quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Lutar contra as injustiças - exigir uma vida melhor"

O PCP está a promover uma iniciativa junto das populações e dos trabalhadores, sob o lema "Lutar contra as injustiças - exigir uma vida melhor". Esta iniciativa decorre até Março, mas já está no terreno. A acção envolve várias iniciativas e pretende "denunciar as injustiças sociais e apresentar propostas para combater a crise e promover uma vida melhor". Em Famalicão, a campanha arrancou hoje, com contactos na feira semanal e nas empresas TMG e Mabor. Segundo os comunistas, há mais de 52.000 inscritos nos centros de emprego, mas estimam que o número real seja de 60.000 desempregados. Nestes, 6.200 são jovens à procura de emprego e há 21.000 desempregados há mais de um ano. Sílvio Sousa, dirigente do PCP famalicense, afirmou que Braga é o terceiro distrito com maior número de falências, representando 15,6% do total de falências do país, acrescentando que Famalicão não foge à regra, dando como exemplos os encerramentos da Pinkdrops, em Oliveira Santa Maria, a 11 de Janeiro e com 60 trabalhadores; a Ponto 100, em Joane, com 20 trabalhadores; a ex-Filda, em Riba de Ave, com 52 trabalhadores; a Eli C, em Bairro, com 30 trabalhadores, todas elas do sector têxtil, havendo outros sectores com situações idênticas. Segundo o líder comunista famalicense, com estas situações e os salários baixos que continuam a ser praticados, regista-se um aumento da pobreza no distrito e, simultâneamente, dificuldades em muitas pequenas e médias empresas, a braços com elevados custos de crédito, da energia, das comunicações e das matérias-primas. Integradas nesta acção, estão anunciadas diversas iniciativas, que o PCP espera sirvam o esclarecimento das populações e dos trabalhadores e denunciem as injustiças sociais. Fonte: Opinião Pública

13 comentários:

  1. O "big boss" BS não estaria na mesa ou não coube na fotografia? Deve ter ficado cá uma raiva!

    ResponderEliminar
  2. O BE "monta a tenda" na Praça D. Maria para recolha de assinaturas contra o Desemprego, o PCP, a julgar pela foto, dá uma conferência de imprensa ali para os lados do campo da feira (mas dentro de casa)!
    Será porque já sentem os calcanhares a serem mordidos? Não era costume usar a comunicação social a não ser perto de actos eleitorais.
    Também parece que em Famalicão se está a ficar com um "pêcêpêzinho"... Não é que para esta conferência tiveram que vir duas pessoas de Guimarães, uma partidáriamente ligada à organização e outra lá residente. Será que o PCP de Famalicão já não tem famalicenses? Onde pára o cabeça de Lista à Câmara e os outros " concelheiros"?
    Se já não estivesse há muito, era caso para dizer: "a coisa aqui está preta"...

    ResponderEliminar
  3. O PCP ao mencionar a Filda como uma das empresas que faliram, e que assim contribuem para o desemprego, está a mentir de facto a filda foi declarada falida, mas só foram para o desemprego os trabalhadores que quiseram, pois a empresa para quem os trabalhadores da filda trabalhavam, admitiu-os a todos, só foi despedido quem quiz, e como para o pcp quanto pior melhor até o dirigente sindical, e militante do pcp aceitou ser despedido. É por estas e outras mentiras que o pcp cada vez está mais desacreditado, na politica não vale tudo vamos ser sérios. Sei do que falo pois sou trabalhador na Filda.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de ver um esclarecimento do PCP ao comentário 2:24,de "anónimo", para clarificação da questão levantada nas declarações aludidas no tema. Fica-se a aguardar...

    ResponderEliminar
  5. a ver se a gente se entende!,
    (ou se o amigo entende!!?)
    o comentário das 2.24, enferma de vários erros e detorpações, quer chegar a algum lado, mas não é de certeza ao esclarecimento da coisa...
    por partes:
    diz assim "de facto a filda foi declarada falida, mas só foram para o desemprego os trabalhadores que quiseram,... só foi despedido quem quis".

    1º- se a filda faliu, logo os trabalhadores DA FILDA foram despedidos! não escolheram, deixaram de ser trabalhadores da FILDA! CERTO!? se logo a seguir conseguiram colocação numa outra empresa, OPTIMO!

    um outro erro grave!
    quando diz "...pois a empresa para quem os trabalhadores da Filda trabalhavam, admitiu-os a todos"
    caro amigo, ex-trabalhador da filda, os trabalhadores da filda, como é bom de perceber TRABALHAVAM PARA A FILDA, e não para outra a empresa que a seguir os contratou,senão não se dizia que eram trabalhadores da filda mas sim da outra empresa!, quando muito, a filda trabalhava para essa outra empresa! o que não é a mesma coisa. eu não conheco todos os contornos do caso, e já agora pergunto eu, os trabalhadores receberam da filda tudo a que tinham direito? ou essa outra empresa assumiu os EX-trabalhadores com os creditos, antiguidade, etc a que cada um tem direito, ou começou a contar do zero? foram admitidos a termo ou com contrato a prazo?

    ResponderEliminar
  6. para o comentário das 9.34

    que pena não aproveite o momento para comentar o assunto em si, os problemas referidos, quem sabe até dar uma ajuda na actualização dos dados e dar a conhecer a situação de outros trabalhadores nas mesmas condições e que não foram por lapso ou desconhecimento referidos, e se entretenha com questões laterais!
    mas já agora dou-lhe uma ajuda!
    nenhum dos dois veio de Guimarães para a conferencia, "um" é natural e residente em Famalicão, membro da concelhia de VNF do PCP e um dos eleitos da CDU na Assembleia Municipal (não sabe isso?), e o "outro" sendo natural de Guimarães, não reside em Guimarães, é membro dos organismos distritais do PCP, e entre outras, com tarefas no concelho de VNF, onde pode ser visto diariamente. precisa actualizar as suas fontes! mas espero ter contribuído para que hoje durma mais feliz, por saber duas coisas novas! eu sou assim quando aprendo alguma coisa nova fico feliz!
    Não que a mim me interesse absolutamente nada, mas será que essa sua curiosidade se estende aos quadros e dirigentes dos outros partidos, onde moram, onde trabalham? hum... e em que medida isso contribui para a sua felicidade? será um fetiche seu? agora fiquei a pensar...
    Quanto ao comentário sobre o BE, fique descansado, que o PCP também está! a nossa luta e objectivos são outros!

    ResponderEliminar
  7. O primeiro comentário é absolutamente esclarecedor....
    Será que os companheiros do BE acreditam que antes deles não se fazia politica?
    E o PCP so aparece na Comunicação social em periodos eleitorais, essa é boa, o companheiro anda muito distraido, faça uma pesquisa na net e será esclarecido.

    Por fim, haja paciência... os dois caramelos da foto, já apareceram em mais de meia duzia de conferencias de imprensa so nos ultimos dois anos... obviamente que quando alguns veem pcp escrito no jornal, passam logo para a pagina seguinte, para não correrem o risco de serem contaminados pelo papão vermelho.

    ResponderEliminar
  8. Aí está o acordo da CDU com o PSD. Vem nos semanários famalicenses de hoje. É uma frustração. A própria CDU tinha dito há tempos que ou três partidos na Junta ou o PSD que assumisse a responsabilidade. Afinal, é ela própria a quebrar o compromisso ou o acordo de cavalheiros. Quem interesse tem a CDU, politicamente, em juntar-se ao PSD neste negócio? Ou não será interesse político? Certo é que não vai ficar bem no retrato. As vozes já se ouvem. Os argumentos vindos a lume não colam. Só os anjinhos podem acreditar neles. E trata-se de um acordo de projectos e objectivos ou é meramente uma questão de engenharia dos lugares? O PSD cedeu alguma coisa no plano da gestão estratégica da Junta ou cedeu apenas lugares(com salários), mantendo todo o seu programa? Vai a CDU viabilizar as deliberações do presidente(que afinal é quem manda tudo)ou vai opor-se a algumas, criando mais tarde um problema como o de agora? Qual pode ser o interesse do PSD em governar com a CDU em Riba de Ave, quando a "sacode" em S.Mateus, Calendário e outras freguesias? E, finalmente, quem decidiu em última instância este acordo com o PSD, que tudo leva a crer é um erro que a CDU vai pagar caro?

    ResponderEliminar
  9. Que pena o "Fugitivo" já não funcionar. Este acontecimento "histórico" de dar a mão ao PSD era digno de uma jantarada...

    ResponderEliminar
  10. caro Moreira,

    Os eleitos da CDU concordaram com a ideia de formação tripartida do executivo tendo em conta os resultados eleitorais. não havendo abertura da coligação que GANHOU as eleições para tal cenário, dois cenarios se abriam. 1º gerar outras soluções para a instalação do orgão e 2º esgotadas essas soluções, e percorrido o caminho necessário (que é longo) ir a novas eleições.

    se as conversas com a CDU não deram mais cedo resultado, deveram-se a um processo negocial truncado que levou a que o presidente avançasse com a proposta na Ass. Ferg. sem uma verdadeira e previa negociação dos termos e condições da participação da CDU no executivo. e que foi merecendo o voto contra da CDU, até que se estabeleceu um verdadeiro processo de auscultação e negociação. a CDU não vai ocupar lugares só porque sim! a CDU não faz negocios!! A CDU é uma força politica responsavel, que é poder em dezenas de concelhos e centenas de freguesias por esse Portugal fora, e sabe pôr á frente dos interesses e estratejias partidárias o superior interesse da população. a não haver solução, ía-se arrastar por meses ou anos, hipotéticamente até ás proximas eleições uma governação por duodecimos, com tudo que daí decorre de prejuizo efectivo no dia a dia dos Ribadavense. e com a oposição a ser diáriamente atacada de ser a responsável.

    2º essa ideia peregrina que só com eleições antecipadas se resolve a questão, é MENTIRA! não é esse o enquadramento legal da coisa! o caminho a fazer para lá chegar seria longo, penoso e com serios prejuizos para a população. os eleitos, são eleitos para trabalhar, e devem trabalhar respeitando os eleitores e as suas escolhas, e não andar a brincar (á americana) ás eleições até elas darem o resultado que mais gostariamos.

    e se houvesse eleições antecipadas e os Ribadavenses dessem uma maioria absuluta ao PSD/CDS, repetiamos novamente as eleições? quantas eleições seriam necessárias para aceitarmos os resultados? ou partiamos para luta armada e a tomada do poder pela força?

    quanto ao cenário glorioso, que alguns pintam, de eleições antecipadas com apresentação de uma lista unida "das esquerdas" já atrás lançei o desafio: ao longo destes 3 meses qual ou quais desses partidos avançaram efectivamente com essa proposta? deram um passo e que passo no sentido de verificar se isso era possivel? disse-o e repito: com muito respeito por este blog e pelo seu autor, com todo o respeito por todos, não é aqui, nem em conversas de café que se geram entendimentos e compromissos dessa natureza. posso-lhe confirmar de fonte fidedigna que á direção concelhia, regional e nacional do PCP,não chegou nenhum pedido de encontro para abordar tal matéria ou proposta. não queira por isso acusar a CDU daquilo a que é completamente alheia.

    A CDU, não foi corrida de outras freg. como diz, seja sério, o que se passou e você sabe,ou devia saber, senão fica agora a saber, é que nessas freg. a força que ganhou teve maioria absuluta e entendeu (por ter mandatos suficiente) não convidar outras forças a partilhar o executivo. quer um ex.: a CDU ganhou novamente em Pevidem, nos mandatos anteriores governou sozinha, este mandato como não alcançou a maioria negociou com as oposições e chegou a entendimento com o PS. é o pluralismo a funcionar! mas isto serve para o actual mandato, não é para toda a vida, nas proximas eleições, vamos qual os resultados, da necessidade de estabelecer conversas com outras forças politicas, e quais, e logo se vê que executivo se vai formar!
    Era bom que conhece-se tb o comportamento dos eleitos do PS e do BE noutras juntas (salvo honrosas excepções), nomeadamente onde a CDU ganha as eleições, e a sua disponibilidade para unir "as esquerdas"!??

    Pense nisso....

    ResponderEliminar
  11. No Cidade hoje desta semana o Miguel Lopes diz que com esta coligação,PSD/CDU os interesses de Riba de Ave ficam mais bem defendidos,então o PSD não fica em maioria na junta, para fazer o que quizer.
    Este acordo PSD/CDU nada tem haver com os interesses da população, tem haver com o interesse de uma pessoa e essa chamasse Miguel Lopes, é que está cá uma crise !!!! e dinheiro precisa-se.

    ResponderEliminar
  12. Não existir entendimento em riba d'ave era um erro que os ribadavenses iam pagar caro.
    Mas pelos vistos há quem ache que não...

    volto a questionar, para além das criticas que solução apresentam?
    Pois claro, nenhuma...

    ResponderEliminar