quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Eleições Legislativas e Autárquicas


As próximas eleições legislativas e autárquicas passaram a dominar as atenções dos portugueses e o espaço noticioso dos media. Este blogue nasceu para relatar eventos, debater ideias, comentar acontecimentos. Ora, as eleições são acontecimentos políticos da maior relevância, envolvendo interesses essenciais para todos os cidadãos, na sua pluralidade. Assumimo-nos como espaço de liberdade e diversidade, para o debate das propostas que vão ser apresentadas pelas várias candidaturas que se apresentam ao sufrágio dos eleitores nos dois actos eleitorais. Assim será. Este blogue abre as suas portas à crítica política, ao debate das ideias, à apresentação de propostas. Publicaremos as notícias que nos for possível colher sobre as campanhas eleitorais e aquelas que responsavelmente nos forem remetidas para publicação. Os limites são aqueles que definimos no estatuto da criação do blogue, ou seja, o respeito, a tolerância e a civilidade. Temos muitos limites no nosso trabalho. A divulgação de eventos, de opiniões, de propostas dependerá em grande parte dos materiais que nos forem enviados. Todos os temas editados poderão ser comentados no espaço próprio. Esperamos ser possível darmos um contributo interessante às batalhas eleitorais, mas não temos dúvidas de que o seu maior interesse dependerá da participação dos eleitores, independentemente das ideias que perfilhem. Uma última nota para dizer que não nos dispensamos de expressar as nossas próprias opiniões, que aliás são conhecidas públicamente. Temos uma cultura democrática, de esquerda e socialista, baseada nos princípios da justiça social e da igualdade de direitos. Achamos que o PS de Sócrates se tem apropriado do Estado para servir interesses que não são os do povo português, e que ao fim destes mais de quatro anos de governação contra as pessoas, o país está mais periférico, mais empobrecido. Na nossa opinião, que não deixaremos de expressar, procuraremos defender uma alternativa efectiva a esta política, levar a que os leitores deste blogue optem no dia 27 por uma maneira diferente de encarar a política e a cidadania. Já quanto às eleições autárquicas, a realizar em 11 de Outubro, o voto é um tanto diferente. Não sendo subestimáveis os valores já referidos para as legislativas, não deixará de pesar a confiança nos autarcas propostos, nas linhas de acção que se propõem accionar para o desenvolvimento local. Nestas eleições, o conhecimento de proximidade das populações dá-lhes uma maior segurança no voto. O nosso apelo final vai para a participação dos eleitores no debate que abrimos a partir de hoje, para valorizarmos as eleições e optarmos por políticas que verdadeiramente sirvam os interesses do povo português.

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo com o autor do blog, considero que o país entrou num momento crucial da discussão política e ideológica. Os "tempos" eleitorais que se avizinham devem constituir-se como espaços abertos para o debate de ideias e para a apresentação de propostas, de forma séria e capazes de motivar os portugueses para a participação nas questões de cidadania. Debater os problemas do país(hoje,mais do que nunca,avassaladoramente sérios) e dar o contributo para a mudança através do voto são direitos que resultam da Revolução de Abril. Mas estes direitos estão indubitavelmente associados ao dever de participação na "res publica", fundamentalmente neste momento de crise que o país atravessa, assolado por uma taxa de desemprego nunca atingida desde o 25 de Abril, por níveis de confiança degradadíssimos... um país triste, "machucado", de cabeça caída. Um país que se sente enganado por um partido/governo maioritário que não cumpriu praticamente nenhuma das promessas feitas em campanha eleitoral. Por isso,e acompanhando o autor do blog, faço daqui um apelo à participação activa dos eleitores, estando certa de que, após todos estes anos de governos PS/PSD/CDS ao serviço dos grandes interesses económicos, saberão escolher e dar oportunidade aos partidos de esquerda que verdadeiramente se empenham na defesa dos interesses dos trabalhadores e do país.

    ResponderEliminar
  2. Oh, cunha: não esperes grande participação. Com os "políticos" que andam por aí, cada um a tentar um "arranjinho" junto deste ou daquele lado, isto não vai a lado nenhum... Por mim, agora só resta o Mota. Vou votar nele, esperando que seja a aposta certa neste momento. Mas continua, porque ao menos tenho o teu blogue para ver à noite...

    ResponderEliminar