domingo, 3 de janeiro de 2010

A ausência da CDU nos executivos das freguesias do concelho enfraquece o poder local

Com excepção de Arnoso Santa Eulália, onde o prestigiado autarca local Manuel Joaquim Costa assegura, só por si, a presidência da Junta, a CDU perdeu nos últimos anos a representação que tinha nos executivos da várias freguesias do concelho, nomeadamente em Riba de Ave, Oliveira S.Mateus, Vermoim e Calendário. A ausência da CDU nos órgãos executivos autárquicos das freguesias do concelho afecta a actividade desses órgãos, uma vez que a CDU é uma força política com grandes tradições de gestão nas autarquias, que reconhecidamente têm beneficiado do seu trabalho sério e competente, cabendo-lhe por isso uma parcela importante da obra realizada no país pelo poder local. À CDU cabe analisar as razões das perdas nas eleições autárquicas no concelho de Famalicão, tendo em conta que em algumas freguesias as derrotas estão indexadas a figuras da sua liderança. Abordamos o problema, porque temos lido na imprensa local afirmações de alguns responsáveis que procuram aduzir razões pouco convincentes para explicar os desaires sofridos. O exercício da auto-crítica era uma norma saudável no seio das organizações da coligação, que não deveria esvaziar-se. No momento presente, mais do que nunca, seria benéfica uma reflexão aprofundada para ajudar a compreender as razões de fundo da queda da CDU, num meio em que se agravaram drásticamente as condições de vida das populações, e em que o poder da direita se reforçou, à custa das políticas seguidas pelo PS e aos meios de propaganda, intimidação e compadrio utilizados. Olhando para o panorama político concelhio e, sobretudo, para o que se passa em Oliveira S.Mateus, não passa em claro a observação de que certos compromissos não têm sido úteis à CDU e que devido a eles, com outras razões à mistura, há uma preocupante derrapagem, que a CDU deverá travar. Alguns seguidores deste blogue têm feito comentários acerca da situação em Oliveira S.Mateus, inserindo-os inadequadamente no tema "Limpeza de ficheiros no IEFP" - o que não sendo importante, tem criado algumas dificuldades a outros seguidores. Pelos comentários inseridos, é possível fazer a leitura da situação criada pela decisão do presidente da Junta não recolocar no executivo o candidato eleito da CDU, que exerceu funções executivas durante todo o mandato anterior, aliás com uma estranha solicitude perante o poder camarário absoluto, a que a Junta de Freguesia se subordina. Este é um bom exemplo do que aludimos acima.

15 comentários:

  1. Sérgio Ribeiro3/1/10 11:26 da tarde

    NOTA:

    Eu faço parte dos seguidores deste blogue que fez um comentário acerca da situação em Oliveira S.Mateus, inserindo-o inadequadamente no tema "Limpeza de ficheiros no IEFP".

    Para não criar dificuldades a outros seguidores e para fazer "condizer a bota com a perdigota" vou transladar o meu comentário para aqui.


    EM OLIVEIRA S. MATEUS - PORQUÊ

    A tensão no terreno da pré-campanha e campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2009 na Freguesia de Oliveira S. Mateus entre as três candidaturas em liça, deixava antever alterações nos resultados eleitorais.

    O executivo funcionou de maneira coesa e era suportado na Assembleia de Freguesia por uma maioria composta pela candidatura da lista
    "independente" liderada pelo Carlos Repente e a candidatura do Adão Coelho apoiado pela CDU.

    Estes dois personagens fortes do executivo personalizaram a gestão da autarquia e eram vistos juntos em missas, procissões, funerais ou em conversas com o pároco da freguesia e com o edil famalicense.

    Na madrugada e noite do último dia da campanha eleitoral dois factos ensombraram a coabitação pacifica destes dois personagens a saber:

    a) a distribuição dum comunicado anónimo recontando uma estória relativa à vida pessoal do edil local; e

    b) o encontro da caravana da candidatura do Adão Coelho, apoiado pela CDU, com apoiantes da candidatura "independente" do Carlos Repente.

    Quanto ao primeiro caso:

    É lamentável que em pleno século XXI, pela surdina ainda haja energúmenos capazes de lançarem da forma mais soez comunicados anónimos, atentatórios do bom nome e dignidade pessoal e familiar dum qualquer cidadão.

    Quanto ao segundo caso:

    É lamentável o carácter irracional manifestado pelo coutinho ao cruzar a caravana do Adão Coelho, proferindo insultos e impropérios, atentatórios do bom nome e dignidade pessoal e familiar dum qualquer cidadão.

    Como foi lamentável que a candidatura
    "independente" do Carlos Repente não tenha tomado uma posição a desaprovar atitudes como a do coutinho.

    .../... continua

    ResponderEliminar
  2. Foi neste ambiente que se disputaram as eleições autárquicas de 2009, em Oliveira S. Mateus e que deram a maioria absoluta à lista "independente" liderada pelo Carlos Repente.

    Catapultaram a lista do Adão Coelho, apoiada pela CDU para segundo lugar e relegaram a lista do PS para o último lugar desta disputa.

    Importa analisar como se conseguiram estes resultados:

    1)a maioria absoluta da lista "independente" do Carlos Repente é obtida graças ao retardamento de algumas obras, benfeitorias e melhoramentos na Freguesia para data próxima do acto eleitoral e cuja execução contava com presença diária no terreno do candidato da lista "independente" Carlos Repente, ora do candidato Adão Coelho, apoiado pela CDU e do apoio e presença em Oliveira S. Mateus do edil famalicense à candidatura "independente" do Carlos Repente; e

    2 - Deve-se também ao trabalho social desenvolvido pelo Adão Coelho junto da população mais carenciada de Oliveira S. Mateus e que lhe mereceu dos seus detractores o cognome de "assistente social" ou "sacristão" e que deu a maioria absoluta à candidatura "independente do Carlos Repente e catapultou a candidatura do Adão Coelho, apoiado pela CDU para o segundo lugar.

    Com estes resultados, o candidato "independente" Carlos Repente continuava na presidência da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus e os restantes eleitos haviam de reunir quando fosse convocada a Assembleia de Freguesia para eleger os outros dois membros do executivo e o Presidente e os Secretários da Assembleia de Freguesia.

    Eu sei que gente próxima e amiga do Presidente eleito o "independente" Carlos Repente o aconselhou a guardar o eleito Adão Coelho apoiado pela CDU no executivo.

    Eu mesmo, depois de ter falado com o eleito Adão Coelho, apoiado pela CDU, a quem manifestei o quanto era importante para Oliveira S. Mateus e para a sua população a sua permanência no executivo tendo em conta o contributo que deu por via do seu trabalho quotidiano em prol da freguesia e da população durante o mandato que agora tinha terminado para a maioria absoluta da candidatura "independente" do Carlos Repente.

    Depois falei com o meu amigo Carlos Repente a quem aconselhei também a guardar o meu amigo Adão Coelho no executivo tendo especialmente em conta os resultados obtidos pelo mesmo e os que ajudou a obter ao candidato "independente" Carlos Repente graças ao trabalho do "assistente social" ou "sacristão" e que a não se verificar, os factos que ensombraram a coabitação pacifica destes dois personagens teria repercussões futuras.

    Moral da estória:

    Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades

    É verdade que o eleito Adão Coelho, apoiado pela CDU, não está imune de responsabilidades se forem verdadeiras as acusações que agora faz ao "independente" Presidente eleito Carlos Repente. Na sua qualidade de Tesoureiro do executivo cessante calou o que agora denúncia.

    Como disse Millôr Fernandes,

    "O preço da fidelidade é a eterna vigilância"

    Eu pessoalmente vou verificar próximamente se a recubertura dum muro com azulejos de casa de banho numa rua principal do Centro Residencial do Quinteiro já foram retirados e se foram feitas cedências ao lóbi da cruz vermelha na instalação dos contentores do lixo.

    Quero manifestar a minha solidariedade aos eleitos do poder local. Mas não contem comigo para calar atropelos e irregularidades.

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Em Arnoso Stª Eulália a CDU tambem vai desaparecer, por motivos de acordo entre o actual presidente e o Ps ou não acham estranho a não apresentação de umcadidadto do Ps na freguesia, assim o actul presidente por força da lei não poderá ser candidato novamente mas integra a lista do ps para 2013.
    Manuel Pinto.

    ResponderEliminar
  4. Sérgio Ribeiro5/1/10 12:30 da manhã

    Escreveu o Manuel Pinto que "Em Arnoso Stª Eulália a CDU tambem vai desaparecer, por motivos de acordo entre o actual presidente e o Ps ou não acham estranho a não apresentação de um cadidadto do Ps na freguesia".

    Caro Manuel Pinto,

    não esteja tão certo disso. O Manuel Joaquim saberá no momento adequado encontrar quem o substitua como cabeça de lista em Arnoso Stª Eulália. Nas autarquias as pessoas valem mais que os partidos. No concelho de VNF existem muitos exemplos do que escrevi, depois não existe nenhum acordo com o ps, nem é "estranho a não apresentação de um cadidadto do Ps na freguesia". O último candidato do ps em Em Arnoso Stª Eulália foi o Manuel Joaquim que o cedeu da sua lista. O ps promoveu-o e nunca mais encontrou outro candidato nem o Manuel Joaquim lhe cedeu outro. E como por força da lei o Manuel Joaquim não poderá ser candidato novamente e como não é normal passar de Presidente para deputado (que me lembre só MS) o Manuel Joaquim não vai integrar a lista do ps em 2013.

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Sérgio Ribeiro5/1/10 12:41 da manhã

    Nota: em resposta a um comentário no Blogue famalicão e política em que fui directamente interpelado postei no referido Blogue o comentário abaixo e que agora translado para o LEMMA como continuação da discussão.


    O Anónimo de 02/01/10 21:26, começa por me tratar por Sr. e termina a chamar-me camarada. Eu registo o tom cordial e fraterno do trato.
    Compara o meu comentário com um ditado popular e afirma que não gosta do meu vocabulário!
    O pensamento de Nietzsche é uma esmagadora fonte de inspiração contra todas as ideias feitas de muitos progressos que não passam de retrocessos envolvidos em roupagens de aparente modernidade.
    O próprio Nietzsche escreveu: "O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir"

    POR QUEM SOIS AFINAL CARO ANÓNIMO?
    Quanto a:
    "Parece-lhe que quem ganha com maioria tem necessidade de coligações?"
    Remeto-te caro anónimo para a reunião da Assembleia de Freguesia de 22 de Dezembro último e para as acusações que lá foram feitas ao Presidente Carlos Repente, eleito numa lista "independente" pelo eleito Adão Coelho apoiado pela CDU. E para a forma como decorreu quase todo o mandato 2005/2009.
    TÃO AMIGOS QUE ELES ERAM!
    Quanto a:
    "Nos dias que antecederam as eleições Autárquicas o seu amigo Carlos Repente referia-se a nós comunistas como coisas do outro mundo, para não dizer os nomes que ele dizia, que não são nada agradaveis de pronunciar. Referia-se ao camarada Adão Coelho e ao camarada Dias como se fossem diabos e mais não digo."
    Mas digo eu caro anónimo. Arrufos de campanha eleitoral, ou como disse António Costa "ESTADOS DE ALMA".
    Quano ao Dias é nosso amigo.
    Como escreveu Nietzsche: "Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém"
    Um abraço fraterno caro anónimo,

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. "Zangam-se as comadres... descobrem-se as verdades", diz o PS(S.Mateus), segundo se pode ler no "Povo Famalicense" de hoje. Então havia comadres? Quem? O Adão Coelho e o Carlos Repente? Então, era por isso que o Adão andava a cada passo a louvaminhar o presidente da Câmara... Será que o PC subscrevia as suas declarações? E as "verdades" que as comadres descobrem agora, são afinal o quê? Compromissos na gestão da Junta ou políticos, ou ambos? Há muita gente a interrogar-se, para decisões futuras. "A sombra do que fomos", assim fala Luís Sepúlveda destas posturas grotescas. Por tanta coisa boa que disse do arqº.Armindo Costa, o Adão bem merecia outro tratamento. Mas a vida é assim: cá se fazem, cá se pagam... Bom Ano e Bom trabalho(como até aqui).

    ResponderEliminar
  7. Sérgio Ribeiro6/1/10 1:07 da manhã

    TRUE MAN escreveu:

    O meu amigo Sérgio Ribeiro não está ao corrente doque se tem passado nas assembleias ao falar assim,o presidente no 1º comunicado ( o Senhor por acaso até o tem que eu sei) acusava que tinha sido a oposição que o tinha lançado e que tinha entregue o caso a PJ, na ultima assembleia do ultimo mandato, houve um habitante de S. Mateus que lhe perguntou como estava a situação, o presidente ficou muito erritado e disse " eu ajudei muita gente e eles distribuem cumunicados" e ainda mais nervoso quaze que dizia que foi esse habitante que os lançou dizendo;"houve gente que te viu com os comunicados á beira dos contentores ás 7 horas da manhã" logo esse habitante lhe respondeu "veja lá o que diz senão terá de povar isso" e ele logo respondeu "não estou adizer que foste tu"portanto meu amigo permite-me que te trate assim veja o tipo de homem que ele é, agora que se descobriu que foi ele e os seus amigos, quando voltares eu irei conversar um pouco contigo para desfazer alguns equivocos que tenhas.


    Caro TRUE MAN,

    eu acompanhei toda a pré-campanha e campanha eleitoral das eleições autárquicas.

    Acompanhei o concelho de Famalicão em geral e Oliveira S. Mateus especialmente por acreditar na possibilidade duma alteração do quadro eleitoral como na realidade veio a acontecer.

    Foi pena que o Presidente eleito Carlos Repente não tenha entendido que a maioria absoluta de que agora disfruta a deve ao Adão Coelho o grande ganhador destas eleições. Ou como se diz no Brasil (Aquele que ganhava para o seu senhor)

    O Presidente Carlos Repente não escutou conselhos amigos que lhe diziam para guardar o Adão Coelho, preferiu escutar os correliginários da sua lista e os mandantes que o apoiaram. Cometeu o erro fatal de esquecer que o Adão Coelho conhecia o bom e o mau da gestão da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus e que os acontecimentos da véspera e dia das eleições deixaram marcas más nas relações entre ambos e um "animal" (Ser organizado que tem sensibilidade e movimento próprio) que sofre agravo ou injustiça reage de maneira que não se pode prever.

    Também assisti à última reunião da A. F. eleita para o mandato 2005/2009 e presenciei as cenas de tragicomédia dos comunicados de que efectivamente tenho cópias. Como trnho cópias de outros comunicados não menos trágico-cómicos doutros autores.

    Eu estou de volta em breve e será para mim um prazer falar com o TRUE MAN.

    Um abraço,

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  8. O amigo Sergio deve estar um pouco desactualizado pois os educadores da classe operária já estão todos aposentados excepto um que é Pacheco Pereira mas mesmo esse parece que anda a tirar um novo curso na assembleia da républica o sr Sergio também precisa-va de se actualizar mas o melhor local seria no clube da santana só ai é que teêm pachorra para o aturar

    ResponderEliminar
  9. Sérgio Ribeiro6/1/10 11:00 da tarde

    À atenção do A. M

    Os meus amigos estão dispensados do uso da (sr) segurança rodoviário e os que não me conhecem quando se dirigem a mim usam o Sr..

    Eu leio o P.P., V.M., A.G., etc., etc., etc..
    Tenho contactos políticos e amicais com os educadores da classe operária com quem converso sobre os problemas do país e do mundo e particularmente sobre os que atingem
    a classe operária com a qual me solidarizo.

    Quiçá o A. M tem razão quanto ao facto de eu precisar de me actualizar. Rendevu no clube da santana que parece ser onde o A. M me atura que eu faço a sua reciclagem. (Formação complementar dada para permitir ao A. M adaptar-se melhor ao progresso)

    Cordialmente,

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Sérgio Ribeiro7/1/10 12:27 da manhã

    As perdas da CDU em freguesias como Riba de Ave, Vermoim e Calendário estão ligadas à falta de renovação dos seus quadros e as algumas alianças de que resultaram maiorias contranaturas. Os partidos de direita e os patrões tem o mesmo funcionamento. Usam os eleitos da CDU como uma peça solta duma máquina que tendo deixado de ser necessária deitam fora.

    É preciso e necessário apresentar gente nova a encabeçar as listas da CDU nas eleições autárquicas mas os velhos dinossauros insistem em ser candidatos mesmo sabendo que já estão fora do prazo.

    Estas perdas são um prejuizo grande para as populações das freguesias. É precisa uma reflexão no interior da CDU sem exclusões, para que militantes e amigos com mais ou menos experiência encontrem soluções para o futuro que pode estár próximo em Riba D' Ave e que bom seria não se cometer os mesmos erros.

    Só não se mudam os candidatos que ganham e que aceitam continuar.

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  11. Já muito se comentou e escreveu relativamente a Oliveira S. Mateus, e á aliança "contra-natura" do Adão Coelho, com o Carlos Repente. Não percebi ainda este considerando, e isto porque, quanto mim, o assunto parte de pressupostos errados.
    Na verdade, ao contrário do que é afirmado insistentemente, não existia em Oliveira S. Mateus uma aliança CDU/PSD/CDS. Acontece, que existia uma aliança da lista CDU, com o Carlos Repente (que se dizia Socialista), que concorria numa lista de "independentes", que, acreditem ou não, tinha nas suas fileiras, gente desde o CDS até ao próprio PCP (António Oliveira, militante Comunista)ou seja, uma espécie de PRD dos tempos modernos.
    E essa aliança acontece, porque o Carlos sózinho, não tinha condições de formar um executivo sólido, recorrendo portanto á "muleta" da CDU, para se resguardar de uma qualquer má disposição da A. F., que pudesse fazer caír a junta.
    Agora, orgulhosamente só, com a maioria absolutista conseguida, "descartou" o empecilho chamado Adão Coelho, ganhou tiques de ditador, e, ao contrário daquilo que diz o Sérgio, nunca foi intenção deste senhor, agarrar o Adão, até porque, no próprio dia das eleições, conhecidos os resultados, exclamou: "Graças a Deus, consegui livrar-me desta escumalha!!!", fim de citação. A pergunta que fica no ar é: A escumalha seriam os eleitos CDU? Penso que sim!
    Mas pronto, há mais marés que marinheiros, e o Carlos irá perceber, á sua custa, que afinal a escumalha continua a seu lado. Não deve esquecer, é que, quem semeia ventos, colhe tempestades, logo, não duvide que da parte dos eleitos CDU, terá sempre uma oposição firme e atenta ás suas debelidades na gestão da freguesia. É que agora, não pode contar com a muleta do Adão Coelho.
    F. da Costa

    ResponderEliminar
  12. sr. Manuel Pinto, o qual não tenho qualquer prazer em conhecer.
    Há uma expressão popular que diz "não mamamos todos do mesmo leite..."
    Por favor,
    não misture o Manuel Joaquim com essa "sarrabulhada" de Oliveira São Mateus e de possíveis pretensas candidaturas em 2013 pelo PS.
    Sendo certo que em Arnoso Sta Eulália a CDU já forneceu cabeças de Lista para candidaturas do PS, do PSD e de Lista de Independentes e já houveram actos eleitorais em que o PSD, o MAF e o PS não apresentaram Listas, o Manuel Joaquim sempre concorreu pela APU/CDU mesmo contra a vontade de alguns "donos" da concelhia do PCP.
    Não sei se está recordado daquela vez em que se dizia e escrevia que o Manuel Joaquim era do MAF, e o Secretário Geral do PCP, na altura o Dr. Carlos Carvalhas, acompanhado pelos mais influentes dirigentes do Distrito e de prestigiados militantes do concelho "apadrinhou", no decorrer de um jantar realizado numa unidade hoteleira de Arnoso Santa Eulália, totalmente lotada, a apresentação da candidatura do Manuel Joaquim que encabeçava uma Lista..... da CDU!
    Meu amigo,
    Tenho quase 52 anos de idade e já estou na política há 36 (trinta e seis!)e nunca precisei de "alfaiate". Por isso nada lhe dá o direito e creia que se o conhecesse as coisas talvez não se ficassem só pela escrita, de fazer futurologia sobre o meu posicionamento político em 2013.

    Ao Sr. Sérgio Ribeiro, que não tenho o prazer de conhecer, deixo-lhe aqui o meu reconhecimento pela análise que faz sobre a mentecapta e miserabilista escrita do sr. Manuel Pinto.
    Manuel Joaquim Costa.

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos.
    Penso que a tese em discussão, não merecia os ataques pessoais e até o insulto, dado que, aqui devemos tratar apenas de manifestar a nossa opinião livremente, independentemente de estarmos de acordo ou não, com a opinião de cada qual. Ora, não faz sentido, que só porque alguém manifesta uma ideia diferente da nossa, por muito disparatada que a achemos, passemos de imediato ao insulto, gratuito e grosseiro.
    Pois bem, não sendo, nem querendo ser, advogado de defesa do Sérgio Ribeiro,mas porque conheço perfeitamente o homem, pelo que sei, o seu amor à sua terra (Oliveira S. Mateus), é inquestionável, apesar de não residir cá à uma porrada de anos em virtude dos seus afazeres profissionais. Mas certamente não é por isso, que deixou de sentir e viver o pulsar da sua terra. Todos nós temos conhecimento de conhecidos ou amigos emigrados, que sentem uma profunda amargura e saudade, por estarem longe da sua terra, dos familiares e amigos, e, quanto maior a ausência, maior a saudade. Se querem saber, eu também não concordo, nem um pouco mais ou menos, com a forma pouco ortodoxa, como o Sérgio encara os acontecimentos na política local. Mas, compreendo e aceito, que a ligação de muitos anos aos seus amigos – Carlos Repente e Adão Coelho – não o deixem ver, com o melhor juízo, o verdadeiro “eu” de cada um, julgando por isso, a arvore pela floresta, desculpando até imbecilidades, e jogadas de bastidores.
    Os acontecimentos pré-eleitorais, estou convicto, não foram de forma alguma “arrufos de comadres”, dada a sua preparação e o cariz provocatório dos mesmos, bem como o “timing” (desculpem o inglesismo) escolhido para o seu lançamento.
    Estou plenamente convencido, até que me consigam provar o contrário, que esta acção vergonhosa, foi orquestrada no seguimento daquelas acções nas eleições de há quatro anos atrás, com os resultados que se conhecem para os Socialistas Locais, que não tiveram a capacidade agora demonstrada pela CDU, para se defenderem desses vis ataques e insinuações. Já agora, e voltando ao tempo actual, segundo informações fidedignas, 4 a 5 dias antes das eleições, uma sondagem realizada em Oliveira S. Mateus, dava a maioria relativa aos “Independentes” do Carlos Repente, o 2º lugar á CDU, com três eleitos, e por fim o P. S., com dois eleitos. Perante este cenário, tornou-se claro que o inimigo a abater seria a CDU, criando-se, mesmo que artificialmente, um cenário de vitimação, atirando-se o odioso da questão para cima dos elementos da CDU (puseram a circular na Freguesia, que os comunicados anónimos, foram feitos pelo “Dias”, da lista CDU). Bom, isto não é certamente, uma questão inocente, nem meros “arrufos de campanha”, e muito menos serão “estados de alma”. O objectivo estava traçado, e o "veneno" lançado.
    Quanto ás responsabilidades do Adão Coelho no anterior executivo, nunca ninguém da CDU “sacudiu a água do capote”. È óbvio, que o Adão claramente assume responsabilidades nas acções do executivo anterior. Só que, ao contrário do que é sistematicamente comentado neste blog, as grandes questões levantadas na última A. F., nada têm a ver, com possíveis habilidades ou irregularidades do executivo anterior, mas sim com a projecção das contas para 2010, onde, legitimamente os eleitos CDU, questionaram o actual executivo, para alguma disponibilidade de verbas para obras que eles bem conhecem e entendem que os valores orçamentados no plano de Investimentos de 2010 são exagerados. Ora, aqui neste particular, onde pára a responsabilidade do anterior tesoureiro? Por outro lado, NUNCA a regularidade das contas da junta foram questionadas nesta A. F. pela CDU, ou por outra força politica qualquer.
    Continua
    ....///....

    ResponderEliminar
  14. Continuação....

    As contas relativas ao exercício de 2009, como deveriam saber, irão ser apresentadas em Abril de 2010, de acordo com a legislação em vigor, daí não entender a confusão feita agora, pois o facto da CDU ter estado no anterior executivo, não lhe retira legitimidade para questionar as opções de governação, o plano de actividades e o orçamento para 2010 do actual executivo, ou não será assim? É difícil de entender, porque razão se levanta tanta celeuma à volta da posição dos eleitos CDU!!! Afinal não receberam nas últimas eleições 388 votos para serem abanadores de cabeça do actual executivo.
    Ao Mauel Joaquim, uma palavra de conforto e solidariedade, contudo não classifique os acontecimentos de Oliveira S. Mateus, como "sarrabulhada. Compreendo que não entenda o que se está a passar, logo, aceito, que por desconhecimento de causa assim o tenha adjectivado. Mas, se ler atentamente tudo quanto se tem diti e escrito a este propósito, acredito na sua inteligencia e sensatez, para chegar lá.
    (Este comentário, é uma versão "melhorada" de um outro da minha autoria, escrito no blog "famalicão e politica". Penso que pelo que contem, perdoem-me a imodéstia, era importante transcrevêlo neste blog).
    Um abraço caro Sérgio, do amigo sem-nome

    ResponderEliminar
  15. O meu amigo sem-nome escreveu:


    "Todos nós temos conhecimento de conhecidos ou amigos emigrados, que sentem uma profunda amargura e saudade, por estarem longe da sua terra" a melancolia não é um sentimento que me atormente meu caro.

    "eu também não concordo, nem um pouco mais ou menos, com a forma pouco ortodoxa, como o Sérgio encara os acontecimentos na política local. Mas, compreendo e aceito, que a ligação de muitos anos aos seus amigos – Carlos Repente e Adão Coelho – não o deixem ver, com o melhor juízo, o verdadeiro “eu” de cada um, julgando por isso, a arvore pela floresta, desculpando até imbecilidades, e jogadas de bastidores." meu caro eu sei que as arvores não crescem nas fotografias e se desculpei "imbecelidades" aos meus amigos Carlos Repente e Adão Coelho, foi porque os problemas de Oliveira S. Mateus e da sua população estão em primeiro lugar. Assim não o entenderam eles e, por isso, estamos agora a discutir o que alguns sabiam e o mais que ainda vai ter de se discutir. Eu pela minha parte reservo-me o direito de o fazer porque não me conformo com declarações de que "eles tem mau perder". Não se pode ganhar de qualquer maneira e muito menos á custa do trabalho efectuado pelo Adão Coelho e deitar fora depos de usar este.

    Quanto aos "acontecimentos pré-eleitorais" e "a sua preparação" prefiro pensar que ninguém se limpa com as mãos sujas. Como não acredito que o meu amigo Dias tenha algma coisa a ver com os comunicados. O Dias assina por baixo o que escreve e é frontal no que diz.

    Quanto ás contas de 2009, vão ser esmiuçadas em Abril próximo. Até lá muita tinta vai correr.

    Um abraço,

    Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar