quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O APOCALIPSE

Um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter atingiu o Haiti. O epicentro do terramoto registou-se em Pentionville, a 15 kms. da capital, Port-au-Prince. Segundo as notícias, é uma catástrofe que provocou milhares de vítimas.
Deus morreu!

2 comentários:

  1. A pobreza do Haiti - tal como a de outros países pobres atingidos por desastres naturais -deixa o seu povo totalmente exposto à devastação que se abateu sobre ele. O país tem sido mantido subdesenvolvido por décadas de interferência política e económica dos Estados Unidos, a fim de assegurar que esta antiga colónia de escravos continue a servir como fonte barata de exportações agrícolas para a América e como fonte de trabalho semi-escravo para corporações americanas que fabricam têxteis e outros bens de consumo. Enquanto Washington gasta US$ 1.000 mil milhões em guerras alegadamente para combater a ameaça do terrorismo, os pobres do Haiti mostram-nos uma sóbria perspectiva do que é uma ameaça real. Vivemos num mundo físico onde inundações, tsunamis, terramotos acontecem. Estes desastres ceifam muito mais vidas do que as ameaças que obcecam os EUA e com as quais gastam milhões. Pode-se imaginar quantas vidas poderiam ter sido salvas no terramoto do Haiti se uma fracção do dinheiro dissipado em guerras inúteis e injustas houvesse sido dirigido ao desenvolvimento económico e social daquele país?

    ResponderEliminar
  2. O Haiti tem uma história prolongada de intervenção militar e ocupação pelos EUA que remonta ao princípio do século XX. O intervencionismo estado-unidense contribuiu para a destruição da economia nacional do Haiti e para o empobrecimento da sua população. O terramoto devastador é apresentado à opinião pública mundial como a causa única da situação do país - um país que foi destruido, cuja infraestrutura foi demolida. O seu povo precipitado na pobreza abissal e no desespero. Na história do Haiti, o seu passado colonial foi apagado. Os militares estado-unidenses vieram em resgate de um país empobrecido. Qual o seu mandato? Trata-se de uma operação humanitária ou de uma invasão?

    ResponderEliminar