domingo, 6 de setembro de 2009

Existe uma alternativa ao capitalismo, disse Jerónimo de Sousa ao encerrar esta tarde a "Festa do Avante"


Acusando o PS de estar a chantagiar com o "voto útil", depois de ter realizado a política de direita mais afrontosa dos direitos e interesses dos trabalhadores, que levou às maiores manifestações de protesto a que o país tem assistido desde a revolução de Abril, Jerónimo de Sousa proferiu um vigoroso discurso esta tarde, no encerramento da "Festa do Avante", de que extraímos as seguintes afirmações: "estamos perante importantes batalhas para possibilitar aos trabalhadores e ao nosso povo uma vida melhor. O Mundo está a assistir ao desenvolvimento de uma profunda crise do capitalismo, a uma manifestação clara dos limites e das insanáveis contradições do sistema capitalista. Uma crise que em Portugal se faz sentir de uma forma particular em resultado de 33 anos de políticas de direita praticadas exactamente por aqueles que idolatram o sistema que está no cerne da crise internacional. Ou não fossem os dogmas do Estado mínimo, da financeirização da economia, das políticas de baixos salários e de restrição de direitos, os mesmos dogmas que presidiram à actuação dos governos de maioria PS ou PSD. Uma crise que como a realidade está a demonstrar arrasta consigo outros perigos como os ataques à democracia, a reabilitação de forças racistas e xenófobas e o desenvolvimento do militarismo e da guerra. Mas hoje existe uma real alternativa ao capitalismo. Uma alternativa nascida da vontade dos povos. Uma alternativa que garante o desenvolvimento, a justiça e a solidariedade. Uma alternativa que se construirá com o povo e para o povo: o socialismo! Vamos saír daqui, tendo por diante as decisivas batalhas eleitorais de 27 de Setembro e 11 de Outubro. O empenhamento imediato é para essas batalhas eleitorais, mas o nosso olhar alcança mais longe, mesmo sabendo que há mais caminho para além da linha do horizonte. Daqui da Atalaia desta Festa, deste espaço de alegria, fraternidade e determinação, reafirmamos aos trabalhadores, à juventude, ao povo do nosso país que podem contar connosco, que podem contar com o Partido Comunista Português, hoje e sempre por uma vida melhor e por uma sociedade mais justa, hoje e sempre pela liberdade, a democracia e o socialismo".

Fonte: Excertos do discurso de Jerónimo de Sousa, no encerramento, esta tarde, da "Festa do Avante"

2 comentários:

  1. Este discurso é do Jerónimo de Sousa sem gravata, e assim é que deve dizer as coisas. É preciso falar alto ao PS e PSD, pois é devido a eles que estamos todos a passar pelas dificuldades que sentimos no dia-a-dia. Só há apoios para os grandes capitalistas, enquanto para os trabalhadores e as pequenas empresas e comerciantes não há dinheiro. Vamos é mudar isto no dia 27.

    ResponderEliminar
  2. O comentário do "ramos" confirma o que eu tenho vindo a constatar: a dualidade discursiva do Jerónimo de Sousa de gravata e sem gravata. Se ele se conseguir fixar e fixar o PCP no discurso com gravata podemos ver a CDU a crescer.

    Reboredo

    ResponderEliminar