CDU, nem os do PS), como querem voces que haja eleições?? conhecem sequer como se processa actualmente (pelas leis de hoje e não do seculo passado) este procedimento de constituição do executivo ou isto é só boquinhas de internet?

    Sugerem o quê, que a junta esteja 4 anos a ser governada em duodecimos??

    ResponderEliminar
  12. Um comunista, "ex" militante do PC26/1/10 7:03 da tarde

    Em primeiro lugar, comento a mensagem 1,26, de um "anónimo", que apesar das conhecidas posições do PC, para uso interno,que assume -a confirmarem que provém do seu seio, mas que, estranhamente, se encobre no anonimato(o que me obriga a fazê-lo também)-. Penso que esta mensagem está construida sob uma concepção diferente daquilo que era habitual na postura do PC(Famalicão), e que portanto deverá ser tida como um novo estilo, o que é bom. Claro que não partilhamos da grande parte das opiniões expendidas, que são argumentos falaciosos, em desuso, e que foram responsáveis pelo afastamento de muitos comunistas do partido, desde há anos até ao presente, chegando a dar lugar à deliberação "Novo Rumo" aprovada no Comité Central do Partido, e a que estiveram ligados militantes do prestígio inigualável de Luís Sá, João Amaral e outros. Aliás, ainda hoje, comunistas como José Saramago(e não só)fazem no essencial as mesmas criticas. O autor da mensagem que estou a comentar deu um tiro no pé. Deve ter pensado que eu era o autor de um qualquer comentário destes que estão a surgir neste tema, mas enganou-se. Não sou, de facto. O tema, esse sim, foi colocado por mim, como não podia deixar de ser. Os comentários, infelizmente muitos a coberto do anonimato, não são da minha autoria. Mas, se calhar, até foi bom. Face à mensagem do autor anónimo, é possível conversar algumas questões, com mais serenidade e objectividade. Eu não sou um "Ex", na tipificação que o anónimo lhe atribui. Sou um comunista, de que me orgulho, "ex" militante do PC. Ora, ser "ex" militante do PC não é ser "Ex" comunista. O partido não tem esse exclusivo. É comunista quem se bate pela transformação da sociedade capitalista numa sociedade socialista, sem explorados. O partido é um instrumento dessa luta pelo socialismo, não é um fim em si. Ou não é assim? Portanto, diferenças de opinião são absolutamente normais e sadias, para não cairmos naquilo que tanto criticamos: o pensamento único! Sobre o estado de alma em que mergulham os que saem do partido, é verdade que acontece uma grande amargura, um sentimento de frustração, que magoa. Mas isso também purifica, ajuda a ver melhor os erros, o sectarismo e o dogmatismo em que o partido tantas vezes resvala. Não dá para continuar este comentário, que já vai longo. Outros, certamente, aparecerão, enriquecendo a discussão, abrindo janelas, para arejar. Já quanto ao comentário 3,59, não quero entrar nele. Há já um recuo na linguagem, como que a procurar justificar o "acordo" que se fala irá ser feito entre a CDU e PSD. Não tenho a ver com a organização do Partido em 1974/75, nem com a de 1991 e 2001. Há outra gente responsável nesses tempos(e em outros) mas pelos vistos "esses" são intocáveis. Quanto às lições sobre o processo legal actual, passe bem, aprenda-o, que nós dispensamos a sua ajuda. De burocratas andamos nós cheios!...

    ResponderEliminar
  13. Em resposta ao anónimo de 26.01.10, 3,59 PM:

    A polémica é uma disputa amigável acalorada que deve e pode ter lugar, desde que se respeitem os interlocutores.

    Quanto aos "velhos do restelo" eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que nós sabemos que os há quer nos ex-qualquer coisa quer nos que integram ainda as organizações.

    Tu sabes (históricamente) que eu sei que tu sabes que nós sabemos que a organização concelhia de 74 e 75 era generosa, que concedia à vontade primazia sobre o entendimento. A de 91 a 2001 foi táctica. (a arte de dispor no terreno os peões)

    A organização "hoje" é a última estação de serviço antes do deserto. O que vos leva a formar mentalmente a ideia que "o mundo gira à vossa volta". E, quando acordam do vosso sonho, sâo ideias quiméricas que restam.

    Nós conhecemos as regras actuais da Lei. Os pensadores de gabinete locais e os deputados do PCP tinham a obrigação de propor em tempo conveniente a alteração da Lei no que concerne a este ponto. Não o tendo feito devem assumir as responsabilidades que são vossas como profissionais da política.

    Depois isto é uma troca de "boquinhas" por "boquinhas".

    Asdrubal

    ResponderEliminar
  14. Já que todos sabemos, que os outros sabem que nos sabemos podemos atalhar caminho na discussão, que sim, é amigável.

    Em primeiro lugar é crónico nas criticas ao PCP o pronunciamento da sua morte, de que o termo "ultima estação de serviço antes do deserto" é apenas mais um exemplo, já assim era nos tempos da outra senhora, já assim foi nos finais de 80, e no inico deste milenio e assim há-de continuar a ser.
    Mais crónico ainda é alguns continuarem a pensar que se sairem é o fim, sem eles é o vazio, o deserto, pois os que ficam não passam de paus mandados, incapazes, etc. etc.

    E este tipo de discurso irrita profundamente, principalmente, irrita aqueles que continuam no PCP a defender e a lutar por aquilo em que acreditam, e a lutar ate dentro do PCP (pois aí também se luta ao contrário do que alguns fracotes que não aguentam a pressão pensam), daí que é natural haver alguns ódios e ressentimentos.

    Se os "ex" camaradas se preocupassem em participar e a continuar a lutar, certamente a CDU continuaria na junta em Riba D'Ave (provavelmente até com o mota na lista), mas não, é preferivel entregar a junta ao PSD, ou ao PS, do que apoiar o miguel (e tudo por causa de problemas pessoais).

    Só mais uma coisinha, não sou nenhum burocrata, bem pelo contrario, mas enquanto não se distribuirem as metralhadoras, convem conhecer a Lei e trabalhar com esse conhecimento, e até saber como o PCP votou a mesma.
    Ó asdrubal vai lá estudar mais um bocadinho....

    ResponderEliminar
  15. E o blog do mota que diz que não entra na guerra, mas vai mandando recados...

    ResponderEliminar
  16. Camarada anónimo,

    "atalhar" é impedir o progresso. Por isso, eu prefiro que a discussão tenha antes lugar a talhe de foice. Ela deve ser amigável mas não pode ser entre "bons" e "maus".

    A transferência para Guimarães do responsável concelhio é para abrir caminho ao retorno dum plano esgotado? Que estão na origem dos pronunciamentos e das críticas crónicas feitas por uns e por outros.

    Como podes Camarada anónimo vir falar do tempo da outra senhora se só tens desse tempo um conhecimento histórico. A tua militância é recente e o histórico militante concelhio aderiu ao partido em 1974. Nunca me cruzei com ele no MDP/CDE nos tempos dificeis da outra senhora em que os alegados "velhos do restelo" davam o litro.

    Os que ficam são poucos. Num partido onde não somos muitos de pouco vale dizer que somos os melhores e não é para te irritar que te lembro esta realidade.

    Quanto á luta interna, aos ódios e ressentimentos num partido que se diz fraterno é verdadeiramente grave! Eu pensava que o que havia eram divergências que são uma coisa salutar. Não me estou a ver a pensar a mesma coisa que os outros Camaradas, eu tenho opinião e não personalizo as questões.

    Camarada és tu quem tem que explicar a forma de participação daqueles a quem empurraram para fora adjectivando-os como tu fazes de "fracotes" e outros mimos.

    O não apoio ao miguel não tem nada de pessoal. Quem perdeu a junta de Riba d' Ave terminou o prazo de validade. Renovem-se Camaradas.

    Camarada somos um partido do sistema a URSS já não existe. Nem o Camarada Carlos Costa com o seu livro recupera Staline e não estou a ver o Putine que não representa hoje o socialismo a distribuir metralhadoras.

    Saudações comunistas,

    Asdrubal

    ResponderEliminar
  17. Ainda bem que existe este blog, pelo menos não estou a ver esta discussão a ter lugar noutro local...

    Caro asdrubal, certamente concordarás que "asdrubal" é tão anónimo como "anónimo" ou como qualquer outro pseudonimo ou alter-ego.
    Aliás é minha convicção que a internet, na sua essencia e arquitectura é anonima, querer identificar toda a gente que aqui anda é uma tendencia surgida nos anos 90 que tem como unico objectivo a cobrança de serviços, ou seja o fim do anonimato serve precisamente o mercantilismo, mas esta é uma discussão que ficará para outra altura.

    Voltando ao assunto em mãos...
    "A transferência para Guimarães do responsável concelhio é para abrir caminho ao retorno dum plano esgotado?"
    Não, o coordenador concelhio, esse ilustre desconhecido, continua o mesmo, passa é a fazer base de trabalho em guimarães ("capital" do vale do ave), é mais um exportar da experiência de famalicão e da JCP, para guimarães, do que um retorno ao que quer que seja em famalicão.

    Em segundo lugar, reconheço que muitos camaradas agora "afastados" por um motivo ou por outro, tem na sua maioria uma vasta história e experiência no PCP, e reconheço também , que a estrutura famalicense, é também um resultado de muitos contributos de elementos que agora não dão tanto.
    Não reconheço, porque não reconheço, que uma vez afastados, sem participação de qualquer tipo nos momentos de avaliação e decisão colectiva, venham de fora querer impor as suas decisões e concepções.
    Há espaços próprios para essa participação, ou em plenários de militantes, se ainda o forem, ou em plenários de activistas e eleitos da CDU, sendo que o próximo é em março.
    Podem ainda fazer chegar as suas considerações ou por carta, ou como já aqui alguém disse, por e-mail.

    Quando me refiro aos ódios e ressentimentos, falo de ódios e ressentimentos que os que "sairam" tem em relação aos que ficaram e não o contrário, muitas vezes desprezando e minorizando o trabalho que esses militantes tem vindo a fazer, ou seja, é a tese de que se sairam, os que ficam não servem para nada, que tu repetes sobre as mais variadas formas no teu texto.
    Só a titulo de exemplo, já aqui alguém referiu o "novo impulso" e isso já foi há mais de 15 anos, afinal quem é que não evolui e está preso ao passado?

    Por ultimo, o PCP será sempre um partido responsável, com tudo o que isso implica.
    Bem sei que o espirito dominante quer nos militantes, quer nos simpatizantes, é um forte espirito revolucionário, com uma ou duas costelas anarcas e mais algumas libertárias, e o PCP ao longo da sua história, devido a esse sentido de responsabilidade, tem feito concessões, que não se enquadram nesse espirito recolucionário (por exemplo o apoio ao sapo soares, ou memso o que se passou em lisboa nas ultimas autárquicas).

    O caso mais flagrante e actual é sem duvida este de Riba D'ave, já aqui questionei, e volto a faze-lo, à luz dos acontecimentios, e tendo esta questão da responsabilidade perante os eleitores em mente, o que querem que a estrutura da CDU faça?

    O que é certo é que o PSD-CDS ganharam as eleições.
    O que é certo é que a CDU elegeu dois elementos.
    O que é certo é que os eleitos do PSD-CDS não se demitirão.
    O que é certo é que esta situação se pode arrastar por todo o mandato (já aconteceu em outros locais).
    O que é certo é que uma coligação com o PS, com ou sem BE, no momento politico actual é contra natura (já estou mesmo a ver o moniz, esse grande democrata, a validar uma coligação deste tipo).

    O que é certo, é que faça o que fizer a CDU, seremos atacados, como diz o povão, "preso por ter cão e preso por não ter."

    Por fim, é ou não, no actual quadro de elementos: Armando, Mota, Amaro, o Miguel Lopes o melhor deles todos, e sem considerar o resto da lista?

    Assinado: Um ortodoxo renovador, ou um renovador ortodoxo, como preferirem.

    ResponderEliminar
  18. ó Asdrubal,
    vamos lá por partes!
    é legitimo, e até saudavel na minha modesta opinião que para alem dos milititantes do PCP, os amigos e simpatizantes do PCP, e todos aqueles que continuam a ver e a reconhecer no PCP um partido de luta,com um papel indispensavel para a transformação do actual sistema politico e a criação de uma sociedade socialista, opinem e queiram dar contributos, estabelecendo pontes e dialogos, formais ou informais com o PCP, nada de novo. aliás! o PCP promove muitos encontros, contactos e audições com estruturas, dirigentes e pessoas da dita sociedade civil sobre muitas materias.
    Mas é um mau principio para esse dialogo, quando muitas vezes desconhecendo o que na realidade se passa, se arroguem no direito de achar que tudo sabem e que só eles são o exemplo de pluralidade, democracia, e saber capaz de encontrar as melhores soluções.
    e que do outro lado da mesa, aqueles com quem supostamente querem dialogar, estão paus-mandados, seguidistas, controleiros, sectários, traidores, vendidos, e outros adjectivos que nos varios comentários acima já foi possivel encontrar. ora, parece-me natural que isso crie barreiras, estigmas, dificuldades e inconpreensões.

    mas mais importante que discutir aqui com o amigo, a vida interna do PCP, que essa sim, sem sombra de duvidas só diz respeito aos seus militantes e faz-se e continuará a fazer-se nos locais proprios, que com todo o respeito e consideração por este blog e o seu autor, não é seguramente o sitio para essa discussão.
    importante mesmo, era, e confesso que ainda não percebi, as razões de natureza politica e não outras, para a materia que origina este debate, ou seja a instalação dos orgãos na autarquia de Riba D´Ave.
    Primeiro, respondendo a mais um comentário desilegante e trauliteiro acima colocado, o PCP aprovou e não foi de olhos fechados esta lei.
    o PCP é um Partido de dimensão nacional, com prestigio, experiencia e trabalho feito nas autarquias locais á muitos anos, não aborda (como alguns interlocutores parecem fazer) a questão de Riba D´Ave desligada da realidade nacional, ao contrario de outros partidos não tem uma cara e uma atitude em Riba D´Ave e outra noutras freguesias e concelhos!
    Pode-se achar ou não que em função dos resultados eleitorais um executivo tripartido era uma boa solução, mas não é a unica. aliás, bem se recordam que as ultimas eleições ganhas pela CDU nesta terra, a composição do executivo foi essa, executivo tripartido.
    eleições antecipadas, seria necessário percorrer um longo caminho que estou certo, podia servir os interreses e estratégias partidárias de alguns, mas estou seguro que não era melhor para a população, a não ser num caso extremo, que julgo não se verifica.
    já ouvi falar em democracia, respeito pelos Ribadavenses, etc... mas então pergunto onde fica isso na hora de aceitar e respeitar os resultados eleitorais?
    não deram uma maioria absoluta à direita, mas escolheram essa força para governar, goste-se ou não, foi essa a vontade expressa pelos eleitores, e aos politicos cabe respeitar a decissão.
    a nova lei, ao contrario do que dizem, fomenta o pluralismo, "obriga" os eleitos que não teem maioria a procurar entendimentos.
    já ouvi e li tambem aqui muito sobre eleições antecipadas e até "lista de unidade" e isso dava um outro texto que este já vai longo, mas pergunto só, acusam a CDU/PCP de inviabilizar essa via! qual ou quais dos hipoteticos candidatos a essa unidade deu um passo para ver se isso era possivel ou viavel? e claro, não estou a falar de conversas de café ou nos blogs! mas é facil, muito mais facil acusar o PCP, mesmo daquilo que só a outros diz respeito.
    bem haja a todos e pensem nisto...

    ResponderEliminar
  19. À atenção do Camarada de 27/1/10 5:59 PM

    Camarada,

    tenho como muita boa a informação de que não há retorno a um "plano esgotado". Registo o sofisma das aspas quando escreves afastados e eu escrevo que se deve ler empurrados. Fica aqui o reconhecimento público de que se trata de Camaradas que, "tem na sua maioria uma vasta história e experiência no PCP". (é a superioridade moral dos comunistas a vir ao de cima)

    Quanto a "espaços próprios" caros Camaradas os que foram empurrados para fora, não são contactados nem convocados para participarem dando os responsáveis por estes desmandos a impressão de que somos muitos, o que não é manifestamente verdade.

    Depois escreves que "Quando me refiro aos ódios e ressentimentos, falo de ódios e ressentimentos dos que "sairam". Isto não é uma luta entre bons e maus. Os que foram empurrados são tão comunistas como os que ficaram. Por razões que importava e importa esclarecer convêm saber os porquês.

    Camaradas: é lamentável que sejamos capazes de engolir "sapos" e não sejamos capazes de resolver aquilo que nos divide e que é muito menos que o que nos deve unir.

    Quanto a Riba d' Ave, Camaradas, a questão está por vós tratada. Não é a solução que eu e outros Camaradas e comunistas com quem converso defendemos. Neste impasse em que é preciso legiferar aceito que se tenha encontrado uma solução que sirva os interesses dos Rivadavenses. Compreendo menos que tenha sido o independente Miguel Lopes a contactar o PS para lhe explicar as razões porque aceitamos partilhar a Junta com a coligação ppd/cds. As relações institucionais são feitas pelos representantes das instituições.

    Partilho contigo Camarada a alegria da existência deste blog. Penso sem prejuizo duma resposta ao Camarada de 28/1/10 11:26 AM, que foi e é importante este debate mas mesmo num partido com telhados de vidro em que se vê mais de dentro para fora que de fora para dentro tudo o que viermos a acrescentar é apenas masturbação pessoal. O que eu proponho é um encontro entre Camaradas e Comunistas que já foram camaradas para que se encontrem plataformas de entendimento.

    Fraternais saudações comunistas,

    Asdrubal

    ResponderEliminar
  20. Caro Asdrubal,
    registo com agrado, um "tom" menos acintoso neste ultimo comentário. o dialogo constrói-se assim, serenamente e sem pedra na mão. Opinando, perguntando, e com abertura para ouvir e considerar outros argumentos. Registo também com agrado a compreensão pela posição assumida pela CDU/PCP.

    Naturalmente concordando com umas coisas e não com outras, esclarecer apenas, que quando referes que não compreendes porque é que foi o independente Miguel Lopes a comunicar ao PS a decisão da CDU, e que as relações institucionais são feitas pelos representantes das organizações, plenamente de acordo, e foi assim pela simples razão de que nunca o PCP foi contactado pelo PS, ou seja pelos seus representantes, logo não havendo nenhum contacto anterior, não justifica um contacto para dar resposta a uma coisa que não aconteceu. o Miguel visto ter tido conversas individuais e diria mesmo pessoais com os eleitos do PS, entendeu por bem (e eu acho que fez bem) dizer-lhes de viva voz qual o desfecho que a CDU iria apoiar. Não tendo sido o PCP formalmente contactado pelo PS Local e/ou Concelhio, era extemporâneo qualquer comunicação do PCP ao PS, certamente estarás de acordo com isto.

    Saudações fraternais

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente estes acontecimentos derrubam qualquer forma de pensar e qualquer ideologia política que se possa ter.
    Afinal podemos concluir que a CDU não tem representante capaz de assumir a sua posição até final....As pessoas deixam-se comprar!
    O Miguel Lopes mais uma vez provou que não tem valor, ou será que procura sómente um lugar de destaque pondo de parte a sua ideologia política? Afinal os "velhos do Restelo" da política CDU não lhe ensinam que a postura e a ideologia séria num determinado rumo deve ser mantida até final em qualquer acordo?
    O Miguel Lopes encosta-se hoje ao PS e amanhã ao PSD?
    Tanta "borrada" que até hoje fez o Miguel Lopes que me espanta continuar a CDU a ser representada por um "banana" que se compra por um cargo !
    Não foi o ensinamento de Àlvaro Cunhal, grande homem de esquerda que até ao fim dos seus dias lutou e acreditou num ideal político!
    A firmeza e a convicção são valores que não se vendem, mas o representante da CDU não faz juz a valores que parecem estar em vias de extinção.
    Afastem o Miguel Lopes porque ele envergonha o partido que respresenta.
    Os acordos são para se cumprir e se havia acordo dos partidos de esquerda, porque se encostou à direita???
    Poderemos agir de forma legal contra este circo que está a ser montado pela CDU/PSD?
    Ajudem se puderem, estamos fartos de laranjas mas agora o vermelho passou a ser alaranjado!!!
    Faça-se o que for necessário para evitar a continuidade desta farsa, pois quem decidiu votar CDU, agora provou-se que afinal o voto foi para a direita.
    Ganhou a prepotência e arrogância do Armando Carvalho ! Lixe-se quem votou na esquerda, isto vem valorizar o PS que mantém a posição até final.
    Aplausos para o comportamento do Miguel Lopes e seus superiores que nada fazem para alterar esta ditadura em que vivem os Ribadavenses. Assim, quem perde é a CDU, isto foi uma decepção para os seus simpatizantes.
    Participem....

    ResponderEliminar
  22. Hoje vai tomar posse o Miguel Lopes em coligação com Armando Carvalho!!!
    Mas isto é uma "palhaçada"!!! Vamos assistir ao circo, pelas 21 horas, não é verdade?
    Então a ditadura do tempo da "outra senhora" mantém-se inalterada. O Carvalho compra tudo e todos.
    Vou colocar uma questão: temos democracia em Riba de Ave? Não temos.
    Outra questão: a CDU de Riba de Ave é um partido de esquerda? Não, é de direita.
    Outra questão: os eleitores que votaram CDU, votaram no Miguel Lopes? Não, votaram CDU mas votaram no Armando Carvalho.

    Mas esta palhaçada só pode acontecer em Riba de Ave!!!! Aquela freguesia toda revolucionária, que trouxe o Zeca Afonso no tempo do fascismo mas que hoje tem um representante de esquerda que dá o braço á direita!!!!

    FRANCAMENTE !!!!
    Haja dignidade Sr.Miguel Lopes!
    Nem respeito pela sua própria pessoa o Miguel consegue ter.
    Eu tinha vergonha de não ter palavra e enganar os Ribadavenses!!!

    ResponderEliminar
  23. À atenção do caro anónimo de 30/1/10 12:05 AM,

    de "agrado" em "agrado" continuamos até ao Coito interrompido.(onanismo) E, isso é moléstia. Não pretendo traduzir de uma maneira global a diversidade dos sentimentos e das impressões sem prejuizo de pontualmente também estar de acordo com os "sentimentos e das impressões" dos meus interluctores.

    Mas a questão que importa ter em conta e à qual é preciso responder, tem a ver com o encontro que vise estabelecer um relacionamento e uma relação entre comunistas e camaradas. Até lá camarada as minhas fraternais saudações.

    Asdrubal

    ResponderEliminar
  24. os anónimos de 1/2/10 1:51 PM, 1/2/10 4:08 PM e 1/2/10 4:17 PM

    por muitas divergências que tenha e possa vir a ter com os meus camaradas anónimos, podem os anónimos que não são meus camaradas ter a certeza que não me vou nunca enganar de "inimigo" ou adversário.

    Assisti à eleição dos vogais para a junta e para a mesa da Assembleia de Freguesia de Riba d' Ave e o que vi foi um PS quedo e mudo. O homem do taxis ousou apenas "arrotar" depois da sessão ter terminado e fora do edifício da Junta para transeunte escutar.

    O mesmo fazem estes comentaristas anónimos militantes do PS.

    Passem bem,

    Asdrubal

    ResponderEliminar
  25. Amigo "Asdrubal",
    em primeiro lugar devo chamar a atenção para o sinónimo de onanismo.
    Um onanista é uma pessoa que pratica sexo solitário, ou seja, onanismo significa masturbação ou a chamada "punheta".
    Pelo que li dos seus comentários e permita-me esta critica "construtiva", o Asdrubal deve ter falta de... uma vez que as ideias andam muito baralhadas e pode ser consequencia da prática exagerada do onanismo.
    É que, francamente, este último comentário ao facto do PS estar quedo e mudo na eleição dos vogais é duma crítica sem fundamento.
    Nem PS nem ninguém tinha nada a dizer, foi uma eleição e não um debate.
    Além disso, devo dizer que um comentário é meu e é engraçado que nem votei PS e muito menos sou militante do PS. Cale-se quem não sabe o que vai dizer.
    As críticas devem ser fundamentadas e neste caso não lhe entendo qualquer fundamento.
    Qual a sua formação académica?
    Anda a faltar ás aulas! Ai, ai, esse iletrismo!
    Mas se eu estiver enganado e se já se Licenciou, terá de fazer o Mestrado e quem sabe o Doutoramento porque ainda demonstra alguma falta de formação.

    ResponderEliminar
  26. À atenção do anónimo 2/2/10 12:00 AM,

    inicia o seu comentário tratando-me por Amigo "Asdrubal", colocando o Asdrubal entre aspas. Imagino que saiba que os amigos não são anónimos. Os amigos eu escolho-os. É, por isso, que não é meu amigo quem quer mas apenas quem eu quero. E o anónimo 2/2/10 12:00 AM não é meu amigo porque eu não tenho amigos anónimos.
    Chama a minha atenção para algo que escrevi noutro comentário que lhe não era endereçado e tenta fazer mordacidade chistosa e maledicente, permitindo-se proceder ao exame da causa e apelidar esta de critica "construtiva", quando se trata é de fazer comentários desfavorável a respeito da minha pessoa. Não diz mal quem quer mas quem sabe, e o anónimo 2/2/10 12:00 AM, parece não saber. Por respeito e pelo facto de o não conhecer, dou-lhe aqui o beneficio da dúvida, caro anónimo.
    Quanto ao facto de "nem PS nem ninguém tinha nada a dizer, foi uma eleição e não um debate", como se o ps estivesse impedido de também ele apresentar propostas e discuti-las, aconselho-o a fazer a leitura dum manual ou guia das Assembleias ou reuniões e verá a tramitação e as possibilidades que os intervenientes desses actos têm. Já agora, a presidente da Assembleia de Freguesia de Riba d' Ave também o deve fazer para não serem tão patentes as suas dificuldades para dirigir os trabalhos.
    Para terminar, caro anónimo 2/2/10 12:00 AM, estou sempre disponível para aprender com quem sabe mais do que eu. Se é esse o seu juízo, eu aceito algum ensinamento.

    cordialmente,

    Asdrubal

    ResponderEliminar