sábado, 2 de janeiro de 2010

Candidatos da Oposição à Assembleia Nacional do Estado Novo(1945-1973)


Da Assembleia da República recebemos este livro, de autoria de Mário Matos e Lemos e com coordenação e prefácio de Luís Reis Torgal. Livro que, como diz Reis Torgal, é o "dicionário dos deputados que não o foram", ou seja, daqueles que representaram , nas suas várias sensibilidades, o país democrático durante o regime de "ditadura" do Estado Novo, os que ousaram ser candidatos da oposição, ou das oposições, e defenderam a democracia contra o regime autoritário, tendencialmente totalitário, de Salazar/Caetano, que marcava eleições, com uma notável regularidade constitucional, a partir de 1934, mas que não concedia o mínimo de condições para que elas se realizassem em clima de equidade". Um livro com o rigor possível, na opinião dos autores, mas seguramente um livro que faltava, quer como fonte elaborada de consulta e acervo de informações para outras obras quer para que não se apague a memória daqueles cidadãos que deram rosto às lutas contra o fascismo. Livro de investigação exaustiva, que dignifica os seus autores.

2 comentários:

  1. jorge mesquita4/1/10 6:35 da tarde

    Bom livro este. Traz para a história muita informação com interesse, que realmente faltava. Eu próprio deparei um dia com essa dificuldade de não saber quem tinha arriscado dar a cara contra o fascismo, no simulacro de eleições que realizava. Afinal, muita gente conhecida arriscou. Valentes, assim está bem; não é como hoje, em que os lugares são oportunidades de mordomias chorudas, para uma "gajada" que não vale um corno. Vou tentar arranjar um exemplar, pois gostaria de ter este livro. Se alguém me puder ajudar a obtê-lo, desde já um muito obrigado muito fundo.

    ResponderEliminar
  2. P/ Jorge Mesquita:
    O livro pode ser pedido à Assembleia da República, via site. Abra o site e pesquise biblioteca e aí pode pedi-lo. Eles enviam-no pelo correio, certamente à cobrança.
    Um abraço
    M.Cunha

    ResponderEliminar